O lucro é o grande objetivo de todo e qualquer empreendimento, sendo o resultado final de todos os esforços e trabalhos seja conjunto ou individual, ele que comprova se uma empresa está indo bem, está indo mal e se permanecerá funcionando.
De nada adianta montar um baita negócio, com produto extremamente inovador e disruptivo aliado a uma proposta de outro mundo se no final das contas você não possuir clientes o negócio fecha.
Pensando em modelos e métodos de negócio, é muito simples para um empreendedor ser atraído pelo Supermercados lojas dos gêneros, uma vez que, basta pensar que os produtos estarão sempre em demanda e sempre sendo procurado por parte dos clientes.
Afinal de contas, precisamos de alimentos e demais itens o tempo todo. Uma coisa que nem todos levam em consideração em relação ao Supermercados é a sua margem de lucro, visto que este segmento é muito popular por ter uma baixa margem de lucro e pouca manobrabilidade.
Ou seja, por mais que existam diversos produtos e vendas, no momento de se realizar o balanço final, a relação entre o valor investido e retorno de lucro é sempre muito apertada, com a margem de lucro girando entre 3 % a 5 % do investimento inicial.
Por essa razão, surgem diversas outras dúvidas sobre a saúde financeira do estabelecimento, como faz para torná-lo sustentável, como conseguir melhores resultados, Quais são as opções de investimentos e muito mais.
Antes de mais nada, é preciso estabelecer métricas confiáveis para determinar o lucro líquido de seu estabelecimento, para isso é preciso levar em conta o fluxo de caixa, valor investido, gasto com produtos, despesas com funcionários, investimentos em marketing e DRE como fazer.
Por isso, para saber qual é a sua margem de lucro e qual é a porcentagem ideal que se pode alcançar, antes de mais nada você precisa conhecer a fundo cada detalhe de seu negócio, de forma que, seja possível notar quais são os setores lucrativos e que estão dando prejuízos.
O que é a margem de lucro
De uma forma muito simplificada, a margem de lucro é a relação entre o seu investimento e o seu retorno. Para determinar a margem de lucro deve ser considerado todos os gastos e o seu lucro bruto.
Trazendo este conceito para o mundo da gestão de supermercados, passa a ser um pouco mais complexo, uma vez que, no mundo do supermercado existem diversos produtos e cada um deles possui a sua margem de lucro, rota atividade e tempo de vencimento o que deixa os cálculos muito mais imprecisos.
Sem levar em consideração gastos como marketing, funcionários, aluguel, energia, manutenção e muito mais que devem ser considerados na hora dos cálculos.
O grande problema relacionado a margem de lucro de supermercados é quando colocamos sobre perspectiva outros negócios, supondo que um supermercado tem uma margem de lucro de 4 % Se comparado com uma loja outro outros modelos de negócio com certeza a margem é baixa, porém, para um mercado está acima da média.
Margem de lucro ideal
Levando em consideração todo este contexto, responder a pergunta de qual é a margem ideal é um pouco mais trabalhoso do que é esperado, um pouco graças a suas características, mas também deve-se levar em conta fatores externos como local supermercado, quantidade de clientes, produtos vendidos e muito mais.
Sem contar também com fatores econômicos e sociais que podem fazer com que os preços dos produtos subam e desçam o tempo todo, como inflação e a lei da oferta e demanda.
Com isso, fica claro que a margem de lucro ideal para o mercado X não deve ser aplicada no mercado Y e vice-versa.
Por isso, caso você deseje uma boa margem de lucro, comece estabelecendo qual é o seu break-even ou Ponto de Equilíbrio, no qual a sua empresa deixe de ter prejuízo e começa a dar lucro. Em palavras mais simples é a quantidade de vendas que precisa fazer todos os meses para pagar as contas, fornecedores, funcionários e começar a lucrar.
Como melhorar o lucro
Para conseguir melhores resultados é possível investir em diversas estratégias e técnicas que vão desde alcançar novos clientes e até mesmo fidelizar os que já possui.
Uma ótima saída para lucrar mais com o mercado é investir em produtos regionais que sejam fabricados em regiões próximas diminuindo assim o custo de logística.
Uma outra forma de alcançar melhores resultados, é optando por um programa de fidelidade, de forma que, clientes constantes e recorrentes sejam recompensados por conta de seus hábitos.
Investir em marketing para Supermercados é sempre uma boa estratégia, para que assim possa alcançar novos clientes e ressaltar as principais virtudes, qualidades e bons preços.
Estratégias são muitas, mas cabe a você gestor escolher a que mais se encaixa em seu perfil de negócio e de mais geram resultados.