CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Caminhos para atuar no mercado de Calçados

Calçados Couro_2

O Brasil destaca-se entre os fabricantes de manufaturados de couro, detendo o terceiro lugar no ranking dos maiores produtores mundiais, com produtos que aliam design, moda e preços competitivos.

Calçados esportivos e sandálias de couro, principalmente quando produzidas de acordo com o conceito ecofriendly, são alguns dos produtos mais procurados por turistas, viajantes e consumidores em geral para atividades de esporte e lazer.

Um exemplo de sustentabilidade na indústria de calçados é a linha Bio-Attitude da Kildare, que investe na sua produção usando couro ecológico. A marca também utiliza fios reciclados de garrafas PET e aparas de tecidos descartados na indústria têxtil como bases o calçado. Os solados dos artigos da linha são feitos de látex extraído de seringueiras de reflorestamento e cascas de arroz, que normalmente são desprezadas pelos cultivadores. O forro do calçados é produzido com fibras de bambu e eucalipto, considerado um antimicrobiano natural.

A linha usa espuma extraída da soja. O material proporciona economia de 61% no consumo de energia durante a produção. Os acabamentos são de alumínio reciclado, os cadarços confeccionados em algodão 100% natural e tingidos à base de água. O sapato também não utiliza solvente, nem mesmo para a aplicação de adesivos, que são afixados à base de água. O contraforte e a couraça são 100% recicláveis e não geram resíduos no processo.

No segmento de tênis esportivos, a tecnologia também é muito importante, porque a sua produção é mais complexa pela necessidade de desenvolvimento de novos materiais, solados e pesquisa de ergonomia.

Porém, mesmo para aquelas marcas que ainda não desenvolvem produtos a partir de conceitos sustentáveis, também há necessidade de criação de produtos diferenciados, que atendam às exigências do mercado, exigindo interferência de profissionais de moda e design na criação e concepção dos produtos.

Para aumentar a demanda, os fabricantes de calçados têm investido prioritariamente em pesquisas de moda e projetos de design. O Design, aliado às atividades de comunicação, é fundamental para a identificação da marca perante o público.

Para aproveitar as oportunidades do mercado, o empreendedor pode  usar conceitos e materiais da nossa fauna e flora ou de simbolismo que remetam à nossa cultura, praias e locais famosos. O uso desses símbolos e imagens locais é muito importante para destaque e diferenciação do produto, mas é preciso que se tenha cuidado na aplicação daqueles que necessitem de licença para uso. Você pode saber mais acessando Como montar uma fábrica de calçados ecológicos.

Acompanhe também a página do Sebrae Couro e Calçados – Moda e Design

 

O mercado brasileiro de calçados em 2013

As vendas de calçados no varejo brasileiro devem ter encerrado 2013 com alta de 11,3%, para R$ 43,13 bilhões, segundo levantamento do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi).

Em volume de pares, o setor deve crescer 5,5%, desempenho abaixo do registrado no ano passado, quando a alta foi de 6,4%.

Na indústria, o faturamento deve avançar 11,1%, para R$ 26,5 bilhões. E o volume de pares deve ser 7% maior, projeta o Iemi, acima dos 5,5% em 2012.

O consumo aparente (resultado da soma da produção nacional com a importação menos a exportação) em volume de pares fechará o ano com alta de 7,4%.

Segundo o Iemi, as importações em pares subirão 12,1% – bastante acima do crescimento do ano passado, de 4,9%. As exportações, que encerram 2012 estáveis, devem subir 5,4% este ano.

Dados do MICC e do SECEX  informam que  já estão sendo exportados mais de 177 mil pares de sapatos para mais de 150 países, inclusive Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Argentina e Venezuela, com um volume de negócios de mais de U$ 1.9 bilhões/anuais.

 

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga