Compartilhar
Sobre Thamiris Da SilvaSebrae
Universitária em Publicidade e Propaganda, colaboradora do Sebrae Nacional.Me siga
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.
Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.
As redes sociais são excelentes para quem tem ou pretende ter um pequeno negócio. Elas podem ser muito úteis para se relacionar com seus clientes atuais e até mesmo conquistar novos.
Mas de nada adianta ter o seu negócio nas redes sociais se você não estiver fazendo uso adequado delas. Confira práticas simples, mas que podem fazer toda a diferença.
Você precisa estar presente, mas não obrigatoriamente em todas as redes sociais. É essencial identificar em qual rede social o seu público está presente pois é mais importante focar em poucas e fazer um bom trabalho do que estar presente em várias e não ter condições de administrá-las.
Público-alvo: grupo específico de consumidores ou organizações que possuem perfis semelhantes.
Persona: descrição detalhada de um cliente ideal baseada em comportamentos, características pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Identifique se seu objetivo é estar presente/visível, se relacionar melhor com seus clientes atuais, prestar atendimento através de novos canais, acompanhar as tendências do seu mercado, divulgar seu portfólio ou qualquer outro motivo.
Pesquisas apontam que imagens são os principais recursos para engajar os usuários de redes sociais. Invista em fotos que valorizem seus posts, reforcem sua identidade e estimulem os usuários a se aproximar do seu negócio.
O consumo de vídeos tem crescido e se tornado muito popular entre os usuários de redes sociais. Este recurso áudio visual ajuda a ilustrar, chamar atenção e explorar a apresentação de uma informação de maneira dinâmica e de fácil compreensão.
Destaque situações que gerem curiosidade e demonstrem o dia a dia do seu negócio. Porém, tenha cuidado para não mostrar imagens que possam gerar má impressão (como sujeira, por exemplo).
Os consumidores gostam muito de interagir com as marcas, porém evite falar sobre o seu próprio negócio, seus clientes devem fazer isso. Faça o uso de enquetes, pesquisas, desafios e concursos por exemplo.
Fique atento para aproveitar acontecimentos diários e, na medida do possível, os incorpore na sua comunicação. Mas não se esqueça também de criar um calendário anual para tratar assuntos como épocas do ano, feriados, acontecimentos gerais, aniversário da cidade e entre outros.
Os usuários não devem ter acesso às suas publicações pessoais e tão pouco devem discernir entre ambas as esferas. Contas empresariais ajudam a demonstrar o profissionalismo do seu negócio.
Planeje, crie e compartilhe informações que sejam úteis, relevantes e curiosas constantemente. Produza conteúdos de autoria própria e acompanhe a reação das pessoas. Em geral, os horários onde há maior acesso de usuários está no início da manhã, por volta do horário de almoço e no início da noite.
Deixe um comentário
Você deve fazer login ou registrar para adicionar um novo comentário.