Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Como montar uma loja virtual em 10 passos

Como montar uma loja virtual em 10 passos

A vida média de uma loja virtual que nasce no Brasil é de 185 dias. Esse nível de mortalidade é assustador porque se trata de um mercado que exige muita preparação para alcançar o sucesso.

Mas não se preocupe! Invista um tempo de estudo em seu sonho, conte com o Sebrae e siga os passos da ideia de negócio a seguir par montar uma loja virtual. São passos em que todos e-commerces de sucesso trilharam. 

 

10 passos para abrir uma loja virtual

Pra pensar em qual loja virtual abrir, você pode usar o método P.H.D. que é a sigla para Paixão, Habilidade e Dinheiro. Ou seja, é essencial empreender em algo que você tenha experiência ou Habilidade e que goste da atividade ou tenha Paixão no propósito do ramo varejista. O outro ponto tão importante quanto você gostar do ramo é saber se há ainda oportunidade em empreender nesse segmento idealizado. Para apoiar o empreendedor nessa fase o Sebrae desenvolveu um guia para se descobrir oportunidades de nichos na internet.

Confira o E-Book 50 oportunidades de Nichos Online

Escolhido o nicho ou ter assumido uma ideia, agora é a fase de confirmar há oportunidades ou ameaças. Faça uma rápida análise do mercado para ter certeza da oportunidade. Avalie demandas de clientes e atuação dos concorrentes.

Para apoiar o empreender nesse intento, o Sebrae também editou um guia prático para você usar ferramentas gratuitas de Google e Facebook para analisar seu mercado. 
Como fazer análise de mercado com ferramentas gratuitas de Google e Facebook

O Sebrae desenvolveu um PDF com todas as dimensões que envolvem o e-commerce e a gestão de uma loja virtual. Informações como investimento, custo, legislação aplicada, tributação, gestão de pessoas e marketing estão no E-book:
Como Montar Uma Loja Virtual

Que tal fazer um exercício de planejamento do seu negócio numa ferramenta visual, rápida e prática? O Sebrae Canvas pode te ajudar a desenvolver a sua ideia em dimensões essenciais do negócio que você, talvez, nem tenha pensado ainda. São fatores como público-alvo, receita, parcerias-chave, relacionamento com o cliente e outros. Receba ainda contribuições da comunidade e apoio no desenvolvimento do modelo.
Acesse aqui o Sebrae Canvas gratuitamente.

Se você achou os passos anteriores um pouco complicado, que tal o apoio de um curso para te orientar nessa caminhada? O Sebrae desenvolveu o curso online e gratuito:
Como construir uma loja virtual

Se o seu negócio já possui uma alta demanda na internet, antes de construir a sua loja virtual própria, teste essa demanda e a sua ideia em sites que já possuem bastante tráfego como o Mercado Livre ou qualquer outro e-commerce que funcione como marketplace do seu segmento. Você só paga a taxa de comissão se vender e se a experiência for um sucesso está na hora de ter sua própria loja. Se a parceria com o marketplace for interessante não hesite em continuar nela. 😉 

Como vender no Mercado Livre

Há muitas possibilidades de escolhas de lojas virtuais já prontas. Não precisa contratar um desenvolvedor para sua loja. Mas alguém pode te ajudar na escolha e na configuração da mesma.

São diversos os critérios para se levar em consideração na escolha do fornecedor como integração com marketplaces, meios de pagamento e seus custos, segurança, amigabilidade com o Google, velocidade do site, responsividade amigável, ERP dentre outros.  Acesse no link a seguir uma ferramenta para te auxiliar nessa comparação:

Como escolher a plataforma do meu e-commerce

A formalização do negócio é a hora de ter um CNPJ e escolher um regime de tributação. Saiba nos links abaixo como abrir sua empresa. É possível escolher a opção do MEI – Microempreendedor Individual que possui diversas vantagens e facilidades ou a opção de Microempresa.
Como abrir um MEI

Como abrir uma Microempresa

O diferencial da loja virtual para uma loja comum é a economia de não ter um ponto de venda em uma rua e todos os custos referentes a isso. Por outro, a loja virtual exige um esforço muito maior em marketing para atrair seus clientes. 

No e-commerce as promoções mais comuns são o uso de marketplaces e de links patrocinados no Google e nas redes sociais. 

Clique no link abaixo e descubra dicas e discussões de empreendedores como você que lançam mão do Marketing Digital para vender mais no e-commerce.  
Marketing para e-commerces ou lojas virtuais

Conheça a cadeia de negócios que envolve as lojas virtuais e descubra oportunidades para melhorá-la! São empresas que fazem desde precificação automática, logística e até revisão ou atualização dos conteúdos dos produtos. 
Fornecedores para o seu e-commerce

Saber tudo que acontece com seus canais e o comportamento do seu cliente é essencial para o sucesso do seu e-commerce.
Como monitorar meu e-commerce?

Ufa!!! Se você chegou até aqui e cumpriu todos esses passos, parabéns!!!

Agora é monitorar sua performance a companhar sua evolução. Acesse nossa ferramenta que avalia sua atuação no e-commerce e acompanha sua evolução:

Lucio Pires

Lucio Pires

AdvogadoSebrae
Analista Técnico do Sebrae Nacional. Trabalho com negócios digitais com formação em Negócios Exponenciais pela Singularity University – Califórnia, EUA. Especialista em Gestão de Pequenos Negócios (FIA/USP). Advogado especialista em Direito Empresarial (Estacio). Matemático com especialização em Finanças (UFBA).

You must login to add a comment.

Posts relacionados