O O Sebrae realizou o Estudo dos Dez Fatores-Chave de Sucesso no segmento de Minimercados, que são os itens mais críticos que determinam sucesso ou fracasso em negócios desse tipo.
Fatores de Sucesso em minimercados
1 – Localização;
A escolha do ponto comercial é fundamental para o bom desempenho das vendas. Umas das grandes vantagens dos minimercados é a relação de proximidade com os clientes e vizinhança.
2 – Atendimento;
Para realizar um bom atendimento, conheça seus clientes, pois eles não são iguais e possuem necessidades diferentes.
3 – Marketing de relacionamento;
Investir em relacionamento com os clientes pode aumentar suas vendas e fazer com que eles façam recomendações positivas ao seu minimercado.
4 – Comunicação visual;
Um estabelecimento mal iluminado e sem uma comunicação visual adequada não oferece prazer durante as compras e faz com que o cliente tenha mais dificuldade em encontrar o que necessita.
5 – Limpeza e conservação;
Clientes valorizam ambientes limpos e com a adequada manutenção. Além disso, o minimercado deve estar atento às exigências da vigilância sanitária do seu estado e município para não implicar em multas e autuações.
6 – Capacitação de funcionários;
Investir em treinamento de seus funcionários pode fazer aumentar suas vendas. Uma boa dica é fazer parcerias com fornecedores. Alguns deles oferecem treinamentos sobre produtos e, consequentemente, sobre atendimento.
7 – Agilidade;
Facilitar o fluxo de clientes e explorar a melhor disposição dos produtos, bem como proporcionar uma experiência positiva de compra tende a fazer com que seus clientes voltem a comprar em seu minimercado.
8 – Variedade e produtos-âncora;
Deve-se investir em uma variedade de produtos que atenda aos desejos dos clientes que frequentam o estabelecimento, ampliando o atendimento e satisfazendo as necessidades dos consumidores.
9 – Validade dos produtos;
O empreendedor deve estar permanentemente atento para descartar produtos fora do prazo de validade, evitando assim multas pelos órgãos competentes, bem como má reputação do seu negócio. O empresário também pode optar por separar os produtos próximos do vencimento e, informando aos clientes, oferecê-los com desconto.
10 – Comodidade.
Oferecer serviços de conveniência que melhorem a experiência de compra dos clientes pode ser uma boa alternativa para tornar o negócio mais próspero.
Aproveite e FAÇA avaliação sobre o desempenho do seu Minimercado em cada um desses fatores:
Baixe o Boletim Fatores Críticos de Sucesso em Minimercados em http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/c29163bf7f48c398b0d10d2cae419e5c/$File/5836.pdf
Faça um pergunta sobre o seu negócio em Sebrae Respostas.
Veja mais conteúdos sobre minimercados em https://respostas.sebrae.com.br/tag/minimercados/
Tenho um grande interesse de abrir um mercadinho.
Tenho outra empresa de montagens de divisórias, mas que investi em.um mercadinho .Qual o primeiro passo?
Alvaro, boa noite.
Tenho um mercado e estou a procura de sócios pra ampliação.
Caso seja de São Paulo e tenha interesse entre em contato.
Até mais.
Sr. Álvaro,
Minimercados são estabelecimentos de pequeno porte com pouca variedade de itens, vendem alimentos e produtos de primeira necessidade, geralmente localizados em bairros com grande fluxo de pessoas.
Um dos materiais que o Sebrae desenvolveu e que pode te ajudar é a Ideia de Negócio de como montar um minimercado. Nela, você terá acesso a informações centrais sobre o panorama geral, as exigências legais e específicas, estrutura, equipamentos, organização, fornecimento, canais de distribuição, entre outros. Acesse aqui para acessá-lo!
Além disso, o Sebrae Mercados dispõe de texto específico sobre como abrir um mercadinho e como obter fornecedores. Confira!
Por fim, no site Pequenas Empresas e Grandes Negócios, consultor do Sebrae/SP aborda os sete passos para montar um minimercado de sucesso. Saiba mais aqui!
Bons negócios!
Atenciosamente,
Time Sebrae Mercados.
Excelente conteúdo!
Essa publicação contribuiu muito para o meu desenvolvimento profissional.
Agradecido 🙂