A Hortitec 2014 apresentou em sua 21ª edição uma tendência que vem ganhando espaço de modo modesto no mercado nacional, mas pode representar uma porta de entrada e grande oportunidade de negócios para pequenos produtores e empreendedores. Trata-se do segmento de frutas ornamentais.
Embora ainda seja uma cultura ainda pouco explorada no Brasil, há uma tendência de crescimento do cultivo de frutas ornamentais. A Embrapa estava presente na feira e expôs algumas variedades de frutas ornamentais desenvolvidas pelos pesquisadores.
Hoje o País tem uma participação pequena no mercado internacional, mas, devido às condições favoráveis para produção de frutas tropicais, é uma oportunidade para os produtores explorarem. Os nichos de mercado incluem paisagismo, jardinagem, decoração de festas, residências e empresas, produtos para floriculturas entre outros.
O cultivo de frutas ornamentais exige os cuidados básicos das culturas convencionais, porém o produtor deve estar atento para a aparência dos frutos. É uma atividade que permite facilmente a utilização de mão de obra familiar.
A apresentação é fundamental nesse mercado, portanto os detalhes da embalagem e acessórios utilizados serão fatores decisivos na escolha dos produtos. Os possíveis clientes podem ser desde floriculturas, decoradores, paisagistas, organizadores de eventos, distribuidores e pessoas físicas.
Visitar feiras e exposições, como as que acontecem em todo o país, na primavera, é um ótimo meio para você se manter atualizado das novas tendências desse segmento.
Veja outras tendências apresentadas na Hortitec 2014:
A rastreabilidade agregando valor a procedência das frutas, legumes e verduras.
Frutas, verduras e legumes mini e baby.