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Dicas de como abrir um restaurante

Dicas de como abrir um restaurante

Possuir e operar um restaurante é o emprego dos sonhos para muitos aspirantes a empreendedores. É um sonho que pode ter sido suspenso, pois a pandemia obrigou os restaurantes a suspender as refeições em ambientes fechados ou mesmo a fechar as portas permanentemente. Os efeitos do coronavírus ainda são sentidos por proprietários de restaurantes em todo o país, enquanto a indústria luta para se corrigir. Para enfrentar a crise, o panorama do serviço de alimentação adotou novas tendências de restaurantes e fontes de receita diversificadas para enfrentar o desafio atual. Muitos acreditam que a propriedade de um restaurante ainda está ao nosso alcance, e criamos uma lista de verificação de abertura de restaurante para você começar.

Como abrir um restaurante

Abrir um restaurante requer um planejamento cuidadoso e é um feito mais administrável quando dividido em etapas. Se você está curioso para saber como abrir um restaurante, criamos um guia de 11 etapas para orientá-lo durante o processo.

1. Escolha um conceito e marca de restaurante

Se você tem sonhado em abrir seu próprio restaurante, provavelmente pensou muito sobre o conceito de seu restaurante. Escolher o conceito do seu negócio é a parte divertida do processo de planejamento do restaurante, quando você consegue dar asas à imaginação. Seu conceito deve incluir o tipo de restaurante que você deseja abrir, o estilo de cozinha que servirá e o estilo de serviço que usará. O interior do seu restaurante também deve estar de acordo com o seu conceito. Aqui estão alguns exemplos de conceitos de restaurante para despertar sua criatividade:

  • Um conceito de cozinha fantasma que serve comida caseira vegana apenas para entrega
  • Restaurante casual rápido especializado em taças de ramen
  • Restaurante fino de menu tradicional francês

A marca do seu restaurante é mais específica e pode ser vista como a maneira que você escolhe para comunicar sua missão e identidade ao público. O nome do restaurante , o logotipo, o design do menu e a mercadoria devem apresentar uma imagem coesa de sua marca. Os canais de publicidade que você usa também devem depender muito da identidade de sua marca para influenciar o estilo e o método.

Demográfico Alvo

Se você já tem um local em mente para o seu negócio, a demografia da área deve ser usada para moldar o seu conceito. Se você está começando com o conceito primeiro, deve escolher um local com um grupo demográfico que possa suportá-lo.

2. Crie o seu menu

Elaborar seu menu é a próxima etapa criativa no processo de abertura de seu restaurante. Escolher quais itens do menu apresentado deve ser agradável para qualquer amante da comida, mas tome suas decisões com cuidado. Seu menu ditará o tipo de equipamento de que você precisa, as habilidades que você deve procurar em sua equipe e o tipo de público que você espera atrair. Por exemplo, se você imaginar um cardápio de sobremesas repleto de doces franceses delicados, precisará de um chef pasteleiro e dos suprimentos correspondentes. Se você gosta de pizza, precisará de misturadores, revisores e chefs experientes que saibam como manusear a massa de pizza.

Considere também o seu grupo demográfico. Se você consegue um ótimo negócio com o aluguel de um espaço em uma cidade universitária, o menu do seu restaurante deve ser adaptado para clientes em idade universitária. Mas se você não ceder em seu sonho de criar um menu sofisticado, você deve escolher um local onde a renda pessoal média possa suportar preços mais elevados. Quando você finalizar suas escolhas de menu, use nosso guia de design de menu e nosso recurso de precificação de um menu para criar um menu atraente e lucrativo.

3. Escreva um plano de negócios do restaurante

Abrir um restaurante, como qualquer novo negócio, requer um plano de negócios sólido. Essa é a etapa que pode se tornar uma pedra de tropeço para quem não está familiarizado com planos de negócios e como eles são redigidos. Os planos de negócios de restaurantes são divididos em seções que descrevem todos os aspectos de seu novo negócio, desde o conceito de restaurante até suas finanças. O objetivo do plano é ajudá-lo a dar mais detalhes aos detalhes e resumir seu negócio a investidores em potencial. Quando você pede empréstimos para um restaurante, o plano de negócios do restaurante serve como prova de que seu empreendimento terá sucesso.

Abaixo estão os principais componentes de um plano de negócios de restaurante:

  1. Resumo executivo – esta é a primeira seção do seu plano de negócios, mas é útil escrevê-la por último e torná-la um resumo das outras seções já concluídas.
  2. Visão geral e descrição da empresa – Use esta seção para escrever uma visão geral da empresa mais detalhada do que aquela que você incluiu no resumo executivo.
  3. Conceito e menu – nesta seção, descreve todos os detalhes do conceito e menu do seu restaurante.
  4. Estrutura de gerenciamento e propriedade – Descreva sua estrutura de gerenciamento e propriedade. É útil usar gráficos como auxílio visual.
  5. Funcionários e necessidades de pessoal – É fácil subestimar o número de funcionários que você precisa. Ao colocá-lo no papel, você terá uma visão mais realista de quantos funcionários precisará contratar para operar seu negócio.
  6. Análise de marketing e concorrência – esta seção do seu plano de negócios requer uma pesquisa cuidadosa. Você precisará fornecer uma análise dos dados demográficos e da concorrência para o local escolhido.
  7. Estratégias de publicidade e marketing – Use a análise de marketing que você concluiu na etapa anterior para escolher as estratégias de marketing certas.
  8. Projeção Financeira e Resumo – Quando se trata de obter financiamento para seu novo restaurante, esta seção é a mais importante. Use-o para fornecer uma previsão de vendas e análise de ponto de equilíbrio .

4. Obtenha financiamento do restaurante

A próxima etapa necessária para iniciar seu novo restaurante é obter financiamento. A maioria de nós não tem capital suficiente para cobrir o custo de abertura de um restaurante sem assistência financeira. Assegurar financiamento de fontes externas determinará se você pode tornar seu sonho de ser proprietário de um restaurante uma realidade.

Comece estimando os custos totais de inicialização do restaurante junto com o custo necessário para as operações diárias. Use essas informações para criar um orçamento e prever o custo total de funcionamento do seu restaurante para o próximo ano.

Com o orçamento do seu restaurante em mãos, compare o custo total com o montante de capital disponível para determinar quanto financiamento você precisará. Lembre-se de incluir os custos de licenças, equipamentos, reparos em edifícios e salários de funcionários. Aqui estão algumas maneiras de garantir financiamento para seu novo restaurante:

  • Empréstimo Comercial Tradicional – Esse tipo de empréstimo é adquirido diretamente por meio de um banco. Normalmente, você verá taxas de juros mais baixas e acesso a montantes mais elevados de capital com um empréstimo comercial tradicional. No entanto, a garantia é necessária e você deve ter uma pontuação de crédito alta.
  • Linha de crédito comercial – semelhante a um cartão de crédito, você pode obter aprovação para um valor máximo de crédito. Os juros só se acumulam à medida que você usa o dinheiro, embora os padrões de empréstimo sejam mais elevados e você não consiga tomar emprestado tanto dinheiro quanto poderia com outros tipos de empréstimos.
  • Empréstimo para pequenas empresas – embora você possa obter um empréstimo para pequenas empresas diretamente de um banco, muitos bancos têm parceria com o SEBRAE. A garantia é necessária e pode levar algum tempo para ser aprovada.
  • Investidores – entre em contato com sua rede ou inscreva-se em um site como o Gávea Angels para encontrar investidores para seu restaurante.

5. Escolha um local e alugue um espaço comercial

 

Ao escolher um local para seu novo restaurante, os seguintes fatores estão entre os mais importantes:

  • Visibilidade e acessibilidade – Selecione um local com boa visibilidade e que receba bastante tráfego de veículos e pedestres. Considere a disponibilidade de estacionamento e facilidade de acesso para carros e pedestres.
  • Dados demográficos – o mercado-alvo de seu restaurante deve corresponder aos dados demográficos da área.
  • Custos de mão de obra – o custo de mão de obra varia de acordo com o local. Em áreas onde o custo de vida é mais alto, você precisará pagar um salário mais alto para atrair bons funcionários.
  • Competição local – você pode aprender muito observando os restaurantes concorrentes em sua área. O segredo é escolher um local onde restaurantes semelhantes tenham sucesso, mas evite um bairro saturado de restaurantes que competem diretamente com o seu conceito.

 

Na hora de escolher um espaço, recomendamos a locação. Ele permite mais flexibilidade se você decidir expandir ou fazer outras mudanças nos negócios ao começar.

6. Autorizações e licenças para restaurantes

 

Para iniciar um novo restaurante, você precisará obter várias autorizações e licenças federais, estaduais e locais . É útil obter aconselhamento jurídico ao solicitar alvarás e licenças de restaurantes para garantir que você não perca uma etapa. Estas são algumas das licenças mais importantes exigidas:

  • Licença comercial – todos os restaurantes exigem uma licença comercial para operar no Brasil. O tipo de licença comercial de que você precisa, o custo da licença e a frequência com que precisa renovar variam de acordo com o estado.

8. Projete seu layout e espaço

Existem dois componentes para projetar o layout de seu novo restaurante: seu espaço na frente da casa e seu espaço nos fundos. Cada espaço tem seus próprios requisitos exclusivos. Se precisar de ajuda, considere trabalhar com um especialista do setor para criar um layout de design personalizado que atenda às suas necessidades.

Mantenha estes fatores em mente ao projetar o layout da sua sala de jantar :

  • Capacidade dos assentos – Os regulamentos locais determinam a capacidade da sua sala de jantar. Você deve atender aos requisitos de metragem quadrada por cliente com base no tamanho do seu espaço e no número de saídas.
  • Mobília da sala de jantar – Escolha uma mesa de restaurante que se ajuste ao seu conceito. Considere a capacidade de assentos e o nível de conforto ao escolher o estilo e a forma dos móveis do seu restaurante. Cuidar da decoração como, mesas, cortinas etc.
  • Ambiente e decoração – você pode aprimorar o ambiente do seu restaurante com o uso de decoração e iluminação.
  • Capacidade de limpeza – O piso e os acessórios de parede devem ser feitos de materiais fáceis de limpar e desinfetar. O carpete não é a melhor escolha para uma sala de jantar porque absorve odores e respingos. Os tratamentos de tecido para janelas e cortinas também absorvem odores e são caros para limpar regularmente.

Ao projetar o layout de sua cozinha , considere o fluxo de serviço e aloque espaço suficiente para as seguintes tarefas:

  • Lavagem de louças – A área de lavagem de louças deve ser de fácil acesso para os servidores que entram na cozinha com a louça suja. Esta área abrigará máquinas de lavar louça, pias de compartimentos e prateleiras de secagem.
  • Armazenamento Seco e Frio – As áreas de armazenamento seco e frio devem ser próximas à área de recebimento para que as remessas possam ser guardadas rapidamente. Esses espaços exigirão prateleiras e organização.
  • Preparação de Alimentos – Espaço onde o pessoal da cozinha realizará todas as tarefas de preparo dos alimentos. Você precisará de espaço para superfícies de trabalho e ferramentas de preparação de alimentos.
  • Cozinhar refeições – A maioria das tarefas de cozimento são realizadas neste espaço. Você precisará de espaço para equipamentos pesados, como fogões, fritadeiras e grades planas.
  • Serviço – A área de serviço deve ficar bem ao lado da área de cozimento para que as refeições preparadas possam ser passadas aos garçons rapidamente. Uma área de preparação com lâmpadas de calor mantém as refeições quentes até que possam ser recolhidas.

7. Encontre um Fornecedor de Equipamentos e Alimentos

Antes de abrir seu novo restaurante, sua cozinha deve ser equipada com o equipamento certo. Existem alguns tipos de equipamentos que todo restaurante precisa , como unidades de refrigeração e equipamentos de cozinha. Dependendo do seu menu, você também pode precisar de equipamentos especializados, como fornos para pizza ou cozedores de massa. O tamanho e o layout de sua cozinha afetarão algumas de suas escolhas, como escolher equipamentos de profundidade estreita ou empilhar unidades duplas para economizar espaço.

Comprar o equipamento do seu restaurante online oferece muitos benefícios. Enquanto você está lidando com as outras etapas para abrir seu novo restaurante, a capacidade de fazer compras online, pesquisar recursos e comparar preços em seu próprio horário alivia um pouco o estresse. Procure um fornecedor online especializado em equipamentos para restaurantes comerciais com preços de atacado e remessa rápida. O leasing de equipamentos é uma opção que pode economizar dinheiro e liberar capital para outros itens do seu orçamento.

Você também precisará encontrar um fornecedor de alimentos, itens descartáveis ​​e todos os itens que você solicitará regularmente. Trabalhar com um fornecedor que oferece descontos de associação e frete grátis economiza dinheiro quando você faz pedidos de suprimentos a granel.

9. Contrate a equipe certa

A fase de contratação de abertura de seu novo restaurante oferece a oportunidade de construir uma grande cultura de trabalho desde o início. Pensar nos benefícios, programa de treinamento e incentivos de seus funcionários é importante ao considerar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal de sua futura equipe. A retenção de funcionários terá mais sucesso se você priorizar esses fatores. Comece contratando sua equipe de gerenciamento para que ela possa ajudar a cumprir sua missão e objetivos de contratação.

Faça uma lista de todas as vagas em restaurantes que você precisará preencher para operar seu restaurante diariamente. Considere quantos dias você estará aberto durante a semana e quantos turnos você executará por dia para a frente e os fundos da casa.

Os requisitos de sua equipe irão variar de acordo com as necessidades exclusivas de seu novo restaurante, mas estas são algumas das posições mais comuns:

  • Equipe de Gestão – Gerente geral, gerente de cozinha, gerente de atendimento
  • Equipe de cozinha – Chef principal, sub chefs, cozinheiros de preparo, cozinheiros de linha, lava-louças
  • Equipe de frente da casa – Servidores, anfitriões, corredores de comida, ônibus
  • Funcionários do bar – Bartenders, barbacks, garçons

Você também pode precisar contratar funcionários como especialistas em marketing, especialistas em RP e contadores.

Para se preparar para o processo de entrevista, consulte nosso guia sobre perguntas para entrevistas em restaurantes , para que você possa identificar os candidatos mais adequados para o seu restaurante.

10. Anuncie seu restaurante

Se você está começando um novo restaurante, precisa divulgar e atrair seus futuros clientes. A publicidade fornece informações básicas sobre seu restaurante para que os clientes em potencial saibam onde você está localizado e que tipo de cozinha está servindo. A publicidade bem-sucedida também deve gerar entusiasmo em torno de sua marca. Abaixo estão algumas dicas para comercializar seu restaurante:

  • Crie um site – O site do seu restaurante deve ser fácil de navegar e o design deve representar sua marca. Inclua informações básicas sobre seu restaurante, incluindo endereço, número de telefone, horário de funcionamento e menu. Embora você possa contratar um profissional para criar seu site, pode fazê-lo com plataformas de hospedagem de site fáceis de usar, como Wix, Squarespace ou WordPress.
  • Crie uma conta no IFood, TripAdvisor e Google My Business – Para oferecer um serviço de entrega de comidas ou quentinhas o registro nesses sites torna mais fácil para clientes em potencial encontrarem as informações do seu restaurante. Os hóspedes também podem deixar comentários após a visita, o que aumenta sua autoridade e apelo, especialmente se você tiver uma avaliação alta e feedback positivo.
  • Use a mídia social – hoje, uma presença na mídia social é uma necessidade absoluta para restaurantes. Crie contas no Facebook, Twitter e Instagram para compartilhar notícias, fotos e curiosidades sobre o seu restaurante. O TikTok pode ser uma opção de mídia social apropriada para o seu restaurante se o seu público-alvo usa a plataforma regularmente.
  • Ofereça promoções para novos hóspedes – Ofereça uma promoção para novos hóspedes. Uma bebida gratuita, sobremesa ou desconto na primeira conta é uma forma atraente de atrair clientes.
  • Organize uma grande inauguração – Crie buzz em torno de seu novo restaurante ao hospedar uma grande inauguração . Outros eventos especiais como degustações de vinhos, música ao vivo ou aulas de culinária são outra ótima maneira de atrair a atenção.

11. Faça uma pré-inauguração

Você já ouviu o velho ditado: “A prática leva à perfeição”. O mesmo vale para inaugurações de restaurantes. Uma pré- inauguração é uma corrida prática para ajudá-lo a se preparar para a verdadeira grande inauguração de seu novo restaurante. Convide um número limitado de convidados para comparecer à sua pré-inauguração, geralmente amigos e familiares de sua equipe. Essa estratégia permite que você resolva qualquer problema em seu serviço. Aqui estão algumas idéias populares de soft opening:

  • Menu de teste – oferece um menu de amostra com um número limitado de opções. Isso reduz o estresse da nova equipe e incentiva os clientes a voltar para ver o menu completo revelado.
  • Cronograma limitado – considere operar com um cronograma limitado nos primeiros dias em que estiver aberto.
  • Noite de Amigos e Família – Convide amigos e família para sua inauguração de uma forma divertida e sem estresse de se preparar para a inauguração.
  • Casas e empresas vizinhas – ganhe fãs locais e construa o orgulho da comunidade, oferecendo um convite de pré-inauguração para casas e empresas vizinhas.

 

Apesar dos desafios do ano passado, a indústria da restauração sempre será uma parte importante da nossa economia e cultura. À medida que as tendências do serviço de alimentação continuam a se diversificar, abre-se espaço para novos restaurantes extraordinários intervirem e tirarem proveito dos novos interesses dos consumidores. Use nosso guia de inauguração de restaurante para ajudar na execução bem-sucedida de seu conceito exclusivo de restaurante.

 

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