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Como fazer pesquisa de mercado na internet, Google ou Facebook

Como fazer pesquisa de mercado na internet, Google ou Facebook

Esse guia (goo.gl/NdDN6R) apresenta possibilidades práticas para se fazer análises de mercado, estudo ou pesquisa de mercado com o uso de informações disponíveis na internet como Google e Facebook.

4 passos para fazer Pesquisa de Mercado na Internet?

Para estudar o mercado é suficiente estudar e analisar as 4 dimensões do mercado abaixo: 

1. Do Mercado E Seus Os Clientes

Entender o negócio e o perfil de seus clientes é um primeiro passo para se descobrir se tal negócio é ou não oportuno.

Pode ocorrer nessa primeira etapa de levantamento de informações, a interrupção do processo de pesquisa para empreendedores em novos negócios, por motivos como: negócio saturado, negócio de investimento muito alto, clientes são incompatíveis com minha região de atuação, negócio em forte declínio e assim por diante.

Mas, nessa etapa podem surgir informações muito positivas como: negócio de alta demanda, baixo investimento ou alta rentabilidade.

2. Da Localização E Concorrência

Estudar a localização e a concorrência é essencial para a definição do lugar mais adequado para empreender. E pra quem já exerce uma atividade, monitorar a concorrência e o território pode suscitar insights para novos investimentos como abertura de mais uma loja ou para mudança de
localização.

3. De Tendências E Oportunidades na Internet

Ferramentas do Google Trends, Twitter, Google Alerts e o Facebook Insights são excelentes ferramentas gratuitas para explorar tendências e oportunidades

4. De Parcerias E Fornecedores 

Descobrir novos canais e fornecedores faz parte de toda pesquisa de mercado pra quem quer abrir um negócio. O Sebrae Canvas é uma ferramenta que pode ajudar nesse sentido.

8 benefícios da pesquisa de mercado para o seu negócio

  1. Apoio em plano de negócio;
  2. Planejamento estratégico;
  3. Marketing;
  4. Inteligência/Pesquisa de Mercado;
  5. Empreendedorismo digital;
  6. Apoio ao Marketing Digital;
  7. Apoio ao GeoMarketing;
  8. Lançamento de novo produto ou serviço;

Já passou o tempo em que só grandes empresas faziam pesquisa de mercado. A informação passou a ser um fator crítico de sucesso para qualquer tipo de negócio. Portanto, se você deseja abrir um negócio ou entender o mercado em que sua empresa está, conhecer comportamento de consumidores, descobrir tendência, ameaças ou oportunidades, mapear concorrentes ou descobrir parcerias são ações que devem ser feitas de forma permanente para uma empresa ser competitiva.


Faça um pergunta sobre o seu negócio em Sebrae Respostas.

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Comentários ( 4 )

  1. Gostei muito das dicas,muito obrigado á todos do SEBRAE.

  2. Preciso fazer uma pesquisa de mercado para ver quanto a pessoa pagaria por x serviço, e se a pessoa pegaria usar esse tal serviço.
    Pesquisando na internet encontrei algumas empresas mas pelo porte das empresa irão me cobrar uma fortuna.
    Eu acho que eu mesmo vou fazer uma enquete e colocar no Facebook não sei.

  3. […] Escolhido o nicho ou ter assumido uma ideia, agora é a fase de confirmar há oportunidades ou ameaças. Faça uma rápida análise do mercado para ter certeza da oportunidade. Avalie demandas de clientes e atuação dos concorrentes. Para apoiar o empreender nesse intento, o Sebrae também editou um guia prático para você usar ferramentas gratuitas de Google e Facebook para analisar seu mercado. Como fazer análise de mercado com ferramentas gratuitas de Google e Facebook […]

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Sobre Lucio PiresEspecialista

Analista Técnico do Sebrae Nacional. Trabalho com negócios e conteúdos digitais, especialista em Gestão de Pequenos Negócios (FIA), Advogado especialista em Direito Empresarial, Matemático com especialização em Finanças.

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