Se você está no ramo de alimentação, certamente oferece sobremesas para seus consumidores. Então, esta informação poderá ajudá-lo na definição de um cardápio bem ao gosto dos brasileiros: uma pesquisa da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), em 2010, mapeou o perfil de consumo de sobremesas do brasileiro.
Cerca de 70% não abre mão dos doces depois das principais refeições. As frutas lideram o ranking nacional com 26% da preferência e no segundo lugar está o chocolate, com 13%.
A pesquisa revela algumas peculiaridades regionais. Em Santa Catarina é mais comum comer chocolate do que frutas. Em Minas Gerais uma em cada cinco pessoas tem o hábito de comer doce de leite após uma das refeições. O clima quente do cerrado estimula os goianos a registrarem o maior índice de consumo de sorvetes (quase 20%), e a abundância de opções ajuda 42% dos maranhenses a consumir frutas – maior média nacional. A fruta é a sobremesa mais consumida no Ceará, Distrito Federal e São Paulo.
Os biomas brasileiros possuem extensa variedade de frutas nativas, os quais oferecem infinitas possibilidades criativas à gastronomia. Com isso, eles se transformam em oportunidades de negócios locais que devem ser vistos com entusiasmo e certeza de que o sucesso nesse mercado é possível.
O momento se demonstra promissor para o segmento, visto que a Copa do Mundo FIFA 2014 terá um tratamento muito especial para as culinárias regionais. Na alta gastronomia já é comum que as delícias dos biomas brasileiros sejam prestigiadas: um exemplo está em “desbravadores do cerrado”, da revista Chef. O dinamarquês Simon Lau Cederholm adoça suas sobremesas com açúcar de Goiás Velho perfumado com baunilha selvagem que ele planta na horta de seu próprio restaurante. No cardápio, cajuzinho do mato – sorvete com compota, adornado com suspiros, farofa de castanha e pétalas comestíveis.
Unindo preferências
Um estudo da Target Group Index, do IBOPE Media, realizado em 2012, mostrou o percentual de consumo de chocolates no Brasil. O levantamento ouviu 20.736 pessoas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste. Veja a tabela.
O Sebrae, que atua em mais de 50 projetos envolvendo a fruticultura brasileira, juntou as preferências brasileiras em um publicação Chocolate com Frutas Brasileiras para inspirar chefs e empresários. Nela, as frutas de cada bioma nacional estão em receitas como as trufas de chocolate branco com ganash de pequi e a tartelete de brigadeiro de jatobá.
Acesse a publicação no link http://www.sebrae.com.br/setor/fruticultura – Chocolate gourmet – um caminho a percorrer.