Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que buscam por produção de café. Geralmente, ela ocorre com mais eficiência em cidades em que a temperatura marca entre 18º a 22º.
Porém, é importante destacar que existem algumas regiões onde é possível cultivar o café com temperatura de 23º ou 24º.
Em cidades onde as temperaturas não passam dos 18º, o cultivo não é indicado, mesmo que essa queda permaneça somente por alguns dias.
Por outro lado, os cafezais são mais recomendados em municípios onde as chuvas se espalham durante o ano e com precipitação que pode variar entre 600 mm a 1500 mm anuais,
Ao contrário do que muita gente imagina, a distribuição de chuvas é fundamental para auxiliar no desenvolvimento do cafeeiro. A boa notícia é que a ausência dela no inverno não traz consequências negativas para o cultivo.
Nas cidades em que as chuvas não chegam com frequência durante todos os meses do ano, o cultivo não é prejudicado. Afinal, os sistemas de irrigação surgem como um aliado bastante eficiente.
Quais são os melhores locais para produzir café no país?
Após descobrir qual é o clima ideal para a produção de café, vamos entender em quais regiões do país ela ocorre com mais frequência?
São Paulo
Sem dúvidas, esse é um dos melhores locais para cultivo. A região contém características que ajudam os produtores que estão espalhados por vários cantos do estado.
Há mais de 200 anos, Mogiana, no norte de São Paulo, é um dos locais preferidos. Por lá, a região é distribuída da seguinte forma: Alta Mogiana e Média Mogiana. A primeira contém os seguintes municípios: Franca, Patrocínio Paulista e Batatais.
Já a Média Mogiana, você pode identificar os seguintes municípios: Espírito Santo do Pinhal, Santo Antônio do Jardim e São João da Boa Vista). É importante entender essa divisão porque em cada lugar é possível encontrar o café de uma forma.
Veja abaixo quais são as principais características do café em Alta Mogiana
- Frutado;
- Corpo cremoso;
- Acidez média;
- Toques de caramelo, chocolate e nozes.
Já em Média Mogiana, o café contém as seguintes características.
- Grão arábica;
- Corpo cremoso;
- Boa acidez;
- Notas de chocolate e castanha.
Minas Gerais
Ao lado de São Paulo, Minas Gerais também tem uma presença forte na produção de café. Por lá, é possível encontrar diversas microrregiões com características particulares e que são bastante reconhecidas.
No sul de Minas, local que está situado próximo a região paulista, a produção é bastante intensa. Para se ter uma ideia, neste local se concentra mais de 70% do que é produzido no estado.
A região é a escolhida por grande parte dos produtores porque o clima e o relevo são bastante atrativos para a produção do grão arábica.
Já na Matas de Minas, a produção do café semelhante ao arábico tem particularidades bastante especiais. Devido a esse motivo, ele é enviado para vários lugares do mundo. Dentre os mais comuns, encontram-se: Europa, Ásia e América do Norte.
Bahia
Foi na década de 70 que o estado ingressou na produção de café. Atualmente, ela produz diversos graus que são considerados diferenciados no mercado. Na Chapada Diamantina, por exemplo, os grãos do tipo Arábica são mais comuns.
O terreno e o clima da região são os principais motivos pelos quais a Bahia se destacou na produção do café.
É impressionante quantas histórias e curiosidades interessantes estão por trás dessa bebida. Por isso, vale a pena conhecer sites especializados no assunto, como o Café Fazenda. Por lá, você encontra produtos diferenciados, especialmente para aquelas pessoas que são apaixonadas por café.
Após descobrir qual é o clima ideal para a produção de café, siga-nos nas redes sociais e conheça mais detalhes sobre essa incrível bebida.