Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Lista telefônica online se torna uma ferramenta para contatar SACs das empresas

Lista telefônica online se torna uma ferramenta para contatar SACs das empresas

Com a ascensão da tecnologia, muitos itens usados antigamente foram substituídos. Um exemplo disso é a lista telefônica. Quem se recorda do famoso caderno de páginas brancas e amarelas? O objeto agora é praticamente uma relíquia.

Para quem não sabe, há alguns anos era muito comum consultar telefones comerciais e residenciais numa lista de papel com páginas amarelas. Tinham nomes em ordem alfabética, páginas como telefones essenciais (como bombeiros, polícia, etc). Era possível encontrar até mapas de cidades inteiras.

Mas e hoje em dia, o que as pessoas fazem quando precisam de números de telefones? Caso precise falar com um amigo ou parente, normalmente basta ir até a agenda do celular, certo? E quando precisa de um telefone comercial? Muitos diriam: para isso existe o Google!

E sim, é isso mesmo, atualmente, quando se precisa do número de SAC de alguma empresa, basta procurar o telefone + nome no Google ou outro buscador de preferência (exemplo: Telefone + Mercado Livre) que alguns sites são exibidos nos resultados.

E justamente desse tipo de busca na internet estão surgindo o que podemos chamar de listas telefônicas online, onde algumas pessoas e/ou empresas aplicam seus esforços em um mercado que até então havia sido tratado no paralelo para este tipo de assunto, o digital.

O Listagem.com.br é um exemplo disso, plataforma que inclusive se denomina como “nova lista telefônica on-line”. O site traz diversas categorias, todas voltadas para informar os SACs de diversas empresas – muito parecido com as páginas amarelas que traziam dados de contatos comerciais.

Mas isso é realmente útil?

Diversas pesquisas mostram que o atendimento das empresas no Brasil ainda deixam muito a desejar. Inclusive, muitas delas, especialmente alguns marketplaces, bancos e apps delivery escondem ou dificultam o acesso ao SAC. Sendo assim, para conseguir atendimento, os consumidores recorrem justamente às listas de telefones que explicam os passos para conseguir atendimento.

Além disso, a pandemia também expôs ainda mais fragilidades no que diz respeito ao atendimento ao cliente. No Brasil, essa demanda “surpresa” impactou diretamente a qualidade do serviço. Segundo levantamento do Instituto Reclame Aqui, entre os meses de março e novembro de 2020 foram registradas as maiores elevações de reclamações no Brasil – até 200%, como foi o caso de junho, que registrou 99.865 ocorrências contra 33.240 em 2019.

Boa parte dos relatos dos consumidores no site do Reclame Aqui sobre SAC está relacionada à dificuldade de não conseguir acessar esses serviços, além da qualidade do atendimento, ou seja, a capacidade de solucionar os problemas dos consumidores.

Considerando tudo isso, uma lista onde os SACs são organizados, no mínimo, facilita o acesso dos consumidores aos números, chats, e-mails, etc. Mas claro, o atendimento si sempre vai depender do posicionamento da empresa – assim como aconteciam como as antigas listas telefônicas.

You must login to add a comment.

Posts relacionados