CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

HORTITEC 2014 – O grande valor das mini frutas e hortaliças

HORTITEC 2014 – O grande valor das míni frutas e hortaliças

Uma das novas tendências do mercado de frutas, legumes e verduras apresentada na Hortitec 2014 foram as frutas e hortaliças em miniatura. Uma ótima oportunidade de negócios para quem quer diversificar e economizar espaço para produção.

As frutas e hortaliças em miniatura são divididas em míni e baby. Os produtos míni são variedades obtidas por meio do melhoramento genético, como as miniabóboras e minicenouras. Já as baby são produtos obtidos pela colheita antecipada, como o caso das baby leaf.

Confirmando uma tendência já apresentada na Hortitec 2012, os legumes em miniatura foram mais uma vez destaque nessa última edição da feira.

A produção desses alimentos está relacionada aos seguintes fatores:

  • Diminuição do tamanho das famílias – redução de desperdício pela compra de volume alto em uma única unidade.
  • Aumento da procura pela alta gastronomia – facilita na decoração dos pratos e na produção de porções individuais.
  • Consumo infantil – são mais atrativos para as crianças.

Embora haja um considerável aumento no consumo dos produtos míni e baby, um dos fatores que dificulta na hora da comercialização é o preço elevado gerado pelo maior custo de produção. As sementes de um produto míni são relativamente caras e um produto míni no geral leva o mesmo tempo para ficar no ponto que um convencional, além de exigir defensivos com menor tempo de carência e um manuseio mais delicado na hora da colheita, embalagem e transporte por ser um produto com forte apelo estético. Além do preço, há uma certa desconfiança por parte de alguns consumidores com relação aos valores nutricionais das hortaliças em miniatura. A maior parte do consumo desses alimentos ainda é por parte dos restaurantes gourmets para elaboração de pratos requintados.

A hidroponia é o sistema mais indicado para produção das hortaliças míni e baby, pois nesse sistema o produtor consegue ter mais controle sobre as variáveis que podem interferir no desenvolvimento da planta e também prejudicar a estética.

Entre as vantagens do cultivo das hortaliças e legumes em miniatura está o preço diferenciado e a possibilidade do aumento da produção por área plantada. Para o consumidor, a vantagem é um produto com maior apelo estético, redução de desperdício e a possibilidade de elaborar porções individuais.

Acesse também:

A rastreabilidade agregando valor a procedência das frutas, legumes e verduras.

Selo de produção integrada.

Controle biológico.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae