CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

10 Fatores-chave de Sucesso em Minimercados

10 Fatores-chave de Sucesso em Minimercados

O O Sebrae realizou o Estudo dos Dez Fatores-Chave de Sucesso no segmento de Minimercados, que são os itens mais críticos que determinam sucesso ou fracasso em negócios desse tipo. 

Fatores de Sucesso em minimercados
1 – Localização;

A escolha do ponto comercial é fundamental para o bom desempenho das vendas. Umas das grandes vantagens dos minimercados é a relação de proximidade com os clientes e vizinhança.

2 – Atendimento;

Para realizar um bom atendimento, conheça seus clientes, pois eles não são iguais e possuem necessidades diferentes.

3 – Marketing de relacionamento;

Investir em relacionamento com os clientes pode aumentar suas vendas e fazer com que eles façam recomendações positivas ao seu minimercado.

4 – Comunicação visual;

Um estabelecimento mal iluminado e sem uma comunicação visual adequada não oferece prazer durante as compras e faz com que o cliente tenha mais dificuldade em encontrar o que necessita.

5 – Limpeza e conservação;

Clientes valorizam ambientes limpos e com a adequada manutenção. Além disso, o minimercado deve estar atento às exigências da vigilância sanitária do seu estado e município para não implicar em multas e autuações.

6 – Capacitação de funcionários;

Investir em treinamento de seus funcionários pode fazer aumentar suas vendas. Uma boa dica é fazer parcerias com fornecedores. Alguns deles oferecem treinamentos sobre produtos e, consequentemente, sobre atendimento.

7 – Agilidade;

Facilitar o fluxo de clientes e explorar a melhor disposição dos produtos, bem como proporcionar uma experiência positiva de compra tende a fazer com que seus clientes voltem a comprar em seu minimercado.

8 – Variedade e produtos-âncora;

Deve-se investir em uma variedade de produtos que atenda aos desejos dos clientes que frequentam o estabelecimento, ampliando o atendimento e satisfazendo as necessidades dos consumidores.

9 – Validade dos produtos;

O empreendedor deve estar permanentemente atento para descartar produtos fora do prazo de validade, evitando assim multas pelos órgãos competentes, bem como má reputação do seu negócio. O empresário também pode optar por separar os produtos próximos do vencimento e, informando aos clientes, oferecê-los com desconto.

10 – Comodidade.

Oferecer serviços de conveniência que melhorem a experiência de compra dos clientes pode ser uma boa alternativa para tornar o negócio mais próspero.

Aproveite e FAÇA avaliação sobre o desempenho do seu Minimercado em cada um desses fatores:

Baixe o Boletim Fatores Críticos de Sucesso em Minimercados em http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/c29163bf7f48c398b0d10d2cae419e5c/$File/5836.pdf

Faça um pergunta sobre o seu negócio em Sebrae Respostas.

Veja mais conteúdos sobre minimercados em https://respostas.sebrae.com.br/tag/minimercados/

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentários ( 5 )

  1. Excelente conteúdo!
    Essa publicação contribuiu muito para o meu desenvolvimento profissional.
    Agradecido 🙂

  2. Tenho um grande interesse de abrir um mercadinho.
    Tenho outra empresa de montagens de divisórias, mas que investi em.um mercadinho .Qual o primeiro passo?

    • Sr. Álvaro,
      Minimercados são estabelecimentos de pequeno porte com pouca variedade de itens, vendem alimentos e produtos de primeira necessidade, geralmente localizados em bairros com grande fluxo de pessoas.
      Um dos materiais que o Sebrae desenvolveu e que pode te ajudar é a Ideia de Negócio de como montar um minimercado. Nela, você terá acesso a informações centrais sobre o panorama geral, as exigências legais e específicas, estrutura, equipamentos, organização, fornecimento, canais de distribuição, entre outros. Acesse aqui para acessá-lo!
      Além disso, o Sebrae Mercados dispõe de texto específico sobre como abrir um mercadinho e como obter fornecedores. Confira!
      Por fim, no site Pequenas Empresas e Grandes Negócios, consultor do Sebrae/SP aborda os sete passos para montar um minimercado de sucesso. Saiba mais aqui!
       
      Bons negócios!
       
      Atenciosamente,
       
      Time Sebrae Mercados.

    • Alvaro, boa noite.
      Tenho um mercado e estou a procura de sócios pra ampliação.
      Caso seja de São Paulo e tenha interesse entre em contato.
      Até mais.

  3. […] muito importante fazer um planejamento. Baixe nossa Ideia de Negócios: Como abrir um minimercado 10 Fatores-chave de Sucesso em Minimercados. Quer saber da comunidade Sebrae Respostas? Uma dúvida sobre o seu negócio? Faça sua […]

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga