CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

HORTITEC 2014 – Selo de produção integrada.

HORTITEC 2014 – Selo de produção integrada.

A Hortitec 2014, que aconteceu entre 28 e 30 de maio em Holambra – SP, é um dos eventos mais importantes do setor nacional agrícola, focado no mercado de frutas, legumes e verduras. Sua 21ª edição tratou de vários temas importantes para os pequenos, médios e grandes produtores, bem como para as pessoas que tem a intenção de adentrar neste mercado.

Levando em consideração a importância deste evento para o setor agrícola nacional o Sebrae preparou um estudo para informar sobre as principais tendências e oportunidades de negócios do evento deste ano.

No tópico abaixo iremos tratar do “Selo de produção integrada”.

Selo de produção integrada.

A certificação com o selo de Produção Integrada é um processo de certificação em que o produtor tem um conjunto de normas técnicas a seguir que são auditadas nas propriedades por certificadores acreditadas pelo Inmetro. A Produção Integrada (PI) é um sistema moderno baseado em boas práticas de manejo, que contribuem para o desenvolvimento humano, levando em conta a segurança do trabalhador, a legislação trabalhista, a qualidade de vida dos produtores e comunidades e a conservação do meio ambiente.

A oportunidade que esta certificação traz ao produtor é que o consumidor passa a ter mais segurança na hora de consumir os produtos do campo, por saber que foi produzido seguindo normas que valorizam a segurança alimentar e também pela rastreabilidade do produto que o sistema permite.

Segundo o Ministério da Agricultura, com a certificação os produtores rurais têm a chancela oficial do MAPA e do Inmetro de que seus produtos estão de acordo com práticas sustentáveis de produção e consequentemente mais saudáveis para o consumo, garantindo ainda menor impacto ambiental do que produtos convencionais e a valorização da mão de obra rural.

O processo de certificação de Produção Integrada pode ser implantado tanto para grandes produtores quanto para pequenos agricultores.

Segundo a palestrante Ana Paula Artimonte Vaz (Embrapa) durante o Workshop Hortitec 2014, o sistema não pede que os produtores não usem agrotóxicos na produção dos alimentos, mas sim para que use de forma moderada e racional, e não conforme recomenda o fornecedor, que geralmente tenta vender o máximo de agrotóxicos ao produtor. Também foi falado que o produtor, ao entrar no sistema de PI, deve estar ciente de que terá um trabalho extra, e que não necessariamente refletirá em preços melhores, e sim pode garantir mais a compra pelos consumidores.

O produtor que se interessar em obter o selo de Produção Integrada poderá entrar em contato com o MAPA por meio do e-mail: producao.integrada@agricultura.gov.br e ter maiores informações. O Sebrae arca com 80% dos custos do processo de certificação.

Acesse também: Hortitec 2014 – A rastreabilidade agregando valor a procedência das frutas, legumes e verduras.

Obtenha as informações mais relevantes da Hortitec 2014 para seus negócios acessando o estudo completo do Sebrae sobre o evento.

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosDeixa eu ver qual é