A vida média de uma loja virtual que nasce no Brasil é de 185 dias. Esse nível de mortalidade é assustador porque se trata de um mercado que exige muita preparação para alcançar o sucesso.
Mas não se preocupe! Invista um tempo de estudo em seu sonho, conte com o Sebrae e siga os passos da ideia de negócio a seguir par montar uma loja virtual. São passos em que todos e-commerces de sucesso trilharam.
10 passos para abrir uma loja virtual
1 - Ache um Nicho de Mercado ou uma Oportunidade
Pra pensar em qual loja virtual abrir, você pode usar o método P.H.D. que é a sigla para Paixão, Habilidade e Dinheiro. Ou seja, é essencial empreender em algo que você tenha experiência ou Habilidade e que goste da atividade ou tenha Paixão no propósito do ramo varejista. O outro ponto tão importante quanto você gostar do ramo é saber se há ainda oportunidade em empreender nesse segmento idealizado. Para apoiar o empreendedor nessa fase o Sebrae desenvolveu um guia para se descobrir oportunidades de nichos na internet.
2 - Estude o Mercado e Concorrência
Escolhido o nicho ou ter assumido uma ideia, agora é a fase de confirmar há oportunidades ou ameaças. Faça uma rápida análise do mercado para ter certeza da oportunidade. Avalie demandas de clientes e atuação dos concorrentes.
Para apoiar o empreender nesse intento, o Sebrae também editou um guia prático para você usar ferramentas gratuitas de Google e Facebook para analisar seu mercado.
Como fazer análise de mercado com ferramentas gratuitas de Google e Facebook
3 - Estude nossa Ideia de Negócio para Lojas Virtuais
O Sebrae desenvolveu um PDF com todas as dimensões que envolvem o e-commerce e a gestão de uma loja virtual. Informações como investimento, custo, legislação aplicada, tributação, gestão de pessoas e marketing estão no E-book:
Como Montar Uma Loja Virtual
4 - Faça um Modelo Canvas da sua ideia
Que tal fazer um exercício de planejamento do seu negócio numa ferramenta visual, rápida e prática? O Sebrae Canvas pode te ajudar a desenvolver a sua ideia em dimensões essenciais do negócio que você, talvez, nem tenha pensado ainda. São fatores como público-alvo, receita, parcerias-chave, relacionamento com o cliente e outros. Receba ainda contribuições da comunidade e apoio no desenvolvimento do modelo.
Acesse aqui o Sebrae Canvas gratuitamente.
5 - Faça o curso online do Sebrae Como Construir uma Loja Virtual
Se você achou os passos anteriores um pouco complicado, que tal o apoio de um curso para te orientar nessa caminhada? O Sebrae desenvolveu o curso online e gratuito:
Como construir uma loja virtual
6 - Teste o seu negócio em marketplaces como o Mercado Livre
Se o seu negócio já possui uma alta demanda na internet, antes de construir a sua loja virtual própria, teste essa demanda e a sua ideia em sites que já possuem bastante tráfego como o Mercado Livre ou qualquer outro e-commerce que funcione como marketplace do seu segmento. Você só paga a taxa de comissão se vender e se a experiência for um sucesso está na hora de ter sua própria loja. Se a parceria com o marketplace for interessante não hesite em continuar nela. 😉
7 - Escolha sua loja ou canal
Há muitas possibilidades de escolhas de lojas virtuais já prontas. Não precisa contratar um desenvolvedor para sua loja. Mas alguém pode te ajudar na escolha e na configuração da mesma.
São diversos os critérios para se levar em consideração na escolha do fornecedor como integração com marketplaces, meios de pagamento e seus custos, segurança, amigabilidade com o Google, velocidade do site, responsividade amigável, ERP dentre outros. Acesse no link a seguir uma ferramenta para te auxiliar nessa comparação:
Como escolher a plataforma do meu e-commerce
8 - Formalize seu negócio
A formalização do negócio é a hora de ter um CNPJ e escolher um regime de tributação. Saiba nos links abaixo como abrir sua empresa. É possível escolher a opção do MEI – Microempreendedor Individual que possui diversas vantagens e facilidades ou a opção de Microempresa.
Como abrir um MEI
9 - Promova tráfego para a sua loja
O diferencial da loja virtual para uma loja comum é a economia de não ter um ponto de venda em uma rua e todos os custos referentes a isso. Por outro, a loja virtual exige um esforço muito maior em marketing para atrair seus clientes.
No e-commerce as promoções mais comuns são o uso de marketplaces e de links patrocinados no Google e nas redes sociais.
Clique no link abaixo e descubra dicas e discussões de empreendedores como você que lançam mão do Marketing Digital para vender mais no e-commerce.
Marketing para e-commerces ou lojas virtuais
10 - Contrate parceiros e fornecedores para sua loja
Conheça a cadeia de negócios que envolve as lojas virtuais e descubra oportunidades para melhorá-la! São empresas que fazem desde precificação automática, logística e até revisão ou atualização dos conteúdos dos produtos.
Fornecedores para o seu e-commerce
Monitore seu sucesso!
Saber tudo que acontece com seus canais e o comportamento do seu cliente é essencial para o sucesso do seu e-commerce.
Como monitorar meu e-commerce?
Ufa!!! Se você chegou até aqui e cumpriu todos esses passos, parabéns!!!
Agora é monitorar sua performance a companhar sua evolução. Acesse nossa ferramenta que avalia sua atuação no e-commerce e acompanha sua evolução: