De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil possui 287 mil produtores que desenvolvem a cafeicultura, sendo 2/3 de pequenos produtores. Essas propriedades empregam 8 milhões de trabalhadores (diretos e indiretos) e alcançam um valor bruto resultante da produção de US$ 6,5 bilhões.
Segundo os dados do último Censo Agrário, realizado em 2006, 69,5% das propriedades dedicam-se ao café arábica e o restante ao canephora. Para ambos os tipos, a maior parte das propriedades têm até 50 hectares.
A agricultura familiar representa 80% das propriedades, mas produz cerca de 33% de todo o café nacional, com variações em relação às regiões do país: Sudeste (72%), Nordeste (14,7%), Sul (8,8%), Norte (3,4%) e Centro-Oeste (1,5%).
Origem da produção
Dez Estados se destacam na produção do café no Brasil: Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Bahia, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Pará e Rio de Janeiro, sendo que Minas é responsável por quase 53% do total da produção nacional.
Para saber ainda mais, incluindo informações sobre a cadeia de distribuição, leia a íntegra do estudo Informações de Mercado sobre Café Gourmet e Orgânico, elaborado pelo Sebrae Nacional.