Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Páscoa com ovos artesanais

Páscoa com ovos artesanais

Ovos artesanais podem superar as vendas dos ovos industrializados.

 

Com a proximidade da Páscoa, muitos consumidores brasileiros já começam a pensar nas deliciosas opções de ovos de chocolate disponíveis no mercado. No entanto, em meio à crise econômica que o país enfrenta, o preço dos produtos industrializados pode pesar no bolso. Por isso, uma alternativa interessante é recorrer aos ovos artesanais, que apresentam um valor médio de R$ 132 por quilo, em comparação aos R$ 183 dos industrializados.

De acordo com a Kantar, empresa de consultoria e pesquisa de mercado, os ovos artesanais já representam quase metade do volume de vendas na categoria. O levantamento aponta que o consumidor costuma comprar, em média, 500 gramas dos produzidos a mão e embalagens de 390 gramas dos industrializados.

 

Outro dado interessante é a tendência de aumento no consumo de ovos de chocolate, mesmo em um cenário de retorno à rotina social e dos encontros em família e amigos. Em 2022, 36,2% dos lares brasileiros consumiram ovos de chocolate, um acréscimo de 12,5% em relação a 2020. Isso representa 7 milhões de novos lares compradores de ovos de chocolate em comparação ao ano anterior.

 

No entanto, os recentes problemas financeiros da Lojas Americanas podem sinalizar mudanças nas escolhas de canais e oportunidades de venda. A varejista representa 15% das vendas de ovos de chocolates no Brasil e, segundo Lucas Farias, executivo de contas sênior da divisão Worldpanel da Kantar, é importante que as empresas estejam atentas às movimentações do mercado.

 

Apesar do cenário de crise econômica, a Páscoa é um período importante para o comércio, e as empresas precisam estar preparadas para atender às necessidades dos consumidores. Além disso, é uma oportunidade para os produtores de ovos artesanais se destacarem no mercado, oferecendo produtos de qualidade a preços acessíveis. Os dados apresentados pela Kantar fazem parte do relatório trimestral Consumer Insights, que contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais, representando 60 milhões de lares. Com base nesses números, é possível entender melhor o comportamento do consumidor e planejar estratégias de venda mais eficientes para o mercado de ovos de chocolate.

 

Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

 

Participe das Comunidades Sebrae no Telegram

São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae tem um conteúdo novo que

interessa ao seu negócio. Siga os temas que te interessam nas Comunidades do Sebrae no Telegram.

Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

You must login to add a comment.

Posts relacionados