Como conciliar os interesses de marcas e fabricantes com os interesses dos varejistas?
Na Convenção da NRF 2012, que ocorreu em janeiro, em Nova York, executivos da Coca-Cola apresentaram uma estratégia que sua empresa tem colocado em prática nos últimos anos para atingir esse fim. A verdadeira colaboração, defende a empresa, só pode acontecer em uma relação em que haja vantagens reais para os dois lados.
Essa pesquisa ajudou a identificar os diferentes tipos de “missões” do consumidor nas lojas, respondendo quando e onde, dentro da loja, os diversos tipos de consumidor escolhem o produto. Além do exemplo da mãe que faz grandes compras mensais, a pesquisa traçou o comportamento do consumidor que busca descontos, do que faz compras urgentes, do que compra para consumo imediato, entre outros. Para cada um deles, identificou o caminho que geralmente percorre dentro da loja, informação estratégica de grande importância que auxilia o varejista no posicionamento dos produtos em seu estabelecimento.
Dessa forma, o sucesso na implementação da estratégia pode criar mais espaço para os produtos do fabricante e aumentar as vendas do estabelecimento, atendendo, assim, aos interesses dos dois lados envolvidos.