Se você quer empreender na piscicultura deve saber que são vários os sistemas utilizados para produção de peixes, desde os mais simples, denominados extensivos, até os mais produtivos, conhecidos como superintensivos.
O sistema extensivo de produção se caracteriza tanto pela baixa produtividade quanto pelo pequeno consumo de insumos. Geralmente são grandes represas onde são soltos os alevinos. O fornecimento de ração não é regular, e muitas vezes não são sequer alimentadas algumas espécies, a exemplo do tambaqui e piavuçu. Tais peixes aproveitam a produção natural de alimento do ambiente e, conforme a densidade populacional, possuem um crescimento que permite sua comercialização após algum período.
Em algumas situações, essas densidades estão em torno de 1 peixe para cada 10 m² de lâmina d’água.
Esse sistema de produção é muito utilizado quando o objetivo é principalmente o lazer ou mesmo o fornecimento ocasional de peixes para os consumidores. Comercialmente os resultados são muito variáveis, conforme o modelo, a região e o mercado local. Tem a favor de si a sustentabilidade, pois não há a utilização de insumos que possam gerar resíduos.
Em grandes represas na região norte de Mato Grosso, com criação de tambaqui e sistemas de curral de alimentação como métodos de captura, têm-se obtido resultados satisfatórios.
Em outros Estados, como Rondônia (tambaqui) e Rio Grande do Sul (tilápia) e em alguns países asiáticos, utiliza-se o consórcio em plantações alagadas de arroz, em que os alevinos são soltos e capturados antes da colheita. Apesar de ser extensivo e não usar ração, esse sistema tem uma tecnologia de manejo própria que permite a obtenção de resultados financeiros satisfatórios, além da ajuda que os próprios peixes proporcionam no controle de pragas, principalmente os insetos.
Apesar do baixo valor de custeio, o sistema extensivo atende somente a casos bem específicos, não sendo objeto, assim, de estudo regular para implantação de uma piscicultura comercial voltada ao mercado consumidor com lucro, qualidade e oferta regular de produtos.
Fonte: Sebrae.com.br