Com mais de um milhão de microempresas e microempreendedores individuais formalizados, o segmento de serviços de beleza – salões, centros de estética, esmalterias, barbearias – dentro do universo dos pequenos negócios, é uma das áreas mais sensíveis à crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus.
Dado o momento crítico de isolamento promovido pela crise COVID-19, temos que considerar para os negócios de serviços de beleza:
1) Estão impedidos de trabalhar de forma mais severa, já que sua atividade carece de contato físico humano, de maneira que não é possível atuar de forma remota;
2) Do total de CNPJs registrados (1 mi), mais de 970 mil são MEIs, Microempreendedores Individuais, que não têm reservas ou formas adicionais de renda.
Perguntas frequentes sobre Serviços de Beleza:
1 - Não posso atender no meu salão durante o isolamento, como faço para manter o faturamento?
Venda online serviços e produtos: atualizados os dados e mantendo o contato frequente, abre-se canal para vendas online que podem ser de dois tipos prioritariamente.
a) voucher de serviços, a chamada VENDA ANTECIPADA. Aqui os clientes compram um serviço pagando antecipado, seu uso é feito quando o negócio for reaberto. Esse tipo de venda tem gerado bons resultados em negócios de beleza, veja casos reais no perfil do Instagram @beleza_inspira_covid19;
b) VENDA ONLINE produtos home care, sempre a partir das necessidades de cada grupo de clientes, formulando kits específicos se diferencia o negócios dos inúmeros sites de venda de cosméticos. Por mais que essas vendas não alcancem um faturamento significativo, elas mantêm o vínculo com o cliente.
2 - Quais os passos para a Venda Antecipada no Salão de Beleza?
Diante da crise COVID19 os negócios de beleza podem usar a VENDA ANTECIPADA para manter um faturamento mínimo. Siga o passo a passo desenvolvido pelo Sebrae:
1- Defina quais serviços serão oferecidos para a venda antecipada;
2- Defina qual será a vantagem para o cliente de comprar antecipado. Exemplos: preço promocional, comprar um serviço e ganhar outro;
3- Defina qual parceiro ou colaborador executará o serviço e o método de rodízio quando o cliente não define o profissional;
4- Defina qual será o meio de pagamento e como será feito o split (ou divisão) entre salão de beleza e profissional de beleza; É muito importante que os salões e profissionais recebam antecipado e não somente uma das partes;
5- Organize muito bem a planilha das vendas antecipadas, deixando essa lista disponível e atualizada para todos os envolvidos; Transparência é fundamental;
6- Já existem aplicativos que organizam esse serviço, busque pela melhor opção; Alguns meios de pagamento também já oferecem esse serviço;
7- Quando as atividades forem retomadas faça o agendamento segundo a preferência apontada pelo cliente, informando a ele que está reservada parte de cada dia de trabalho para esse fim; É importante deixá-lo ciente dos horários DIÁRIOS reservados para cumprir os serviços já comercializados; Faça isso com muito cuidado, o cliente que já fez a compra precisa se sentir seguro da execução do serviço;
8- Divulgue a venda antecipada primeiro aos clientes mais fiéis e depois ao mercado em geral; Isso gera a sensação de proximidade e de preferência;
9- Use as redes sociais para venda antecipada: Whatsapp, TikTok, Instagram, Facebook;
10- Para todos os itens: todo o planejamento da venda antecipada deve ser debatido e definido junto à equipe de profissionais parceiros e descrito para conferência posterior de todos. O engajamento de parceiros é fundamental.
3 - Como faço para baixar meu custo fixo durante o isolamento social?
1- Revise os contratos de serviços: diante da suspensão do atendimento ao cliente e vendas no ponto físico, é hora rever os gastos mensais: telefonia, internet, assinatura de TVs, dados, softwares de gestão, manutenção de equipamentos. Se for dispensável, é hora de cortar ou suspender assinatura. Para isso leia o contrato e veja se o corte ou suspensão acarretará em multas ou restrições futuras. Dedicar tempo para renegociar pode poupar um bom dinheiro e aliviar o caixa;
2- Faça a organização do estoque, negocie faturas e revise compras: é um momento oportuno para colocar a casa em ordem do ponto de vista da gestão de estoque. Faça um levantamento minucioso e reveja o planejamento de compras, renegociando faturas a vencer quando possível, vários fornecedores estão anunciando condições diferenciadas neste momento. Importante: ordene os produtos pelo prazo de validade e identifique os que devem ser usados primeiro, assim que o negócio voltar a funcionar;
3- Negocie o aluguel: estar com o negócio impedido de funcionar (como na maioria dos municípios brasileiros hoje, 29/3/2020), pode acarretar em falta de recurso para pagar o aluguel em dia. Renegocie, renegocie, renegocie. Se o negócio estiver localizado em shoppings e centros comerciais procure a Associação Brasileira de Salões de Beleza (http://www.saloesbrasil.com.br), que tem pleitos junto à ABRASCE (Associação Brasileira de Shoppings e Centros Comerciais). Caso não haja sucesso na renegociação há a opção da obtenção de crédito e a opção de abrir mão do ponto comercial (deve-se analisar com apoio jurídico o contrato firmado), neste caso procure IMEDIATAMENTE o sindicato local para verificar a situação dos contratos de parceria vigentes;
4 - Tenho medo de perder clientela durante o isolamento, o que posso fazer para manter os clientes?
1- Organize seu conjunto de clientes: aproveite o tempo para duas ações importantes. a) atualizar os dados; e b) conhecer melhor o perfil de quem procura o seu salão. Com ajuda dos profissionais-parceiros, estabeleçam as principais características que devem ser analisadas: características de biótipo, quais serviços procuram, que produtos e marcas preferem, por exemplo;
2- Mantenha o contato com os clientes aquecido: feita a organização do conjunto de clientes, mantenha a comunicação frequente. Os canais de contato devem estar sempre atualizados, publicando informação de interesse dos clientes, que podem até transbordar para os temas de bem estar e saúde, além da beleza. Use o Whatsapp, TikTok, Instagram, Facebook, Telegram, todos gratuitos e de simples uso, que abrangem públicos de diferentes idades e comportamentos online (veja as dicas no EAD Marketing Digital do Sebrae). O contato com os clientes também servirá para ativar campanhas de vendas (próximo item), além de manter o negócio bem posicionado na mente dos clientes.
5 - Meu espaço é próprio, como aproveitar o período de isolamento?
Reinvente o seu espaço: caso a negociação do aluguel seja bem sucedida ou o imóvel seja próprio, use o tempo que ficar sem receber clientes para repaginar o local. Não é o caso de grandes reformas, mas uma faxina especial no espaço, pintar você mesmo uma parede, mudar a disposição do mobiliário, trazer um item de decoração, usar plantas, por exemplo, são pequenas ações que revigoram seu negócio e preparam para a reabertura. Caso você tenha que abrir mão do ponto, não desanime. Avise imediatamente os clientes que o negócio reabrirá em breve em outro local que será informado breve e comece a sondar outros locais. Pense que pode ser uma boa oportunidade para repensar se é hora de trabalhar em um espaço diferente ou com um tipo específico de atividade.
6 - Precisarei demitir ou rescindir contratos de parceria no âmbito da Lei Salão Parceiro, o que fazer?
Demitir deve ser a última opção, porque é caro e neste momento o caixa está baixo. A suspensão do contrato de trabalho já foi autorizada por vários sindicatos. Procure o representante sindical que atende a sua região ANTES de decidir. Em alguns estados, como São Paulo por exemplo, os sindicatos patronal e laboral acordaram que é possível suspender o contrato de emprego, pagando ajuda de 25% do salário e uma cesta básica. Poderá haver também o pagamento de ajuda inferior a 25% ou mesmo suspensão do pagamento, caso se comprove não haver qualquer capacidade financeira para isso (procure o PRÓ-BELEZA http://www.probeleza.org.br).
Também é importante conhecer a MP 927, recém publicada, que trata de trabalho remoto, antecipação de férias, antecipação de feriados, banco de horas, recolhimento do FGTS e questões afins. Lembrando que o Art.18 (suspensão do trabalho por 4 meses) foi revogado pela MP 928.
No caso da rescisão de contratos de parceria no âmbito da Lei Salão Parceiro, também vale a recomendação de procurar o sindicato para saber quais são as alternativas já vigentes pelos acordos firmados.
7 - Precisarei de crédito, o que fazer?
Os bancos públicos têm anunciado linhas de crédito com juros bem menores que os praticados no mercado. Os bancos privados também têm linhas especiais para a crise COVID-19. Acompanhe, procure saber as linhas disponíveis e compare os juros praticados e os prazos de carência.
8 - Receberei ajuda do Governo?
Depende, para informais e pequenas empresas já existem algumas medidas governamentais anunciadas. Há um site que reúne as ações do Governo referentes à COVID-19. Nele é possível encontrar Leis, Decretos e outros informes http://www4.planalto.gov.br/legislacao/portal-legis/legislacao-covid-19 .
O Sebrae, junto à ABSB – Associação Brasileira de Salões de Beleza e PROBELEZA, encaminhou ao Ministério da Economia uma lista de pedidos que amparam os negócios de beleza.
9 - Na minha cidade está decretado o isolamento social, posso atender à domicílio?
A orientação das autoridades de saúde é que não. Respeitar as orientações evitando o contato social é importante para que a estratégia de saúde pública adotada no país tenha bom resultado e saiamos o mais rápido possível da crise, com o menor número de contaminados e vítimas fatais.
10 - Tenho clientes idosos ou diabéticos, posso atende-los em suas casas?
Nesses casos é necessária a autorização do médico que acompanha o paciente. Sob essa autorização médica, é possível realizar o atendimento, adotando todos os cuidados de segurança já recomendados pelas autoridades de saúde acerca do novo Coronavírus, e pela VISA local acerca dos instrumentos perfuro-cortantes.
11 - Tenho um Salão de Beleza com parceiros MEI dependentes da prestação de serviços para sua renda. Como mantê-los confiantes e seguros neste período?
Esse é um momento sem precedentes, por isso a insegurança é natural, em especial para os profissionais de beleza MEI que tem como renda o resultado dos seus serviços prestados. Alguns salões tem oferecido auxílio a seus parceiros como cestas básicas, ajudas de custo ou pequenos empréstimos.
A estratégia de VENDA ANTECIPADA pode ajudar a gerar renda para os profissionais parceiros. Todo o mercado aguarda do Governo as medidas de amparo ao MEI Beleza, pleito já feito ao Ministério da Economia pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Salões de Beleza e PROBELEZA.
Esteja atento às noticias das medidas governamentais utilizando o site http://www4.planalto.gov.br/legislacao/portal-legis/legislacao-covid-19 . Por fim, mantenha os parceiros cientes de que esse momento irá passar, empatia e solidariedade é fundamental.
12 - Como aderir ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda da MP 936?
Para aderir ao Programa e ter acesso ao Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) é necessário que o empregador informe ao Ministério da Economia os acordos celebrados com seus empregados, por meio dos sistemas eletrônicos disponibilizados pelo próprio órgão.
Em qual sistema devo informar o acordo feito com meu empregado?
Depende do tipo de empregador que você se enquadra.
Se é pessoa jurídica, o acordo deve ser registrado por meio do Sistema Empregador Web. Ao acessar a página, o usuário deve fazer sua autenticação e declarar as informações conforme leiaute pré-definido;
Caso seja pessoa física, como o profissional autônomo que tem um assistente contratado, por exemplo, ou empregador doméstico, deve registrar os acordos por meio do Portal de Serviços do Ministério da Economia. Ao acessar a página, o usuário deve autenticar-se com seu login único GOV.COM e acessar o serviço “Benefício Emergencial”.
Por meio da opção “Empregador”, constante na página, é possível acessar os Manuais de Acesso de cada sistema informativo.
Saiba mais: Perguntas e Respostas do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda – MP 936.
13 - Quais as orientações para a reabertura dos Serviços de Beleza?
1 – Trabalhe como se todos estivessem infectados
Em tempos da pandemia COVID19 é importante entender que além do período de incubação do vírus, que pode variar de 4 a 14 dias, podemos conviver diariamente com infectados assintomáticos, ou seja, que não apresentam os sintomas descritos da doença e, por isso, são potenciais disseminadores da doença.
2 – Atenção aos Decretos
É importante levar em consideração o decreto de funcionamento vigente em cada região, e, caso exista divergência de informações entre os decretos municipais e estaduais, opte por seguir a orientação mais rígida e com requisitos orientados por entidades OPAS – Organização Pan Americana da Saúde, OMS – Organização Mundial de Saúde, Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde e Conselho Federal de Química.
3 – Chegada de clientes e profissionais
Dentro do contexto da pandemia de COVID19, organize uma área de chegada para clientes e profissionais disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos e medidas para higienização das solas do sapato como um borrifador com álcool 70%;
Solicite que todos os clientes estejam de máscara reutilizável própria. Caso não possuam, ofereça a opção de compra no próprio estabelecimento;
Oriente que os clientes, se possível, não levem acompanhantes ou animais de estimação;
Divulgue que os atendimentos serão feitos exclusivamente com agendamentos para evitar filas e espera.
4 – Higienização de Superfícies e Equipamentos
Antes de iniciar as atividades diárias e entre atendimentos, deve-se realizar a limpeza e desinfecção química, respeitado o tipo de material, nos locais de contato do cliente, a saber: bancadas, poltronas, cadeiras, macas e afins;
Caracteriza-se limpeza o uso agente detergente, como água e sabão;
Caracteriza-se desinfecção química o uso de agente desinfetante, como álcool 70% ou solução com água sanitária; A solução de água com água sanitária deve seguir as seguintes medidas:
Para objetos e superfícies como mesas, chaves, maçanetas e afins: 25ml de água sanitária para 1L de água.
Para pisos, áreas externas, sanitários: 50ml de água sanitária para 1L de água.
Usar papel toalha descartável para limpeza e desinfeção;
Dar preferência à ventilação natural, com portas e janelas abertas. Caso o decreto vigente em sua região permita o uso de ventilação artificial, como o uso de ar condicionado, investir na limpeza frequente de filtros;
Retirar tapetes mantendo uma decoração mais minimalista para facilitar o processo de higienização;
Optar, sempre que possível, por deixar portas internas abertas entre setores para ajudar na circulação e evitar o toque em puxadores e maçanetas;
Aumentar a frequência da higienização do chão utilizando solução adequada de água com água sanitária ou outro respeitando o tipo do revestimento do piso;
Distribuir álcool em gel em todos os setores, todas as bancadas de atendimento, recepção, banheiros, copas e afins;
Em banheiros, para enxugar as mãos, usar toalhas de papel;
Aumentar a frequência de higienização de puxadores, maçanetas, interruptores, corrimões e espelhos utilizando solução adequada água com água sanitária;
Manter frequência de higienização de canetas e outros materiais de escritório, teclado, mouse, monitor e telefones;
Higienizar a maquineta do cartão após cada uso, permitindo que o cliente manuseie seu cartão, e disponibilizar álcool em gel em cada estação de pagamento;
Pagamentos em espécie pedem atenção redobrada para a higienização das mãos.
5 – Destinação adequada do lixo
Durante a pandemia de COVID19, devido ao risco da presença de agente biológico, todos os EPIs e papéis toalha usados para higienização de superfícies devem ser destinados de acordo com as normas da vigilância sanitária local.
É importante removê-lo diariamente ou tantas vezes quanto forem necessárias durante o dia;
Distribuir lixeiras dentro das normas da vigilância sanitária local em todos os setores para evitar o transporte do lixo possivelmente contaminado pelo estabelecimento;
Quando removido dos setores, o lixo deve ser armazenado ensacados em recipientes apropriados com tampa;
O profissional responsável pelo recolhimento deve estar paramentado com luvas e máscara reutilizável.
6 – Orientações para o cliente
Durante o agendamento, nesse período de pandemia, realizar pesquisa em caráter informativo, questionando se o cliente apresenta sintomas relacionados à COVID19, se viajou recentemente ou se pertence a algum grupo de risco;
Solicitar que o cliente use máscara própria ou fornecer assim que entrar no estabelecimento;
Indicar locais para lavagem de mãos e uso do álcool em gel distribuído nas bancadas;
Orientar que o cliente higienize o celular e que evite ao máximo o uso, durante a permanência no estabelecimento.
7 – Medidas para evitar aglomerações e contaminação cruzada
Em tempos de pandemia orienta-se organizar escala de trabalho, prevendo evitar aglomerações, de acordo com a quantidade de pessoas permitida em um mesmo ambiente estabelecida no decreto da sua região;
Definir a escala de retorna da equipe respeitando as orientações da OMS quanto ao pertencimento aos grupos de risco;
Realizar atendimento mais exclusivo, estabelecer distância mínima de 2m entre as estações de atendimento;
Não permitir a realização de serviços simultâneos no mesmo cliente. Exceto quando respeitar a distância mínima orientada entre os profissionais e o cliente.
8 – Orientações para profissionais de beleza
Profissionais de beleza precisam estar cientes de sua responsabilidade em minimizar a disseminação do coronavírus durante o atendimento, respeitando os protocolos recebidos.
Lavagem das mãos entre cada atendimento e andar com álcool gel próprio;
Uso de máscara reutilizável para todos e combinação de máscara reutilizável e face shield para procedimentos mais detalhados como: maquiagem, barba, depilação, estética;
Máscara reutilizável deve ser trocada a cada 2h ou se estiver úmida antes desse período;
A máscara face shield deve ser higienizada a cada troca de cliente;
Orientação para uso de farda branca que seja lavada diariamente, que permita o uso de água sanitária; uso de jaleco de TNT descartável trocado a cada cliente quando o serviço realizado necessite contato físico como massagem;
Uso de cabelo preso ou touca descartável e unhas cortadas;
Manter bancadas o mais livre possível, deixando sobre elas apenas instrumentos e produtos usados durante o atendimento;
Procedimentos realizados com luvas não substituem a lavagem e higienização das mãos;
Proibido o compartilhamento de itens pessoais, como maquiagem, vasilhas, talheres e celular;
Quanto ao adornos pessoais, permitido uso de brincos pequenos. Retirar anéis, brincos, pulseiras, gargantilhas, relógios, colares;
Orientar higienização dos celulares e que evitem ao máximo o uso durante a permanência no estabelecimento;
Dar preferência ao uso de produtos que não produzam aerossóis, como spray secante/fixador, finalizadores com pulverizador e afins;
Ter atenção durante o uso do secador de cabelo, posicionando o bico no sentido raiz em direção as pontas. Desta forma, diminuímos o direcionamento do vento sempre de baixo para cima mitigando a possível propagação de partículas;
Verificar diariamente a temperatura corporal dos profissionais.
9 – Comunicação
Realizar treinamento com a equipe sobre as medidas preventivas e conscientizar quanto a importância do cumprimento dessas ações;
Criar lembretes para equipe e clientes sensibilizando sobre a importância da lavagem das mãos, do uso de álcool gel, do não compartilhamento de objetos pessoais (inclusive celular), da higiene respiratória e etiqueta de tosse;
Distribuir por todo estabelecimento as medidas preventivas tomadas pela empresa através de cartazes em displays, aparelhos de TV ou sistema interno de som.
10 – Detalhamento em cada área/modelo de negócio
Durante a pandemia mundial de COVID19 é necessário ter atenção aos detalhes em cada atendimento.
Sala de Esterilização: revisar os processos de esterilização, principalmente durante a lavagem de materiais de acordo com orientações da vigilância sanitária.
Barbearia: lavar cabelos e orelhas dos clientes antes de iniciar o corte para minimizar a possibilidade de contaminação; possuir número maior de instrumentos, como pentes da máquina de corte, levando em consideração à quantidade de clientes atendidos; usar máscara reutilizável e face shield para serviços mais detalhados, como barba.
Esmalteria: diminuir a quantidade de esmaltes expostos; usar luvas; higienizar a cada cliente, a poltrona, cirandinha ou mesa de atendimento.
Estética/Depilação: usar luvas, máscara reutilizável e face shield; separar os produtos que serão utilizados em cada atendimento, mantendo a bancada sempre livre; usar de papel toalha descartável sobre a maca.
Maquiagem: máscara reutilizável e face shield; higienizar o rosto do cliente; possuir número maior de pincéis, levando em consideração à quantidade de clientes atendidos, permitindo um kit de pincéis para cada cliente; fracionar os produtos para cada atendimento, evitando levar o pincel possivelmente contaminado ao produto; higienizar pincéis deixando-os de molho por 15min em solução de clorexidina a 2%, seguindo a diluição de 100ml de clorexidina para 1L de água.
Cabelos: lavar cabelos e orelhas dos clientes antes de iniciar serviços como corte e escova para minimizar a possibilidade de contaminação; não compartilhar instrumentos como bobs, presilhas, pentes e escovas; não reutilizar papéis ou mantas para descoloração; manter na bancada apenas instrumentos e produtos usados durante o atendimento; utilizar capas descartáveis ou de tecido desde que sejam higienizadas de forma adequada e não reutilizadas entre clientes; para higienizar bobs, presilhas, pentes e escovas, antes de seguir o protocolo orientado pela vigilância sanitária da sua região, coloque-os de molho por 15min em solução adequada de água com água sanitária a 2% ou 2,5% ou em em solução de clorexidina a 2%, seguindo a diluição de 100ml de clorexidina para 1L de água.
Copa: organizar escala para horários de almoço e lanches, evitando aglomerações; sugerir que não consumam refeições via delivery; distribuir cartazes para sensibilizar profissionais sobre a importância da higienização de equipamentos de uso comum como microondas, geladeira, fogão, mesas, cadeiras e interfones.
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