Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Conceito de Design Hostel atrai novo mercado consumidor

Conceito de Design Hostel atrai novo mercado consumidor

Quando se fala em albergue, a imagem que vem em mente é um lugar com quartos apertados, cheios de camas do tipo beliche, invariavelmente bagunçados e cheios de estudantes querendo conhecer pessoas de todos os lugares do mundo. Em outras palavras, acomodações coletivas de baixo custo, destinadas a estudantes e viajantes.

Ocorre que este este tradicional conceito de albergue, também conhecido como Pousada da Juventude ou Hostel, está mudando.

E essa mudança acompanha uma tendência mundial de valorização do design dos espaços, com ambientes bem decorados, elementos gráficos e obras de arte.

Somado a isso também há a mudança de perfil do público viajante jovem, que busca uma acomodação de preço acessível, não necessariamente de baixo custo, em ambiente moderno e aconchegante, somada a uma expectativa agradável de experiência e convivência social a ser vivida durante o período de hospedagem.

A modernização desses estabelecimentos, intitulados de Design Hostel, tem atraído também um novo mercado consumidor: pessoas que gostam de festas e baladas, mas não são necessariamente viajantes frequentes.

Isso ocorre porque os donos desses estabelecimentos têm investido em eventos sociais como estratégia de marketing para atrair um público “antenado” em tendências e conceitos inovadores. A estratégia funciona para mostrar o conceito do empreendimento, o ambiente, a infraestrutura e os serviços disponíveis, criando um posicionamento claro na mente do consumidor.

Executivos jovens em viagens de trabalho também são alvos dos Design Hostels. Aliado à utilização das redes sociais, o conceito do empreendimento é difundido e as estratégias de fidelização do público ganham corpo.

O conceito do albergue moderno surgiu na Europa, entre os anos 2009 e 2010, como resposta criativa à crise econômica mundial que afetou vários segmentos e, sendo o Turismo um setor muito sensível à crise, os estabelecimentos tiveram se que reinventar.

Esse tipo de hospedagem é representado em sua grande maioria por pequenas empresas, que são mais ágeis para se reestruturar do que grandes redes hoteleiras. Resultado: além de se manterem vivos, os proprietários desses empreendimentos criaram uma nova tendência de consumo para o segmento.

No Brasil, o Rio de Janeiro foi um dos primeiros Estados a adotar o conceito. O Leblon Spot foi o pioneiro, seguido pelo Oztel, em Botafogo, e o Z.bra, também no Leblon.

Na Bahia, foi inaugurado recentemente no Bairro do Rio Vermelho o FDesign Hostel, empreendimento que possui entre seus sócios o ator Luis Fernando Guimarães. A gestão do empreendimento fica a cargo do empreendedor Adriano Medeiros.

Como atrativos inovadores, o Hostel baiano possui sala de cinema e um espaço denominado Urubu Club, um terraço panorâmico com piscina onde são feitas festas e celebrações como, por exemplo, curtir um belo pôr do sol!

Os proprietários de albergues devem ficar atentos à tendência e aproveitar as oportunidades de negócio proporcionadas pelos grandes eventos que ocorrerão no Brasil nos próximos anos.

Andrezza Torres

Andrezza Torres

Coordenadora Nacional Beleza SEBRAE Sebrae
Coordenadora Nacional de Beleza e Cosméticos no Sebrae.
Publicitária, especialista em mercados e inovação, mestre em psicologia. Empreendedora. Futurista.

You must login to add a comment.

Posts relacionados