Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sobremesas ao gosto dos brasileiros

Sobremesas ao gosto dos brasileiros

Se você está no ramo de alimentação, certamente oferece sobremesas para seus consumidores. Então, esta informação poderá ajudá-lo na definição de um cardápio bem ao gosto dos brasileiros: uma pesquisa da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), em 2010, mapeou o perfil de consumo de sobremesas do brasileiro.

Cerca de 70% não abre mão dos doces depois das principais refeições. As frutas lideram o ranking nacional com 26% da preferência e no segundo lugar está o chocolate, com 13%.

A pesquisa revela algumas peculiaridades regionais. Em Santa Catarina é mais comum comer chocolate do que frutas. Em Minas Gerais uma em cada cinco pessoas tem o hábito de comer doce de leite após uma das refeições. O clima quente do cerrado estimula os goianos a registrarem o maior índice de consumo de sorvetes (quase 20%), e a abundância de opções ajuda 42% dos maranhenses a consumir frutas – maior média nacional. A fruta é a sobremesa mais consumida no Ceará, Distrito Federal e São Paulo.

Os biomas brasileiros possuem extensa variedade de frutas nativas, os quais oferecem infinitas possibilidades criativas à gastronomia. Com isso, eles se transformam em oportunidades de negócios locais que devem ser vistos com entusiasmo e certeza de que o sucesso nesse mercado é possível.

O momento se demonstra promissor para o segmento, visto que a Copa do Mundo FIFA 2014 terá um tratamento muito especial para as culinárias regionais. Na alta gastronomia já é comum que as delícias dos biomas brasileiros sejam prestigiadas: um exemplo está em “desbravadores do cerrado”, da revista Chef. O dinamarquês Simon Lau Cederholm adoça suas sobremesas com açúcar de Goiás Velho perfumado com baunilha selvagem que ele planta na horta de seu próprio restaurante. No cardápio, cajuzinho do mato – sorvete com compota, adornado com suspiros, farofa de castanha e pétalas comestíveis.

Unindo preferências

Frutas e chocolate_Tab

Um estudo da Target Group Index, do IBOPE Media, realizado em 2012, mostrou o percentual de consumo de chocolates no Brasil. O levantamento ouviu 20.736 pessoas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste. Veja a tabela.

O Sebrae, que atua em mais de 50 projetos envolvendo a fruticultura brasileira, juntou as preferências brasileiras em um publicação Chocolate com Frutas Brasileiras para inspirar chefs e empresários. Nela, as frutas de cada bioma nacional estão em receitas como as trufas de chocolate branco com ganash de pequi e a tartelete de brigadeiro de jatobá.

Acesse a publicação no link http://www.sebrae.com.br/setor/fruticultura – Chocolate gourmet – um caminho a percorrer.

 

Frutas e chocolate_Liv

 

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade.
Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas?
Acesse:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados