CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Panorama do mercado de ovos no Brasil

Panorama do mercado de ovos no Brasil

076

Grande parte do contingente de turistas esperados para os megaeventos esportivos é oriunda de países onde o ovo é ingrediente tradicional do cardápio cotidiano, e espera-se uma busca significativa por este alimento na rede gastronômica durante os eventos. A fim de qualificar ainda mais os empreendedores do setor, acompanhe o panorama do mercado.

Clientes

O aumento do poder aquisitivo dos brasileiros proporcionou o ingresso de um grande contingente populacional ávido por consumir produtos de qualidade. Sempre buscando a máxima eficiência produtiva, o empreendedor deve atender à legislação ambiental e sanitária que normatiza a atividade. Dessa forma, pode-se produzir o maior número possível de ovos, reduzir o investimento para o volume produzido e, assim, aumentar sua lucratividade.

A assistência técnica especializada é fundamental para a manutenção da atualidade tecnológica do empreendimento e para o seu emprego de maneira mais adequada ao sistema de criação.

Adicionalmente às possibilidades relacionadas com os produtos e serviços ao longo da cadeia de produção, a maioria dos produtores dispõe de criatórios em regiões com características propicias ao turismo rural, que, quando explorados, podem ser uma alternativa de negócio a ser incrementada para o setor.

Concorrência

A produção de ovos no Brasil caracteriza-se pela intensa concentração em poucos estados brasileiros, com São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná produzindo, em 2011, mais de 60% do total nacional.

A comercialização de ovos fora do controle sanitário oficial constitui uma irregularidade passível de punição legal e representa um risco sanitário considerável. Tal procedimento acarreta distorção do mercado e pode colocar os consumidores em risco de intoxicação alimentar severa.

A concorrência com as indústrias de ovos é inviável para a quase totalidade dos empreendedores individuais, devido à escala de produção e fornecimento à rede consumidora, bem como às condições de comercialização. Recomenda-se ao produtor individual agregar-se a uma associação ou cooperativa para poder desfrutar de vantagens competitivas decorrentes da união.

 

Fornecedores

A cadeia produtiva da avicultura se vale de uma rede de fornecedores de serviços, insumos e produtos que proporciona os elementos necessários ao bom desenvolvimento da atividade.

Desse modo, atuando no provimento das demandas da cadeia produtiva, estão: a indústria farmacêutica veterinária, a indústria de rações, suplementos, e minerais; a indústria de máquinas e equipamentos; os fornecedores de aves; instituições de ensino e pesquisa; e instituições de assistência técnica rural.

É fundamental o empreendedor conhecer os fornecedores potenciais de sua região, identificando os insumos que agreguem o menor custo possível, obtendo o melhor resultado na lucratividade de seu empreendimento. É importante também o produtor buscar associação com outros produtores de sua região para negociação de preço e logística.

 

Para informações atualizadas e fundamentais sobre o setor, acesse: www.sebrae.com.br

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae