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10 Fatores-chave de Sucesso em Minimercados

10 Fatores-chave de Sucesso em Minimercados

O O Sebrae realizou o Estudo dos Dez Fatores-Chave de Sucesso no segmento de Minimercados, que são os itens mais críticos que determinam sucesso ou fracasso em negócios desse tipo. 

Fatores de Sucesso em minimercados


1 – Localização;

A escolha do ponto comercial é fundamental para o bom desempenho das vendas. Umas das grandes vantagens dos minimercados é a relação de proximidade com os clientes e vizinhança.

2 – Atendimento;

Para realizar um bom atendimento, conheça seus clientes, pois eles não são iguais e possuem necessidades diferentes.

3 – Marketing de relacionamento;

Investir em relacionamento com os clientes pode aumentar suas vendas e fazer com que eles façam recomendações positivas ao seu minimercado.

4 – Comunicação visual;

Um estabelecimento mal iluminado e sem uma comunicação visual adequada não oferece prazer durante as compras e faz com que o cliente tenha mais dificuldade em encontrar o que necessita.

5 – Limpeza e conservação;

Clientes valorizam ambientes limpos e com a adequada manutenção. Além disso, o minimercado deve estar atento às exigências da vigilância sanitária do seu estado e município para não implicar em multas e autuações.

6 – Capacitação de funcionários;

Investir em treinamento de seus funcionários pode fazer aumentar suas vendas. Uma boa dica é fazer parcerias com fornecedores. Alguns deles oferecem treinamentos sobre produtos e, consequentemente, sobre atendimento.

7 – Agilidade;

Facilitar o fluxo de clientes e explorar a melhor disposição dos produtos, bem como proporcionar uma experiência positiva de compra tende a fazer com que seus clientes voltem a comprar em seu minimercado.

8 – Variedade e produtos-âncora;

Deve-se investir em uma variedade de produtos que atenda aos desejos dos clientes que frequentam o estabelecimento, ampliando o atendimento e satisfazendo as necessidades dos consumidores.

9 – Validade dos produtos;

O empreendedor deve estar permanentemente atento para descartar produtos fora do prazo de validade, evitando assim multas pelos órgãos competentes, bem como má reputação do seu negócio. O empresário também pode optar por separar os produtos próximos do vencimento e, informando aos clientes, oferecê-los com desconto.

10 – Comodidade.

Oferecer serviços de conveniência que melhorem a experiência de compra dos clientes pode ser uma boa alternativa para tornar o negócio mais próspero.

Aproveite e FAÇA avaliação sobre o desempenho do seu Minimercado em cada um desses fatores:

Baixe o Boletim Fatores Críticos de Sucesso em Minimercados em http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/c29163bf7f48c398b0d10d2cae419e5c/$File/5836.pdf

Faça um pergunta sobre o seu negócio em Sebrae Respostas.

Veja mais conteúdos sobre minimercados em https://respostas.sebrae.com.br/tag/minimercados/

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1 comentário

  1. Tenho um grande interesse de abrir um mercadinho.
    Tenho outra empresa de montagens de divisórias, mas que investi em.um mercadinho .Qual o primeiro passo?

  2. Excelente conteúdo!
    Essa publicação contribuiu muito para o meu desenvolvimento profissional.
    Agradecido 🙂

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