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Novelas ditam tendências no mercado da moda

Novelas ditam tendências no mercado da moda

Confira dicas de como tirar proveito da influência das telenovelas nos hábitos de consumo

Jade, personagem de O Clone. que ditou tendências de moda em 2001

Jade, personagem de O Clone. que ditou tendências de moda em 2001

 

A TV faz parte da vida de muitos brasileiros, e por consequência, influencia a rotina do público. Para se ter uma ideia do poder deste meio de comunicação, só no Rio de Janeiro, 72% da população do assistem todos os dias a sua programação. O dado é de pesquisa realizada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

As novelas especificamente têm ditado tendências em diferentes setores da economia, sobretudo no mercado da moda. Isso porque mexem com a imaginação do público, criam empatia e estabelecem afinidades entre a vida real e a ficção. Por se tratar de uma abordagem diária, esta relação se torna ainda mais frequente e influente. Levantamento da empresa Sophia Mind mediu o seu grau de influência no cotidiano e hábitos de consumo das mulheres:

  • 83% das mulheres entrevistadas afirmaram que acompanham novelas na TV;
  • 48% não perdem o horário de sua novela preferida, inclusive, adiantando seus afazeres domésticos para assisti-la;
  • 66% delas afirmaram já terem comprado alguma peça de roupa inspirada nos looks das personagens;
  • Entre os artigos mais adquiridos por influência das personagens de novelas, destaque para esmalte, vestido, blusa e sapato.

Novelas que lançaram tendências

Uma rápida retrospectiva mostra que em 1978 a novela Dancin’ Days fez o estilo “disco” ganhar espaço nas ruas. Já a TI-TI-TI (1985) fez a mulherada adotar cortes de cabelo que evidenciavam o volume. Em 1994, a personagem Babalu de Quatro por Quatro fez muitas adolescentes usarem sandálias plataformas.

Já em 2001, quando O Clone estava no ar, a maquiagem carregada, com o delineador de olhos marcado, agradou ao público que acompanhava a trama. Mais recentemente, em 2012, advogada Helô de Salve Jorge “lançou moda” junto às mulheres, com esmaltes, anéis e acessórios para celular.

Oportunidade de negócios

Portanto, as tendências lançadas ou relançadas pelas telenovelas e absorvidas pelo público – principalmente o feminino – são uma oportunidade de negócio para os varejistas de moda. No entanto, é importante salientar que a procura pelas peças, de uma maneira geral, dura um período determinado. Além disso, os artigos não podem destoar dos produtos oferecidos no estabelecimento.

Carol Fernandes, especialista em moda do Senai Moda Design, afirma que o consumidor busca informações de moda que sejam emitidas por personagens/atores que apresentem empatia. Lembra ainda que as telenovelas não criam moda, mas modismos. “As novelas trazem oportunidades rápidas e efêmeras. Depois que elas desaparecem, novas tendências surgem.”, explica.

Ações recomendadas

Para que os empreendedores não saiam no prejuízo, é necessário trabalhar com uma margem, considerando as possíveis mudanças no consumo do público, motivadas pelas alterações das próprias tendências da trama.

  • Esteja atento às peças e acessórios comentados pelos consumidores. Assista aos capítulos das novelas e perceba o estilo retratado pelos personagens que popularizaram as roupas/acessórios em questão;
  • Faça a gestão correta do estoque das peças relacionadas;
  • As tendências lançadas pelas novelas são importantes e podem nortear a produção/comercialização de muitas peças. No entanto, o estabelecimento não pode se basear somente nelas, já que são sazonais. Assim, evita-se prejuízos;
  • Conte com o auxílio do Sebrae para obter informações. Ligue para 0800 570 0800.

Com informações do Sebrae Inteligência Setorial.

Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.

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