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Entendendo as barreiras da comunicação

Entendendo as barreiras da comunicação

Não há dúvida que a comunicação é essencial tanto nas empresas quanto nas rotinas pessoais.

Contudo, a comunicação só existe quando não há barreiras, ou seja, quando não ocorre má interpretação ou não é compreendida pelo indivíduo.

Uma empresa de embalagens plásticas, por exemplo, ao investir na divulgação de seus produtos deve manter uma comunicação adequada para que o seu público compreenda a mensagem.

Neste contexto, é comum que haja barreiras da comunicação nos processos internos e externos nas empresas, mas é possível superá-los.

As barreiras da comunicação interna são caracterizadas por informações distorcidas e mal interpretadas, assim sendo, os receptores não interpretam e nem compreendem a mensagem. Basicamente, é um fator determinante para gerar impactos negativos nas empresas.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te explicar mais sobre as barreiras da comunicação para que você entenda a importância em evitá-las. Ficou interessado? Continue lendo!

Afinal, quais são as barreiras da comunicação?

Compreender o que caracteriza as barreiras da comunicação é muito importante, afinal, você pode auxiliá-los no seu negócio e obter melhor desempenho em uma organização de placa de circuito impresso, entre outros segmentos.

Muito provavelmente você já ouviu falar em problemas organizacionais em relação à insatisfação do cliente por causa de uma falta de comunicação, ou má interpretação. Isso acontece por causa das barreiras na comunicação interna.

Contudo, a comunicação com o cliente também deve ser considerada importante para com o objetivo de evitar barreiras e proporcionar a satisfação do consumidor.

Ou seja, esse conceito é caracterizado como um empecilho para que o emissor leve a mensagem até o receptor e gerar uma comunicação. Se um consumidor entra em contato por email para sanar dúvidas sobre um produto como, martelete demolidor, por exemplo, e não ocorre o retorno por parte da empresa, existe uma barreira.

Portanto, a barreira de comunicação significa qualquer dificuldade, má interpretação, distorções, entre outros, impedindo que o receptor receba a mensagem do emissor, independente da forma em que é realizado o contato.

Além do mais, é muito importante ressaltar que existem barreiras da comunicação tanto no emissor quanto no receptor.

As principais barreiras da comunicação

Ao entender o que caracteriza as barreiras das comunicações, confira a seguir as principais no ambiente corporativo. 

1. Barreira da linguagem

Decerto que a linguagem é uma das principais características em uma comunicação. 

Por isso, é indispensável que as organizações, por exemplo, investem na comunicação de acordo com a linguagem do seu tipo de público para facilitar a recepção da mensagem.

Sem dúvida, proporciona a comunicação e a empresa conquista excelentes resultados e o cliente fica ainda mais satisfeito.

Isso nada mais é que o público-alvo da empresa, devido às características do perfil do consumo, relacionado aos hábitos, faixa etárias, preferências, escolaridade, entre outros. 

2. Barreira dos canais de comunicação

Os canais de comunicação da empresa também relacionam as barreiras. Como já citado, se um consumidor entra em contato com a organização e não obtém retorno, é sinal que existe uma barreira, logo, pode gerar impactos negativos no empreendimento.

3. Barreira da eficiência

A barreira da eficiência está relacionada à qualidade do atendimento de uma empresa. 

Assim sendo, um atendimento que não fornece informações necessárias, deixa o cliente com dúvida ou até mesmo demora para realizar o retorno, é uma barreira da comunicação e gera insatisfação do público.

Essas são algumas barreiras no âmbito corporativo, mas é possível compreender o quanto a comunicação é importante para qualquer situação, não é mesmo?

Portanto, as barreiras são geradas pelos emissores e receptores das mensagens, além do mais, o nível pode variar conforme as relações interpessoais envolvidas na comunicação. 

Uma delas é a preocupação do receptor da mensagem, a distração, relacionados à falta de concentração tanto do receptor como do emissor, entre outras.

Gostou do nosso post sobre as barreiras da comunicação? Deixe o seu comentário!

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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