Ja passou o tempo em que só grandes empresas faziam pesquisa de mercado. A informação passou a ser um fator crítico de sucesso para qualquer tipo de negócio. Portanto, se você deseja abrir um negócio ou entender o mercado em que sua empresa está, conhecer comportamento de consumidores, descobrir tendência, ameaças ou oportunidades, mapear concorrentes ou descobrir parcerias são ações que devem ser feitas de forma permanente para uma empresa ser competitiva.
Esse guia (goo.gl/NdDN6R) apresenta possibilidades práticas para se fazer análises, estudos e pesquisas de mercado com o uso de informações disponíveis na internet.
O documento ainda traz dicas para estruturar as ações necessárias para “reagir” às condições de mercado apresentadas.
Portanto, podemos usar esse guia (goo.gl/NdDN6R) para obtermos informações:
1- DO NEGÓCIO E SEUS OS CLIENTES
2- DA LOCALIZAÇÃO E CONCORRÊNCIA
3- DE TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES
4- DE PARCERIAS E FORNECEDORES
O documento traz também sugestões simples de uso de técnicas de análises de inteligência para que o empreendedor transforme as análises em ações estratégicas no seu negócio.
Assim, o documento pode ser útil em alguns processos empresariais:
1 – Apoio em plano de negócio;
2 – Planejamento estratégico;
3 – Marketing;
4 – Inteligência/Pesquisa de Mercado;
5 – Empreendedorismo digital;
6 – Apoio ao Marketing Digital;
7 – Apoio ao GeoMarketing;
8 – Lançamento de novo produto ou serviço;