Os impostos são um dos principais inimigos dos empresários brasileiros, especialmente para quem tem negócios pequenos, que ainda estão em seu processo de evolução. A carga tributária do país é pesada, e pode levar muitos empreendimentos a não ter praticamente nada de lucro, o que acaba sendo desanimador e frustrante. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, sonegar impostos não é a única forma de se esquivar dessa questão, além de ser ilegal e altamente arriscado.
A elisão fiscal é uma alternativa dentro da lei que possibilita aos empresários reduzirem a quantidade de tributos pagos anualmente. Trata-se de um planejamento adotado pela empresa para reduzir a base de cálculo do tributo, evitar sua incidência e postergar o pagamento dos tributos sem multas. Não é uma tarefa fácil, já que é preciso estar bem por dentro da legislação que envolve o setor do seu negócio, mas com a ajuda de profissionais qualificados, pode ser possível obter progresso em um ritmo mais rápido.
Tudo varia de acordo com o mercado em que está atuando, então o segredo está em explorar bem as vantagens que cada um oferece. Um exemplo: qualquer empresa voltada para o ramo esportivo pode tentar se encaixar na lei de incentivo, que a isenta de diversos tributos, de forma totalmente legal. Quem não pode contar com esse recurso tem a possibilidade de usufruir de outras alternativas, como o adiamento do faturamento de certos impostos; nesse caso, ao invés de caírem no último dia do mês, eles caem no primeiro dia do mês seguinte, aumentando o prazo de pagamento.
Para que a elisão fiscal funcione, é essencial que a empresa tenha um excelente planejamento financeiro. É preciso levar qualquer coisa em consideração, como faturamento mensal, margem de lucro, custos, despesas, salários de funcionários e benefícios, talvez sendo necessário consultar cartão alimentação e outros. Tendo em mente cada pilar do seu negócio, fica mais fácil identificar todos os tipos de impostos que estão sendo pagos e definir o que pode ser reduzido.
A escolha do regime tributário também é decisiva, pois é isso que definirá todos os impostos que a empresa pagará ao longo do ano. Seja o Simples Nacional, o Lucro Presumido ou o Lucro Real, cada um tem seus prós e contras, e se encaixa melhor com tipos específicos de negócios. Caso não esteja satisfeito com seu atual, é possível alterar uma vez ao ano, então pesquise bastante antes de fazer qualquer mudança.