As pequenas empresas que mais crescem no Brasil possuem fatores de sucesso comuns na perspectiva do Marketing Digital.
Basicamente, são os seguintes 4 fatores-chave de sucesso. Podemos dizer que são os 4Ps do Marketing Digital em pequenos negócios.
Fatores-chave de Sucesso ou 4ps do Marketing Digital
1 – Público-alvo Segmentado
Pequenos negócios não são vocacionados a mercado de massa em que a concorrência se trava no preço. Por isso escolher um nicho de mercado oportuniza vantagens competitivas. Confira exemplos de públicos bem segmentados:
A – Loja física de roupas para grávidas;
B – Minimercado que atende moradores em um raio de 3 quilômetros do estabelecimento;
C – Loja virtual de acessórios para quem curte o estilo Rock.
Descubra como encontrar um nicho de mercado.
2 – Presença Digital
Os consumidores buscam cada vez mais na internet produtos e serviços. Esse comportamento se acentuou na pandemia do coronavírus. Portanto, negócios que não possuem um site nem participa de alguma plataforma ficam na INVISIBILIDADE.
Aprender como aparecer bem nas buscas no Google, plataformas e redes sociais é essencial. Saiba como aparecer na primeira do Google.
Para cada tipo de negócio há canais digitais mais recomendados. Saiba mais em Canais Digitais
3 – Promoção social
O Mercado Digital empoderou o consumidor conectado. Esse é o fenômeno definido por Kotler como Marketing 4.0. O consumidor é quem define se um meio de hospedagem é ou não 5 estrelas por meio das avaliações. É o que determina o sucesso no Uber, Booking, Google Maps, TripAdvisor e outros.
É comum ainda os consumidores pedirem recomendações nas redes sociais e os clientes satisfeitos ou fidelizados tendem a recomendar profissionais e empresas. Por isso manter um bom relacionamento com o cliente e captar avaliações de satisfação é essencial nesse mercado digital.
Ter perfis nas principais redes sociais favorecem a indicação. As próprias plataformas priorizam os melhores avaliados nos resultados das buscas.
4 – Publicidade paga
As empresas que mais crescem lançam mão de publicidade paga como Google Ads ou posts patrocinados no Instagram. A publicidade paga na internet não é mais barata como antigamente nem de fácil gestão. É preciso estudar algumas técnicas para economizar e ter bons resultados nessa estratégia.
É preciso ainda avaliar indicadores como taxa de conversão e custo de aquisição de clientes. A dica é fazer uma pesquisa de mercado usando o Google e o Facebook para descobrir segmentos e palavras-chave oportunas.
Acesse o curso online gratuito do Sebrae de Marketing Digital.