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Como montar uma loja virtual em 10 passos

Como montar uma loja virtual em 10 passos

A vida média de uma loja virtual que nasce no Brasil é de 185 dias. Esse nível de mortalidade é assustador porque se trata de um mercado que exige muita preparação para alcançar o sucesso.

Mas não se preocupe! Invista um tempo de estudo em seu sonho, conte com o Sebrae e siga os passos da ideia de negócio a seguir par montar uma loja virtual. São passos em que todos e-commerces de sucesso trilharam. 

 

10 passos para abrir uma loja virtual

Pra pensar em qual loja virtual abrir, você pode usar o método P.H.D. que é a sigla para Paixão, Habilidade e Dinheiro. Ou seja, é essencial empreender em algo que você tenha experiência ou Habilidade e que goste da atividade ou tenha Paixão no propósito do ramo varejista. O outro ponto tão importante quanto você gostar do ramo é saber se há ainda oportunidade em empreender nesse segmento idealizado. Para apoiar o empreendedor nessa fase o Sebrae desenvolveu um guia para se descobrir oportunidades de nichos na internet.

Confira o E-Book 50 oportunidades de Nichos Online

Escolhido o nicho ou ter assumido uma ideia, agora é a fase de confirmar há oportunidades ou ameaças. Faça uma rápida análise do mercado para ter certeza da oportunidade. Avalie demandas de clientes e atuação dos concorrentes.

Para apoiar o empreender nesse intento, o Sebrae também editou um guia prático para você usar ferramentas gratuitas de Google e Facebook para analisar seu mercado. 
Como fazer análise de mercado com ferramentas gratuitas de Google e Facebook

O Sebrae desenvolveu um PDF com todas as dimensões que envolvem o e-commerce e a gestão de uma loja virtual. Informações como investimento, custo, legislação aplicada, tributação, gestão de pessoas e marketing estão no E-book:
Como Montar Uma Loja Virtual

Que tal fazer um exercício de planejamento do seu negócio numa ferramenta visual, rápida e prática? O Sebrae Canvas pode te ajudar a desenvolver a sua ideia em dimensões essenciais do negócio que você, talvez, nem tenha pensado ainda. São fatores como público-alvo, receita, parcerias-chave, relacionamento com o cliente e outros. Receba ainda contribuições da comunidade e apoio no desenvolvimento do modelo.
Acesse aqui o Sebrae Canvas gratuitamente.

Se você achou os passos anteriores um pouco complicado, que tal o apoio de um curso para te orientar nessa caminhada? O Sebrae desenvolveu o curso online e gratuito:
Como construir uma loja virtual

Se o seu negócio já possui uma alta demanda na internet, antes de construir a sua loja virtual própria, teste essa demanda e a sua ideia em sites que já possuem bastante tráfego como o Mercado Livre ou qualquer outro e-commerce que funcione como marketplace do seu segmento. Você só paga a taxa de comissão se vender e se a experiência for um sucesso está na hora de ter sua própria loja. Se a parceria com o marketplace for interessante não hesite em continuar nela. 😉 

Como vender no Mercado Livre

Há muitas possibilidades de escolhas de lojas virtuais já prontas. Não precisa contratar um desenvolvedor para sua loja. Mas alguém pode te ajudar na escolha e na configuração da mesma.

São diversos os critérios para se levar em consideração na escolha do fornecedor como integração com marketplaces, meios de pagamento e seus custos, segurança, amigabilidade com o Google, velocidade do site, responsividade amigável, ERP dentre outros.  Acesse no link a seguir uma ferramenta para te auxiliar nessa comparação:

Como escolher a plataforma do meu e-commerce

A formalização do negócio é a hora de ter um CNPJ e escolher um regime de tributação. Saiba nos links abaixo como abrir sua empresa. É possível escolher a opção do MEI – Microempreendedor Individual que possui diversas vantagens e facilidades ou a opção de Microempresa.
Como abrir um MEI

Como abrir uma Microempresa

O diferencial da loja virtual para uma loja comum é a economia de não ter um ponto de venda em uma rua e todos os custos referentes a isso. Por outro, a loja virtual exige um esforço muito maior em marketing para atrair seus clientes. 

No e-commerce as promoções mais comuns são o uso de marketplaces e de links patrocinados no Google e nas redes sociais. 

Clique no link abaixo e descubra dicas e discussões de empreendedores como você que lançam mão do Marketing Digital para vender mais no e-commerce.  
Marketing para e-commerces ou lojas virtuais

Conheça a cadeia de negócios que envolve as lojas virtuais e descubra oportunidades para melhorá-la! São empresas que fazem desde precificação automática, logística e até revisão ou atualização dos conteúdos dos produtos. 
Fornecedores para o seu e-commerce

Saber tudo que acontece com seus canais e o comportamento do seu cliente é essencial para o sucesso do seu e-commerce.
Como monitorar meu e-commerce?

Ufa!!! Se você chegou até aqui e cumpriu todos esses passos, parabéns!!!

Agora é monitorar sua performance a companhar sua evolução. Acesse nossa ferramenta que avalia sua atuação no e-commerce e acompanha sua evolução:

Lucio Pires

Lucio Pires

AdvogadoSebrae
Analista Técnico do Sebrae Nacional. Trabalho com negócios digitais com formação em Negócios Exponenciais pela Singularity University – Califórnia, EUA. Especialista em Gestão de Pequenos Negócios (FIA/USP). Advogado especialista em Direito Empresarial (Estacio). Matemático com especialização em Finanças (UFBA).

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