O relacionamento com o cliente a chave do sucesso de qualquer negócio. Afinal, o consumidor é responsável por garantir a rentabilidade da marca, gerar uma boa reputação e, principalmente, influenciar outros usuários.
Além disso, o mercado está cada vez mais competitivo, a concorrência aprimorou-se e fez com que o consumidor se tornasse mais exigente. Portanto, oferecer produtos de qualidade não é o suficiente. Na verdade, é preciso ir além.
Por isso, o marketing de relacionamento tem conquistado cada vez mais espaço no mundo corporativo, uma vez que a ferramenta vai de encontro com as ações de engajamento e auxilia as empresas a serem relevantes.
Uma empresa que vende placas de sinalização de segurança e aposta no marketing de relacionamento, tem as chances muito maiores de alcançar mais clientes e maximizar as suas vendas.
Pensando nisso, preparamos este post para mostrar a você, gestor, o que é marketing de relacionamento e como aplicá-lo na realidade da sua organização. Continue lendo!
O que é marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento se consiste em um conjunto de estratégias realizadas por uma empresa que tem como objetivo criar uma relação positiva com o cliente.
Na verdade, é mais que isso: tornar os consumidores grandes admiradores da marca. Logo, o marketing de relacionamento é fundamental para criar diferencial competitivo e atrair novos clientes.
Além disso, vale ressaltar que um dos pilares do marketing de relacionamento é a fidelização do cliente, que consiste em uma base sólida e alternativa de confiança.
Como aplicar o marketing de relacionamento?
Agora você deve estar se perguntando: mas como colocar em prática o marketing de relacionamento? Bom, a boa notícia é que não é uma atividade tão complexa. Veja:
1. Aposte em mídias digitais
A primeira dica para aplicar o marketing de relacionamento é apostar nas mídias digitais. Aliás, elas são ótimas ferramentas para manter a comunicação com os consumidores, estreitar o relacionamento e engaja-los com a marca.
Além disso, você pode compartilhar conteúdos informativos e oferecer dicas sobre os seus produtos, serviços, entre outros fatores.
Lembre-se também de escolher as mídias mais relevantes para seu público. De nada adianta você oferecer produtos e serviços como revestimento de cilindros, se o seu público não está presente em determinado canal.
2. Lembre de datas comemorativas
A lembrança de datas comemorativas é imprescindível para mostrar que a empresa se preocupa e valoriza o cliente.
Portanto, dispare e-mails em aniversários, natal, ano novo, entre outros momentos de maior comemoração. Vale destacar que essa é uma ótima oportunidade de oferecer uma promoção ou até mesmo um desconto.
3. Ofereça um bom atendimento
O atendimento é a base do relacionamento com o cliente. Pensando nisso, a tecnologia pode ser a sua maior aliada.
Atualmente, o mercado conta com uma infinidade de ferramentas capazes de automatizar o atendimento. Os chatbots, por exemplo, oferecem mais agilidade e reduzem o tempo de resposta.
Além do mais, o relacionamento é construído com base em confiança, então, nada melhor que proporcionar respostas rápidas e sanar as dúvidas dos consumidores.
Se você vende etiqueta código de barras, por exemplo, um atendimento otimizado fará com que os clientes solucionem suas dúvidas e comprem mais rápido seus produtos e serviços.
Agora que você já sabe sobre todos os detalhes do marketing de relacionamento, o que acha de aplicá-lo agora mesmo? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.