Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Qual é a margem de lucro ideal para um supermercado?

Qual é a margem de lucro ideal para um supermercado?

O lucro é o grande objetivo de todo e qualquer empreendimento,  sendo o resultado final de todos os esforços e trabalhos seja conjunto ou individual,  ele que comprova se uma empresa está indo bem, está indo mal e se permanecerá funcionando.

De nada adianta montar um baita negócio, com produto extremamente inovador e disruptivo aliado a uma proposta de outro mundo se no final das contas você não possuir clientes o negócio fecha.

Pensando em modelos e métodos de negócio, é muito simples para um empreendedor ser atraído pelo Supermercados lojas dos gêneros, uma vez que, basta pensar que os produtos estarão sempre em demanda e sempre sendo procurado por parte dos clientes.

Afinal de contas, precisamos de alimentos e demais itens o tempo todo. Uma coisa que nem todos levam em consideração em relação ao Supermercados é a sua margem de lucro,  visto que este segmento é muito popular por ter uma baixa margem de lucro e pouca manobrabilidade.

Ou seja, por mais que existam diversos produtos e vendas, no momento de se realizar o balanço final, a relação entre o valor investido e retorno de lucro é sempre muito apertada,  com a margem de lucro girando entre 3 % a  5 % do investimento inicial.

Por essa razão, surgem diversas outras dúvidas sobre a saúde financeira do estabelecimento,  como faz para torná-lo sustentável, como conseguir melhores resultados, Quais são as opções de investimentos e muito mais.

Antes de mais nada, é preciso estabelecer métricas confiáveis para determinar o lucro líquido de seu estabelecimento,  para isso é preciso levar em conta o fluxo de caixa,  valor investido, gasto com produtos, despesas com funcionários, investimentos em marketing e DRE como fazer.

Por isso, para saber qual é a sua margem de lucro e qual é a porcentagem ideal que se pode alcançar, antes de mais nada você precisa conhecer a fundo cada detalhe de seu negócio,  de forma que, seja possível notar quais são os setores lucrativos e que estão dando prejuízos. 

O que é a margem de lucro

De uma forma muito simplificada, a margem de lucro é a relação entre o seu investimento e o seu retorno. Para determinar a margem de lucro deve ser considerado todos os gastos e o seu lucro bruto.

Trazendo este conceito para o mundo da gestão de supermercados, passa a ser um pouco mais complexo, uma vez que, no mundo do supermercado existem diversos produtos e cada um deles possui  a sua margem de lucro, rota atividade e tempo de vencimento o que deixa os cálculos muito mais imprecisos.

Sem levar em consideração gastos como marketing, funcionários, aluguel, energia,  manutenção e muito mais  que devem ser considerados na hora dos  cálculos.

O grande problema relacionado a margem de lucro de supermercados é quando colocamos sobre perspectiva outros negócios,  supondo que um supermercado tem uma margem de lucro de 4 % Se comparado com uma loja outro outros modelos de negócio com certeza a margem é baixa, porém, para um mercado está acima da média.

Margem de lucro ideal 

Levando em consideração todo este contexto, responder a pergunta de qual é a margem ideal é um pouco mais trabalhoso do que é esperado,  um pouco graças a suas características, mas também deve-se levar em conta fatores externos como local supermercado, quantidade de clientes, produtos vendidos e muito mais.

Sem contar também com fatores econômicos e sociais que podem fazer com que os preços dos produtos subam e desçam o tempo todo, como inflação  e a lei da oferta e demanda.

Com isso, fica claro que a margem de lucro ideal para o mercado X  não deve ser aplicada no mercado Y e vice-versa.

Por isso, caso você deseje  uma boa margem de lucro, comece estabelecendo qual é o seu break-even ou Ponto de Equilíbrio, no qual a sua empresa deixe de ter prejuízo e começa a dar lucro.  Em palavras mais simples é a quantidade de vendas que precisa fazer todos os meses para pagar as contas, fornecedores, funcionários e começar a lucrar. 

Como melhorar o lucro

Para conseguir melhores resultados é possível investir em diversas estratégias e técnicas que vão desde alcançar novos clientes e até mesmo fidelizar os que já possui.

Uma ótima saída para lucrar mais com o mercado é investir em produtos regionais que sejam fabricados em regiões próximas diminuindo assim o custo de logística.

Uma outra forma de alcançar melhores resultados, é optando por um programa de fidelidade, de forma que,  clientes constantes e recorrentes sejam recompensados por conta de seus hábitos.

Investir em marketing para Supermercados é sempre uma boa estratégia, para que assim possa alcançar novos clientes e ressaltar as principais virtudes, qualidades  e bons preços.

Estratégias são muitas, mas  cabe a você gestor escolher a que mais se encaixa em seu perfil de negócio e de mais geram resultados.

You must login to add a comment.

Posts relacionados