Um cardápio de restaurante é muito mais do que apenas um meio para se escolher as refeições, ele é a maneira de realizar as vendas, por isso há muitas razões para atualizar o cardápio.
Afinal, por meio dele é possível mensurar vendas, criar estratégias para seus produtos e manter a lucratividade.
Dessa forma, você deve olhar com muita atenção para o seu cardápio, pensar bem em toda a sua construção e mudá-lo sempre que necessário.
Pois, os tempos mudam, os gostos e preços de produtos e fornecedores também, dessa forma, reajustes devem ser feitos para os negócios fluírem.
Portanto, nesse artigo iremos abordar situações que mostram que está na hora de atualizar o cardápio. E caso se identifique em alguma delas pode ser que tenha chegado a hora de revisar o seu.
Mas afinal, quando atualizar o cardápio?
Caso tenha ficado curioso pensando que isso pode estar acontecendo com você, calma vamos sanar as dúvidas.
De uma forma geral, o cardápio deve ser atualizado quando o restaurante identificar que o menu não está mais atendendo as necessidades do local.
Isso pode acontecer por inúmeros fatores, precificação, nova moda gastronômica, refeições menos pedidas, e muito mais.
Então vamos ver mais detalhadamente situações em que se deve atualizar o cardápio:
1. Quando houver um novo prato
Quando você disponibiliza um novo prato em seu restaurante, pode ser aquela receita de família que resolveu começar a servir, ou até algo que havia na concorrência e você não podia ficar de fora.
O importante é que não basta apenas avisar seus clientes de que tem essa opção disponível, ela deve estar no cardápio pois é por lá que eles avaliam as opções para pedir.
Logo, cada vez que for implementado um prato novo deve-se acrescentar ele ao cardápio.
Caso haja dúvidas a respeito de pratos novos, faça um dia de degustações anteriormente para avaliar a possibilidade, mas, assim que decidido que será servido ele deve conter no menu.
2. Quando tem de mudar a média de preços
Não é novidade a ninguém que os produtos sobem os preços tornando o custo para adquiri-los bem mais alto.
Assim, para não ter prejuízos há a necessidade de reajustes para poder continuar servindo os pratos com qualidade e sem ficar no vermelho.
Dessa forma, a cada vez que uma nova precificação precisar ser feita seu cardápio deve ser atualizado com os novos valores, ou você pode ser acusado de cobrar a mais do que o cardápio indica.
3. Quando algo oferecido no cardápio não está mais disponível
No cotidiano de quem lida com restaurantes também é muito comum produtos virem a ficar indisponíveis, estoque mal calculado, grande demanda, tudo pode resultar nisso.
Nesse caso, o produto deve ser retirado do cardápio. Imagine que frustrante o cliente passar minutos decidindo o que quer para quando fizer o pedido descobrir que ele não está disponível.
De forma alguma isso pode acontecer, isso chateia o cliente e cria, mesmo irracionalmente, um sentimento não muito agradável pelo seu restaurante.
Então evite perder sua credibilidade com o cliente, retire produtos indisponíveis do cardápio e continue mantendo uma boa experiência com o cliente.
4. Quando um elemento do cardápio não atende mais as demandas do local
Ao analisar seu cardápio e estoque você pode perceber que há pratos que nunca saem, e por mais que seja bom agradar a gostos diversos, um produto que não sai de seu estoque causa prejuízos.
Por isso, quando perceber que algo não atende mais a demanda local não tenha medo de retirá-lo de seu estoque, com a saída baixa que havia e bem provável que seus cliente nem percebem essa retirada.
O importante é não deixar produtos ficarem muito tempo em seu estoque, mantendo a qualidade de seus pratos, pois produtos muito velhos têm tendência a fazer mal.
Mas, como fazer todas essas mudanças sem altos custos?
Sim, sabemos que mudanças de cardápio custam dinheiro, há impressão, gráficas, um preço não tão acessível e que possa ser realizado sempre que necessitar mudar algo.
Por isso, uma boa solução é um cardápio digital, o qual você pode sempre atualizar sem problemas e sem custos de reparo.
Apenas, abrir o sistema e mudar o que for necessário, atualizando a sua preferência e do seu jeito.
Porém, essa opção ainda conta com custos como adquirir tablets ou Smartphones para cada mesa. Assim, pode não se tornar uma opção tão prática também.
Porém, uma vez adquirido esses equipamentos não terão de ser trocados a cada atualização, um custo a ser pensado.
QR Code na Mesa
Uma outra opção mais acessível e prática, é o cardápio QR code na mesa, nessa função o cliente acessa o menu com o próprio celular apenas apontando a câmera e tendo um leitor qr code.
Nesta opção, basta apenas você atualizar sempre o cardápio digital que será puxado pelo cliente.
E para atender aqueles que não tem um celular para ler o código os garçons podem usar o próprio aparelho pessoal, ou um especifico da empresa.
Uma boa opção para implementar tanto o QR code quanto o cardápio digital é o GrandChef.
O GrandChef se trata de um sistema de gestão especializado no ramo gastronômico, que traz as melhores soluções aos seus clientes.
Dentre suas funcionalidades conta com cardápio por QR code na mesa, que permite você criar um cardápio digital que será disponibilizado ao cliente por meio do código que pode ser distribuído nas mesas.
No cardápio QR code na mesa do GrandChef cada mesa tem um código distinto, sendo separadas no monitor de controle facilitando o controle e acompanhamento.
Além disso, o cliente pode pedir a conta e acrescentar pedidos a mais a qualquer hora pelo próprio celular.
Além disso, o GrandChef também conta com cardápio digital, que você pode disponibilizar por um dispositivo adequado nas mesas.
Nele o cliente olha seu cardápio de forma digital escolhe o pedidos e o envia para a cozinha, esse cardápio digital também pode servir de delivery, pelo compartilhamento do link para os clientes fazerem o pedido e cadastrar os dados da entrega.
Portanto, não perca mais tempo, melhore seu negócio e traga maior lucratividade a você.
Assim, baixe agora o GrandChef gratuitamente e confira as maravilhas que um cardápio QR code ou cardápio digital trará a suas vendas.
Além disso, ainda pode aproveitar de todos os benefícios de gestão que ele disponibiliza como: comanda eletrônica, controle de caixa e de estoque, pagamento online e muito mais.
É bom de mais não é mesmo? Baixe agora e comprove a revolução que fará a sua gestão e a diminuição de prejuízos que possibilitará.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog do GrandChef, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre o ramo alimentício.