A Pesquisa sobre Oportunidades no Fornecimento de Produtos do Agronegócio no Segmento de Refeições Fora do Lar, já mencionada aqui no blog, também quis saber qual é o perfil das compras dos bares e restaurantes com relação às bebidas.
Com as bebidas divididas em cinco categorias (cachaça; vinhos e espumantes; licores; sucos e concentrados; leite e derivados), o levantamento mais uma vez constatou a preferência dos estabelecimentos que servem refeições por adquirir os produtos de que necessitam nos atacadistas, com destaque para os leites e derivados (62,2%) e sucos e concentrados (65,5%).
É interessante notar que leites e derivados têm um bom quantitativo de compras direto com o produtor. O que se percebe é que há a garantia de que encontrará o produto, embora preço e qualidade sejam itens que devam ser melhorados.
Com relação à cachaça, o estudo constatou que nas compras em lojas especializadas ou direto do produtor as oportunidades estão nos quesitos preço e variedade. Já o diferencial competitivo está na qualidade.
O levantamento foi realizado pelo Sebrae Nacional, com apoio da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), e identificou oportunidades no fornecimento de produtos do agronegócio no segmento de refeições fora do lar.
O estudo foi realizado com base em uma amostra de 336 estabelecimentos espalhados em todos os Estados brasileiros, sendo: restaurantes (64,6%), bares (23,2%) e padarias, sorveterias, lanchonetes etc (12,2%).