Com a ascensão da tecnologia, muitos itens usados antigamente foram substituídos. Um exemplo disso é a lista telefônica. Quem se recorda do famoso caderno de páginas brancas e amarelas? O objeto agora é praticamente uma relíquia.
Para quem não sabe, há alguns anos era muito comum consultar telefones comerciais e residenciais numa lista de papel com páginas amarelas. Tinham nomes em ordem alfabética, páginas como telefones essenciais (como bombeiros, polícia, etc). Era possível encontrar até mapas de cidades inteiras.
Mas e hoje em dia, o que as pessoas fazem quando precisam de números de telefones? Caso precise falar com um amigo ou parente, normalmente basta ir até a agenda do celular, certo? E quando precisa de um telefone comercial? Muitos diriam: para isso existe o Google!
E sim, é isso mesmo, atualmente, quando se precisa do número de SAC de alguma empresa, basta procurar o telefone + nome no Google ou outro buscador de preferência (exemplo: Telefone + Mercado Livre) que alguns sites são exibidos nos resultados.
E justamente desse tipo de busca na internet estão surgindo o que podemos chamar de listas telefônicas online, onde algumas pessoas e/ou empresas aplicam seus esforços em um mercado que até então havia sido tratado no paralelo para este tipo de assunto, o digital.
O Listagem.com.br é um exemplo disso, plataforma que inclusive se denomina como “nova lista telefônica on-line”. O site traz diversas categorias, todas voltadas para informar os SACs de diversas empresas – muito parecido com as páginas amarelas que traziam dados de contatos comerciais.
Mas isso é realmente útil?
Diversas pesquisas mostram que o atendimento das empresas no Brasil ainda deixam muito a desejar. Inclusive, muitas delas, especialmente alguns marketplaces, bancos e apps delivery escondem ou dificultam o acesso ao SAC. Sendo assim, para conseguir atendimento, os consumidores recorrem justamente às listas de telefones que explicam os passos para conseguir atendimento.
Além disso, a pandemia também expôs ainda mais fragilidades no que diz respeito ao atendimento ao cliente. No Brasil, essa demanda “surpresa” impactou diretamente a qualidade do serviço. Segundo levantamento do Instituto Reclame Aqui, entre os meses de março e novembro de 2020 foram registradas as maiores elevações de reclamações no Brasil – até 200%, como foi o caso de junho, que registrou 99.865 ocorrências contra 33.240 em 2019.
Boa parte dos relatos dos consumidores no site do Reclame Aqui sobre SAC está relacionada à dificuldade de não conseguir acessar esses serviços, além da qualidade do atendimento, ou seja, a capacidade de solucionar os problemas dos consumidores.
Considerando tudo isso, uma lista onde os SACs são organizados, no mínimo, facilita o acesso dos consumidores aos números, chats, e-mails, etc. Mas claro, o atendimento si sempre vai depender do posicionamento da empresa – assim como aconteciam como as antigas listas telefônicas.