CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

O que é Marketing Digital para Kotler?

O que é Marketing Digital para Kotler?

A abordagem do marketing nas empresas deve acompanhar a dinâmica da mudança que ocorre nos hábitos de consumo e avanços tecnológicos. Recentemente, o pai do marketing moderno, Philip Kotler, lançou o livro “Marketing 4.0, moving fron traditional to digital” defendendo a necessidade de desenvolver permanentemente o “Market-ing” que, na atualidade, requer ações que levem em consideração o principal desafio do Marketing 4.0:

Marketing 4.0 para Kotler

Para Kotler, Marketing Digital ou Marketing 4.0 é a atualização do Marketing que compreende a realidade do consumidor conectado, que é aquele que leva em consideração, na sua decisão de compra, informações disponíveis na internet sobre empresas e produtos.

No marketing tradicional, o poder estava na comunicação unilateral e vertical pelas marcas e os consumidores eram o “alvo”.  Há a mudança da lógica de segmentação, posicionamento, direcionamento e diferenciação da marca para a aceitação da marca nas comunidades em razão do empoderamento do consumidor. Ou seja, não é suficiente investir pesado na promoção de um restaurante se esse não for bem classificado nos serviços de recomendação como TripAdvisor ou Yelp. Ou ainda, um hotel cinco estrelas não será “recomendado” enquanto não possuir muitas estrelinhas no Booking ou no Decolar.

Aliás, o empoderamento do consumidor aliado aos avanços tecnológicos e à economia compartilhada levam as empresas a competirem com os próprios consumidores como é o caso do Airbnb no setor de hospedagem e a Parpe em locações de veículos.

O rápido crescimento do acesso à internet, a celulares e esse fenômeno do empoderamento do consumidor democratizam o acesso de todas as empresas aos consumidores. Afinal, participar do processo de comunicação que envolve a web e as mídias sociais é, na maioria das vezes, acessível e gratuito. Não precisa criar um setor de marketing para que as empresas encontrem e sejam encontradas pelos clientes conectados.

5 tendências do Marketing digital segundo o Kotler

O empoderamento do consumidor conectado cria oportunidades e provoca outras 5 tendências do Marketing digital segunto o Kotler:

1 – Integração off-line e on-line

Se o seu negócio tem um ponto comercial físico ou é um serviço prestado presencialmente, o quão perto sua empresa está do cliente cada vez mais conectado? O que fazer quando um cliente descreve, na internet (on-line), sua experiência de consumo no seu estabelecimento (off-line)?

A última pesquisa do Sebrae sobre o acesso a tecnologias da informação pelos pequenos negócios (2016), revelou que, embora 94% dos dirigentes de pequenos negócios tenham acesso à internet, 60% desses empreendedores não usam a internet para exposição do negócio, estão na invisibilidade.


O modelo acima representa um caminho de inserção ao mercado digital. Não basta apenas estar (presença), precisa ser achado pelos clientes (visibilidade). É necessário encontrar os clientes (promoção) nos diversos canais digitais, investir em relacionamento e até transacionar diretamente (venda) no e-commerce tanto em lojas virtuais, aplicativos de entrega ou outros marketplaces .
Os consumidores estão conectados e podem estar falando de sua empresa na web. Se conecte também e estabeleça uma estratégia de usar essas informações sobre o seu negócio a favor da empresa. Ou conhecendo as necessidades dos consumidores ou promovendo as “recomendações” dos clientes conectados.
 

1 – Presença em muitos canais

Você já fez uma mapeamento de todas as possibilidades em que um cliente poderia encontrar sua empresa ou os produtos e serviços que você comercializa?
Além de um cliente passar em frente ao seu estabelecimento, ele pode buscar empresas semelhantes a sua em buscas no Google, OLX, Mercado Livre, Submarino ou Buscapé, Whatsapp, Facebook, Instagram, Youtube ou Twitter. Faça esse levantamento e participe desses canais. Comece pelos que tenham maiores chance de contato a mais clientes. Veja dicas de canais digitais em respostas.sebrae.com.br/canaisdigitais

É claro que além desses canais digitais, um cliente pode chegar à sua empresa via anúncios tradicionais como jornais ou panfletos ou ainda, por uma recomendação de um cliente que sua empresa já possui. Esse cliente que recomenda e até defende o seu estabelecimento é muito importante numa estratégia de Marketing 4.0. O resultado mais impactante no atendimento a um cliente se dá quando ele passa defender a sua marca. Quanto mais defensores sua empresa obter, mais vozes espontâneas seu negócio terá.

3 – Interação empresa-clientes

Qual a relação de sua empresa com os seus clientes? A via de comunicação é de mão dupla?
Como vimos nas tendências anteriores, obter uma boa reputação junto aos consumidores é a melhor estratégia para a geração de recomendações espontâneas. Mas para que alguém recomende a sua marca, a experiência de consumo tem que ser bem satisfatória e além disso o cliente deve se sentir “parte” ou parceiro de seu negócio.
Por isso tenha uma estratégia de fidelização em que a participação de seus clientes seja um diferencial. Converse com os clientes, interaja em comentários na internet, participe de comunidades virtuais, resolva eventuais problemas e conquiste cada vez mais defensores e seguidores.
Além disso, conhecer o seu cliente é fundamental para o sucesso do negócio. Grandes pesquisas de mercado podem ser dispensáveis se a comunicação de mão-dupla com o mercado for bem gerida.
Aproveite a boa oferta de ferramentas e aplicativos que facilitam essa comunicação. Acesse esse guia que orienta como fazer pesquisa de mercado usando mídias digitais e ferramentas gratuitas na internet: goo.gl/NdDN6R .

4 – Marketing de conteúdo

Suponhamos que você tenha uma loja de artigos esportivos, como você poderia atrair clientes com conteúdo na internet? Possibilidades de respostas podem ser, escrever dicas de práticas esportivas saudáveis e recomenda o uso de artigos de sua loja ou fazer vídeos com dicas sobre o uso de materiais esportivos.
A estratégia aqui é sugerir o consumo em sua empresa a partir do convencimento de que seus produtos ou serviços podem atender uma necessidade importante para o consumidor.
Advogados usam bem essa tática de responder dúvidas na internet e consequentemente conquistar, eventualmente, clientes para o seu escritório. Do mesmo modo, um salão de beleza que dá dicas de penteados com um vídeo de um atendimento real e esse conteúdo pode atrair novas clientes interessadas no mesmo estilo no Youtube, Facebook ou Whatsapp.

 

5 – Conquista da advocacia da marca

Se alguém te pergunta sobre a melhor opção de restaurante ou salão de beleza da cidade, a empresa que você cita e recomenda é aquela em que você tem se tornado um(a) defensor(a) da marca. Você é um ativo importante dessa empresa por conseguir o acesso a novos clientes com a sua influência.

Funil do Marketing 4.0 ou 5 A’s de Kotler são:

1 – Atenção

Com a estratégia de exposição de sua empresa, o objetivo imediato é de: chamar à ATENÇÃO dos consumidores para a sua oferta.

2 – Atração

Caso o conteúdo da exposição gere ATRAÇÃO para conhecer melhor seu produto ou serviço o consumidor pode seguir nesse funil do Marketing 4.0.

3 – Aconselhamento

Após ser atraído, o consumidor passa à fase das solicitações de aconselhamentos ou recomendações.

4 – Ação

Após o recebimento de conselhos, recomendações ou avaliações de outros usuários, o consumidor tem à sua frente a ação da compra.

5 – Advocacia

Esse aconselhamento pode ser pedido via consulta a amigos em redes sociais ou buscando avaliações de sua empresa em sites na internet. Se esse cliente é convencido da importância da sua empresa via os aconselhamentos, há uma grande chance desse novo cliente promover uma ADVOCACIA da marca.


Para cada transição, planeje estratégias para potencialização de resultados. Por exemplo, da ATRAÇÃO ao ACONSELHAMENTO priorize indicar páginas em que sua empresa apareça com uma nota de recomendações ou capte sempre contatos dos clientes na ocasião da compra para envios de informes com vistas à defesa da marca, como conteúdo ou dicas exclusivos. Atente-se ainda para os perfis mais influentes para a transição AÇÃO – ADVOCACIA. As mulheres e os mais jovens são os consumidores mais influenciadores.

Faça um pergunta sobre o seu negócio em Sebrae Respostas.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentários ( 41 )

  1. My name is Thalla Lokesh and I’m an SEO expert and digital marketing strategist helping businesses grow revenue online.

    My 7 years of experience in developing and executing performance-based digital marketing strategies helped many small and medium-sized companies improve their organic traffic, Conversion Rate Optimization, drive more leads and improve their ROI on marketing investments.

    seo expert in hyderabad

     

    *Official* EZTV Proxy/Mirror Sites To Unblock EZTV

    Digital content production is one of the tops go to business in recent times. This business includes movies, TV shows, programs, comedy shows, video logging, traveling and all kinds of entertainment shows.

    Read More: eztv proxy

  2. This one is nice and worth a read

  3. MALWAREBYTES REVIEW

    […]Sites of interest we have a link to[…]

  4. Computer hilfe

    […]although internet websites we backlink to beneath are considerably not related to ours, we feel they may be truly worth a go through, so possess a look[…]

  5. pets news websites

    […]just beneath, are many completely not associated web pages to ours, however, they may be surely really worth going over[…]

  6. embedded system

    […]although sites we backlink to beneath are considerably not connected to ours, we feel they’re really really worth a go as a result of, so have a look[…]

  7. miniature Maltese for sale near me

    […]that could be the end of this article. Here you will locate some web-sites that we assume you’ll appreciate, just click the links over[…]

  8. louvre tickets

    […]although websites we backlink to beneath are considerably not connected to ours, we really feel they’re essentially really worth a go by means of, so have a look[…]

  9. THC VAPE OIL

    […]check below, are some entirely unrelated web-sites to ours, however, they’re most trustworthy sources that we use[…]

  10. Dank Vapes

    […]always a significant fan of linking to bloggers that I really like but really don’t get a lot of link adore from[…]

  11. Teacup Puppies For Sale

    […]always a huge fan of linking to bloggers that I like but don’t get quite a bit of link like from[…]

  12. […] Mercado Digital empoderou o consumidor conectado. Esse é o fenômeno definido por Kotler como Marketing 4.0. O consumidor é quem define se um meio de hospedagem é ou não 5 estrelas por meio das […]

  13. gamer

    […]the time to read or stop by the content or internet sites we have linked to below the[…]

  14. prostate massager

    […]the time to study or take a look at the material or internet sites we’ve linked to beneath the[…]

  15. fake money

    […]please go to the internet sites we adhere to, including this a single, as it represents our picks through the web[…]

  16. life with malamutes

    […]very few websites that come about to become comprehensive below, from our point of view are undoubtedly effectively worth checking out[…]

  17. Buy Cocaine Online

    […]Wonderful story, reckoned we could combine a few unrelated data, nonetheless truly really worth taking a appear, whoa did one particular understand about Mid East has got more problerms at the same time […]

  18. 100% undetectable counterfeit money

    […]here are some links to internet sites that we link to for the reason that we believe they’re really worth visiting[…]

  19. اغاني

    […]usually posts some quite intriguing stuff like this. If you’re new to this site[…]

  20. Venice photography

    […]just beneath, are various totally not associated websites to ours, nonetheless, they may be certainly worth going over[…]

  21. PARTNER VISA AUSTRALIA

    […]one of our visitors not long ago recommended the following website[…]

  22. software download for windows 8

    […]here are some hyperlinks to web sites that we link to for the reason that we consider they are really worth visiting[…]

  23. free app download for windows 10

    […]here are some hyperlinks to sites that we link to for the reason that we feel they’re worth visiting[…]

  24. health insurance broker

    […]we came across a cool website which you could appreciate. Take a search if you want[…]

  25. Group health insurance plans

    […]just beneath, are a lot of completely not associated websites to ours, however, they’re certainly really worth going over[…]

  26. Employee health insurance plans

    […]below you’ll uncover the link to some web pages that we consider you should visit[…]

  27. health insurance broker

    […]below you’ll find the link to some web-sites that we believe you ought to visit[…]

  28. Employee benefits

    […]we came across a cool web page that you just may well enjoy. Take a appear in case you want[…]

  29. Life Up Thailand

    […]we prefer to honor quite a few other world wide web sites on the internet, even though they aren’t linked to us, by linking to them. Below are some webpages worth checking out[…]

  30. physio für hunde

    […]we like to honor a lot of other internet web pages on the net, even if they aren’t linked to us, by linking to them. Under are some webpages really worth checking out[…]

  31. cannabis4homes.com

    […]that could be the end of this article. Right here you’ll uncover some sites that we consider you will appreciate, just click the hyperlinks over[…]

  32. how many letters in russian alphabet

    […]Sites of interest we have a link to[…]

  33. most realistic dong

    […]Every the moment inside a though we opt for blogs that we read. Listed beneath are the most recent websites that we pick out […]

  34. hectic

    […]we prefer to honor lots of other web web sites on the web, even though they aren’t linked to us, by linking to them. Below are some webpages worth checking out[…]

  35. gamdom

    […]here are some hyperlinks to websites that we link to mainly because we consider they are really worth visiting[…]

  36. led lamp for nails

    […]that may be the finish of this article. Right here you’ll locate some internet sites that we assume you’ll appreciate, just click the links over[…]

  37. bitsler

    […]just beneath, are various absolutely not connected websites to ours, nevertheless, they may be surely really worth going over[…]

  38. Шины в Кишиневе

    […]check beneath, are some entirely unrelated web-sites to ours, however, they are most trustworthy sources that we use[…]

  39. wolfbet

    […]Here is a great Weblog You may Come across Interesting that we Encourage You[…]

  40. stake.com

    […]The information and facts talked about within the report are several of the very best accessible […]

  41. Senators

    […]The data mentioned in the article are a few of the very best offered […]

Deixe um comentário

Sobre Lucio PiresSebrae

Analista Técnico do Sebrae Nacional. Trabalho com negócios digitais com formação em Negócios Exponenciais pela Singularity University – Califórnia, EUA. Especialista em Gestão de Pequenos Negócios (FIA/USP). Advogado especialista em Direito Empresarial (Estacio). Matemático com especialização em Finanças (UFBA).

Me siga