Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Panorama do mercado de ovos no Brasil

Panorama do mercado de ovos no Brasil

076

Grande parte do contingente de turistas esperados para os megaeventos esportivos é oriunda de países onde o ovo é ingrediente tradicional do cardápio cotidiano, e espera-se uma busca significativa por este alimento na rede gastronômica durante os eventos. A fim de qualificar ainda mais os empreendedores do setor, acompanhe o panorama do mercado.

Clientes

O aumento do poder aquisitivo dos brasileiros proporcionou o ingresso de um grande contingente populacional ávido por consumir produtos de qualidade. Sempre buscando a máxima eficiência produtiva, o empreendedor deve atender à legislação ambiental e sanitária que normatiza a atividade. Dessa forma, pode-se produzir o maior número possível de ovos, reduzir o investimento para o volume produzido e, assim, aumentar sua lucratividade.

A assistência técnica especializada é fundamental para a manutenção da atualidade tecnológica do empreendimento e para o seu emprego de maneira mais adequada ao sistema de criação.

Adicionalmente às possibilidades relacionadas com os produtos e serviços ao longo da cadeia de produção, a maioria dos produtores dispõe de criatórios em regiões com características propicias ao turismo rural, que, quando explorados, podem ser uma alternativa de negócio a ser incrementada para o setor.

Concorrência

A produção de ovos no Brasil caracteriza-se pela intensa concentração em poucos estados brasileiros, com São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná produzindo, em 2011, mais de 60% do total nacional.

A comercialização de ovos fora do controle sanitário oficial constitui uma irregularidade passível de punição legal e representa um risco sanitário considerável. Tal procedimento acarreta distorção do mercado e pode colocar os consumidores em risco de intoxicação alimentar severa.

A concorrência com as indústrias de ovos é inviável para a quase totalidade dos empreendedores individuais, devido à escala de produção e fornecimento à rede consumidora, bem como às condições de comercialização. Recomenda-se ao produtor individual agregar-se a uma associação ou cooperativa para poder desfrutar de vantagens competitivas decorrentes da união.

 

Fornecedores

A cadeia produtiva da avicultura se vale de uma rede de fornecedores de serviços, insumos e produtos que proporciona os elementos necessários ao bom desenvolvimento da atividade.

Desse modo, atuando no provimento das demandas da cadeia produtiva, estão: a indústria farmacêutica veterinária, a indústria de rações, suplementos, e minerais; a indústria de máquinas e equipamentos; os fornecedores de aves; instituições de ensino e pesquisa; e instituições de assistência técnica rural.

É fundamental o empreendedor conhecer os fornecedores potenciais de sua região, identificando os insumos que agreguem o menor custo possível, obtendo o melhor resultado na lucratividade de seu empreendimento. É importante também o produtor buscar associação com outros produtores de sua região para negociação de preço e logística.

 

Para informações atualizadas e fundamentais sobre o setor, acesse: www.sebrae.com.br

You must login to add a comment.

Posts relacionados