CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Trabalho remoto e home office: quais as diferenças e qual modelo escolher

Trabalho remoto e home office: quais as diferenças e qual modelo escolher

Inevitavelmente, por conta da quarentena e do distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19, muito se fala no trabalho remoto e home office.

Diversas empresas e profissionais (inclusive, os que nunca haviam aplicado o modelo de trabalho em casa) estão adaptando as suas rotinas para garantir a segurança e a saúde neste momento turbulento.

Aliás, uma pesquisa aponta que 83,5% dos Brasileiros preferem continuar trabalhando em casa após o período de pandemia. Isso é sinal que muitas coisas estão mudando e você precisa surfar nessa onda.

Veja como trabalhar no Google pela internet através do curso Profissão Home Office.

O treinamento acima também ensina trabalhar no Facebook remotamente, algo que você está tendo o privilégio de saber antes de muita gente, aproveite!

Aqui, já podemos ressaltar algumas vantagens, como a praticidade, a flexibilidade e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Entretanto, também há diversos desafios, como a dificuldade de concentração, a falta de rotina e a solidão.

A partir desse cenário, surge a questão: será que existe um equilíbrio entre os benefícios do home office e as vantagens do escritório tradicional?

Bom, nós acreditamos que sim. O BeerOrCoffee nasceu como uma empresa 100% remota. Ou seja, trabalhamos a distância desde o primeiro dia. E acreditamos que o trabalho remoto seja realmente a melhor forma de trabalho.

Neste post, vamos falar sobre as principais diferenças entre o home office e trabalho remoto — ou Anywhere Office, como gostamos de chamar. Depois, a gente destaca qual é o melhor caminho para a sua empresa.

Você vai se impressionar com a liberdade e a flexibilidade que podem ser proporcionadas à sua organização e a equipe. Vamos lá?

ENTENDA QUAIS SÃO AS 4 PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE O TRABALHO REMOTO E O HOME OFFICE

Primeiramente, precisamos ressaltar que o trabalho remoto não é igual ao home office; o trabalho em casa é apenas uma das suas modalidades. Para uma melhor compreensão, vamos entender as principais diferenças entre esses dois conceitos.

  • Dica: continue a leitura e vá pensando na realidade da sua empresa para escolher o formato ideal para a sua organização — mas já adiantamos que temos a convicção de que você vai se apaixonar pelo trabalho remoto. Vamos lá?

1. O LOCAL DE TRABALHO

O home office, obviamente, consiste em trabalhar em casa (e isso não é nenhuma novidade!). Assim, o profissional pode criar um ambiente específico, com uma estrutura adaptada de escritório, ou apenas ajustar o ambiente da sala ou quarto para trabalhar desses espaços. O ideal é sempre que haja um espaço separado.

Ou seja, é importante nunca trabalhar em ambientes pouco confortáveis, como o sofá e a cama — ou ficar alternando entre um e outro. Mesmo que o colaborador aproveite a mesa de jantar, por exemplo, é importante instruí-lo a escolher um lugar específico para realizar suas atividades. Isso facilita na organização da rotina e na eficácia das tarefas diárias.

Já o trabalho remoto, em seu sentido mais amplo, engloba as mais diversas possibilidades. Isso significa que você pode escolher trabalhar:

  • Em casa quando precisar;
  • Em um espaço de coworking;
  • no escritório sede da sua empresa;
  • Em um café ou biblioteca etc.

A escolha entre home office ou escritório virtual dependerá da sua rotina do dia, das suas reuniões e do que será mais conveniente e produtivo naquele momento. Por exemplo, no dia que você tem uma reunião com o cliente, pode trabalhar no escritório da empresa; no outro em que você está com a rotina mais lenta, pode trabalhar em casa; já quando está precisando mudar os ares e garantir a produtividade do dia, pode optar pelo coworking.

Esse conjunto de formatos se chama modelo híbrido de trabalho. Abaixo, Roberta Vasconcellos, CEO do BeerOrCoffee, fala mais sobre esse formato:

2. A ESTRUTURA DO ESPAÇO DE TRABALHO

Trabalhar em casa isolado em alguns dias pode até ser confortável. Mas ficar todos os dias em home office acaba se tornando um problema quando você não possui a estrutura adequada, como uma boa internet e cadeiras e mesas adequadas.

Isso porque os escritórios são pensados por engenheiros, arquitetos e até médicos do trabalho, com o objetivo garantir um ambiente ergonomicamente correto, com uma boa iluminação e móveis confortáveis, de forma que as pessoas tenham a melhor experiência possível no ambiente de trabalho.

Essa é uma das grandes diferenças entre o home office e o trabalho remoto. Empresas que optam pelo Anywhere Office possibilitam que seus colaboradores, além do home office, optem pelo conforto e estrutura proporcionados pelos escritórios de coworking, e os escritórios da sede da organização, por exemplo.

O importante é que o colaborador tenha a flexibilidade de escolher seu espaço de natural, o que contribui para que as pessoas trabalhem de forma mais produtiva e feliz.

3. A CONVIVÊNCIA COM OS COLEGAS

Ao contrário do modelo de atuação em home office, em que os colaboradores ficam separados, cada um em sua casa, com o trabalho remoto as pessoas têm oportunidade de se encontrar presencialmente.

Esse é um ponto muito importante, pois os profissionais que ficam sempre em casa, isolados de outros colegas, tendem a sentir-se solitários e isso pode desencadear, inclusive, doenças como a depressão.

Se sua equipe trabalha remotamente ou de maneira híbrida, é possível agendar encontros presenciais em coworkings de maneira periódica. E até mesmo na sede da empresa, que pode ser em um prédio comercial ou dentro de redes de escritórios flexíveis.

Caso um de seus funcionários esteja em uma cidade em que não há mais ninguém da empresa, ainda assim ele pode frequentar um espaço compartilhado e desfrutar da convivência com diversas pessoas — e ainda com o benefício do networking e daquele cafezinho especial para tornar a rotina mais leve.
home office e trabalho remoto

4. A CONCENTRAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Talvez você more sozinho em um bairro tranquilo e consiga mergulhar de cabeça na concentração para fazer todas suas tarefas do trabalho. Ou talvez more com seu marido, dois filhos, um gato, um cachorro e com uma obra bem em frente ao apartamento — ou esteja no meio-termo entre essas situações.

Seja como for, em casa a possibilidade de haver distrações é muito maior dependendo do dia. Existem dias em que você precisará fazer tarefas domésticas, ou que o encanador estará consertando um vazamento. A certeza é de que as situações são as mais diversas possíveis.

Trabalhar remotamente significa que, quando você precisar (ou quiser) ficar em casa por algum motivo, você pode. Mas que quando for necessário ir ao escritório, realizar reuniões externas, se concentrar e contar com um ambiente mais profissional, você também terá acesso a uma estrutura mais profissionalizada.

Se você gostou dessas ideias até aqui, mas ainda quer saber mais, assista ao vídeo abaixo, em que nosso embaixador, André Pannos, explica ainda mais sobre as diferenças entre home office e trabalho remoto dando os exemplos de cafeterias e coworkings. Em seguida, confira qual é o melhor formato de trabalho para sua empresa.

SAIBA QUAL É O MELHOR FORMATO DE TRABALHO PARA A SUA EMPRESA

Agora que você aprendeu sobre as principais diferenças entre o trabalho remoto e home office, deve estar se questionando: mas, afinal, qual é o melhor para a minha empresa? Qual deles vai dar certo para a minha realidade?

É preciso considerar, primeiramente, que ambos os formatos são ótimos e trazem diversos benefícios para a sua organização. Entretanto, eles apresentam diferenças consideráveis — como você viu ao longo deste conteúdo.

Se pudéssemos dar uma dica para a sua empresa, certamente apostaríamos no trabalho remoto (ou Anywhere Office — que, como você conferiu, também engloba o home office). Isso porque o profissional tem a liberdade para optar pelo formato que se sente mais confortável e produtivo — seja em casa, na sede da empresa ou no coworking.

Porém, notamos que essa realidade ainda é nova no Brasil. Muitos empreendedores não têm conhecimento sobre o que é e quais são os benefícios que o Anywhere Office pode trazer para a sua empresa. Afinal, muitas vezes pensam que precisam escolher entre dois formatos: o presencial (o trabalho tradicional) ou o home office — ou seja, sem compreender as vantagens do trabalho híbrido.

Se você também pensa assim, não se preocupe! Confira, a seguir, os principais benefícios do trabalho remoto para você ter a certeza do investimento nesse novo formato. Vamos lá?

VEJA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO TRABALHO REMOTO

Você ainda não está totalmente convencido de que o trabalho remoto é uma opção interessante para a sua empresa? Se sim, confira quais são os principais benefícios dessa metodologia.

  • Proporciona a liberdade de trabalhar em qualquer lugar: como vimos, o colaborador pode escolher trabalhar em casa, na empresa, em um coworking, em um café (ou qualquer outro lugar que se sinta mais confortável);
  • Diminui os quadros de ansiedade e depressão: precisamos considerar que muitas pessoas não se adaptam ao formato 100% home office devido ao distanciamento social, aumentando os quadros de ansiedade e depressão (como vimos anteriormente). Com o trabalho remoto isso não acontece; afinal, dificilmente o colaborador trabalhará sozinho — principalmente se optar pelo coworking;
  • Promove a inclusão social: o trabalho remoto permite contratações muito mais abrangentes. Ao eliminar a distância, você não limita as contratações por localidade. Assim, cria oportunidades para trabalhar com a diversidade no seu time, podendo contratar, por exemplo, colaboradores com dificuldades motoras — afinal, o deslocamento diário não se torna obrigatório;
  • Reduz os custos da sua empresa: ao apostar no trabalho remoto você não tem despesas com a infraestrutura, como água, luz, internet e aluguel. Se o colaborador trabalhar exclusivamente em casa (home office), você precisa se preocupar com essas questões também. Entretanto, uma dica legal aqui é apostar nos coworkings, que trazem uma infraestrutura completa ao colaborador por um preço muito mais acessível. Em outras palavras, isso reduz os custos da sua empresa;
  • Promove a satisfação dos colaboradores: ao proporcionar o poder de escolha ao colaborador, mostra que a sua empresa confia nas suas habilidades, aumentando a sua lealdade e satisfação. Isso traz mais confiança e credibilidade para a sua empresa, que confia plenamente nas escolhas dos funcionários;
  • Garante menos distrações e mais produtividade: um dos principais problemas da produtividade empresarial são as distrações no ambiente de trabalho. O trabalho remoto dá a liberdade para o colaborador escolher quando e onde quer trabalhar. Ou seja, se um dia terá uma reforma em casa, ele pode optar pelo coworking. Se no outro ele planejou trabalhar na empresa e os colegas estão sendo muito barulhentos, ele pode ir para casa.

trabalho remoto e home officeCo.W. Coworking Space, em São Paulo

TENHA UMA CERTEZA: O FUTURO É HÍBRIDO

Como vimos, o trabalho remoto não significa trabalhar em casa versus trabalhar na empresa. Ele combina essas duas opções em um formato que atenda as reais necessidades da sua empresa e dos colaboradores. Essa combinação permite refletir o que você realmente precisa — algo mais flexível em alguns dias; outros, talvez, mais engessados. A personalização do trabalho traz grandes vantagens para todos os tipos de negócios.

Em meio a uma pandemia, por exemplo, o momento é de ficar em casa. Mas, no cenário em que as atividades começam a voltar ao normal, as pessoas poderão ter mais possibilidades de escolha. Considerando todos os cuidados necessários de segurança e saúde no trabalho, podemos ter a certeza que, cada vez mais, as empresas e os profissionais optarão pelo modelo híbrido de trabalho.

MAS, AFINAL, O QUE ISSO SIGNIFICA?

Significa que o trabalho remoto, antes uma realidade ainda distante para muitos, está cada vez mais próximo. Portanto, vale a pena começar a considerar esse formato e adaptá-lo à realidade da sua empresa. Temos a certeza de que, com um bom planejamento, você vai aprovar e recomendar a experiência aos seus amigos.

Então, não hesite em apostar nesse formato de trabalho. Se você tem dúvidas, vá aos poucos: comece introduzindo o trabalho remoto no setor de marketing, por exemplo. Avalie os resultados em um mês e compare com os índices de produtividade dos meses anteriores. O mais importante é mensurar o desempenho de todos e ir corrigindo as falhas e dificuldades que possam surgir no meio do caminho.

O segredo é: vá aos poucos, faça testes e aperfeiçoe as estratégias. Aqui, uma grande aliada são as pesquisas de satisfação. Isso ajuda a entender a visão do colaborador e a melhorar as estratégias no trabalho remoto. Ao mensurar esses resultados, temos a certeza que você encontrará dados incríveis para compor um planejamento estratégico de sucesso.

Gostou de aprender mais sobre as diferenças entre o trabalho remoto e home office? Se sim, que tal acompanhar nossas constantes atualizações sobre o assunto? Siga o BeerOrCoffee nas redes sociais (FacebookInstagramYouTube e LinkedIn) e inscreva-se na nossa newsletter.

Sabemos que muita coisa vai mudar, mas podemos construir um futuro ainda melhor do que aquele que imaginávamos, não é mesmo?

Fonte: https://blog.beerorcoffee.com/2020/04/20/home-office-e-trabalho-remoto/

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre natanaeldsouzaEspecialista

Me chamo Natanael de Souza, sou idealizador do blog MarketingMestre, coach por missão e especialista em marketing digital, com foco para marketing de afiliados. Trabalho há mais de 6 anos prestando serviços de marketing em Santa Catarina e conforme verá em alguns exemplos, todos os projetos que realizo alcançam ótimos resultados! Eu moro em SC e ofereço meus serviços de coaching e marketing digital para clientes em todo Brasil.

Me siga