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Produção de banana desidratada

Produção de banana desidratada

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A banana é uma fruta importante para a saúde e de alto valor nutritivo. Rica em vitaminas (A, B1, B2, C) para visão, a ingestão dessa fruta também contribui para o crescimento, mantém pele, cabelos e unhas sadias, auxilia na digestão dos alimentos, previne gripes e resfriados, protege a saúde do sistema nervoso, além de influir no melhor aproveitamento dos hidratos de carbono, os quais constituem principal fonte de energia.

O valor medicinal da banana auxilia no tratamento de certas enfermidades, tais como: tuberculose, paralisia, reumatismo, artrites, prisão-de-ventre, diarréias, desidratação e ainda doenças de estômago, rins, fígado, intestinos e nervos.

Ela dá mingaus, saladas, farofas, sorvetes, vitaminas, banana-passa, farinha, bananada. Mesmo desidratada, ela mantém tais propriedades, ficando desta forma evidenciada a sua importância.

Considerando que o Brasil é um grande produtor de banana, a possibilidade de exploração dessa fruta com fins comerciais é sempre uma grande perspectiva para o produtor.

No caso de banana desidratada, embora haja potencial para sua expansão gradual, o mercado interno tem-se mantido quase inalterado nos últimos anos, enquanto o mercado de exportação permanece praticamente inexplorado pelo Brasil.

Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que e porquê compram, como e quando fazem suas compras e quais são suas tendências de consumo são avaliações essenciais para o sucesso de seu negócio.

Na vida, a gente sabe que é nas adversidades que surgem as oportunidades. Com as empresas não é diferente: a maioria das empresas bem sucedidas algum dia enfrentou a adversidade e adotou a mudança como alternativa de sobrevivência naquele momento, para hoje oferecer oportunidades e apresentar-se como ameaça ao concorrente.

Boas dicas para alcançar seus objetivos quanto ao mercado são: lançar um olhar crítico sobre seu futuro negócio; analisá-lo do ponto de vista do consumidor e a partir daí definir o mercado a ser atingido. Você pode começar por identificar segmentos de mercado específicos nos quais você deseja atuar, para em seguida analisar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores do produto que sua empresa irá “vender”.

Localização – É Importante que o empreendimento esteja localizado próximo a zona de produção da matéria-prima, sendo que, de preferência, o fabricante deve ter a sua própria produção.

A escolha do local para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento. Lembre-se que as atividades econômicas da maioria das cidades é regulamentada em conformidade com um Plano Diretor Urbano (PDU).

Feita a “Consulta Prévia ao PDU”, certifique-se de que o local escolhido oferece a infraestrutura adequada à sua instalação e propicie seu crescimento. É fundamental avaliar a facilidade do acesso para os clientes, lembrando aí que o perfil de sua clientela é determinante para essa definição. Por exemplo: em princípio, não adianta estar localizado num local com amplo estacionamento mas longe de pontos de ônibus se esse é um meio de transporte predominantemente utilizado por sua clientela.

Estrutura – A estrutura básica deve contar com um galpão, que deve ser dividido em quatro ambientes. Um maior para recepção e estocagem da matéria-prima, outro para a produção, um terceiro para o escritório e serviços e o último para o estoque dos produtos acabados e expedição.

Equipamentos – O equipamento básico para a instalação do empreendimento, é o secador (desidratador), porém, seu uso é variável de acordo com a estrutura produtiva a ser adotada, podendo este, ser substituído por uma estufa.

A posição e a distribuição das máquinas e equipamentos, balcões de atendimento, depósitos, entre outros é importante para a integração dos serviços a serem executados por sua empresa a fim de atingir satisfatoriamente a produção desejada. Assim, você deve lembrar que a harmonia entre o layout interno (ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros) e o layout externo (vitrinas, fachada, letreiros, entradas e saídas, estacionamento, entre outros) e os benefícios decorrentes são algumas das impressões que o cliente levará de sua empresa.

Outros equipamentos também utilizados são:

– Seladora para embalagens;

– Formatador de moldes;

– Câmara de sulfuração;

– Secador, bandejas, carrinhos e sistemas de aquecimento e ventilação;

– Utensílios diversos;

– Móveis e materiais de escritório (mesas, cadeiras, computadores, fax, etc).

Investimento Inicial – Conforme a estrutura do empreendimento, o valor estimado, para o empreendedor iniciar esse tipo de negócio, pode ficar em torno de: R$ 55.000,00

-Capital de Giro: R$ 15.000,00

-Investimento em equipamentos e instalações: R$ 40.000,00

-Faturamento bruto mensal previsto: R$ 20.000,00

Importante: Os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale a pena ou não aprofundar a análise do investimento.

Acompanhe outras notícias como esta na seção de Agro do Sebrae Mercados.

Fonte: Sebrae-SC

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