CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Marketing de relacionamento: o que é e como aplicar?

Marketing de relacionamento: o que é e como aplicar?

O relacionamento com o cliente a chave do sucesso de qualquer negócio. Afinal, o consumidor é responsável por garantir a rentabilidade da marca, gerar uma boa reputação e, principalmente, influenciar outros usuários. 

Além disso, o mercado está cada vez mais competitivo, a concorrência aprimorou-se e fez com que o consumidor se tornasse mais exigente. Portanto, oferecer produtos de qualidade não é o suficiente. Na verdade, é preciso ir além. 

Por isso, o marketing de relacionamento tem conquistado cada vez mais espaço no mundo corporativo, uma vez que a ferramenta vai de encontro com as ações de engajamento e auxilia as empresas a serem relevantes. 

Uma empresa que vende placas de sinalização de segurança e aposta no marketing de relacionamento, tem as chances muito maiores de alcançar mais clientes e maximizar as suas vendas.

Pensando nisso, preparamos este post para mostrar a você, gestor, o que é marketing de relacionamento e como aplicá-lo na realidade da sua organização. Continue lendo!

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento se consiste em um conjunto de estratégias realizadas por uma empresa que tem como objetivo criar uma relação positiva com o cliente. 

Na verdade, é mais que isso: tornar os consumidores grandes admiradores da marca. Logo, o marketing de relacionamento é fundamental para criar diferencial competitivo e atrair novos clientes. 

Além disso, vale ressaltar que um dos pilares do marketing de relacionamento é a fidelização do cliente, que consiste em uma base sólida e alternativa de confiança.

Como aplicar o marketing de relacionamento?

Agora você deve estar se perguntando: mas como colocar em prática o marketing de relacionamento? Bom, a boa notícia é que não é uma atividade tão complexa. Veja:

1. Aposte em mídias digitais

 

A primeira dica para aplicar o marketing de relacionamento é apostar nas mídias digitais. Aliás, elas são ótimas ferramentas para manter a comunicação com os consumidores, estreitar o relacionamento e engaja-los com a marca. 

Além disso, você pode compartilhar conteúdos informativos e oferecer dicas sobre os seus produtos, serviços, entre outros fatores.

Lembre-se também de escolher as mídias mais relevantes para seu público. De nada adianta você oferecer produtos e serviços como revestimento de cilindros, se o seu público não está presente em determinado canal.

2. Lembre de datas comemorativas

A lembrança de datas comemorativas é imprescindível para mostrar que a empresa se preocupa e valoriza o cliente. 

Portanto, dispare e-mails em aniversários, natal, ano novo, entre outros momentos de maior comemoração. Vale destacar que essa é uma ótima oportunidade de oferecer uma promoção ou até mesmo um desconto. 

3. Ofereça um bom atendimento

O atendimento é a base do relacionamento com o cliente. Pensando nisso, a tecnologia pode ser a sua maior aliada. 

Atualmente, o mercado conta com uma infinidade de ferramentas capazes de automatizar o atendimento. Os chatbots, por exemplo, oferecem mais agilidade e reduzem o tempo de resposta. 

Além do mais, o relacionamento é construído com base em confiança, então, nada melhor que proporcionar respostas rápidas e sanar as dúvidas dos consumidores.

Se você vende etiqueta código de barras, por exemplo, um atendimento otimizado fará com que os clientes solucionem suas dúvidas e comprem mais rápido seus produtos e serviços.

Agora que você já sabe sobre todos os detalhes do marketing de relacionamento, o que acha de aplicá-lo agora mesmo? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Luna BugattiEspecialista


Me siga