CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como dar um feedback efetivo

Como dar um feedback efetivo

Saiba como avaliar, adequadamente, o comportamento de seus colaboradores, orientando-os a melhorar e a mudar o que for necessário.


Funcionários bem orientados, que conhecem o que as empresas esperam deles e que sabem qual deve ser seu comportamento nos diferentes momentos do trabalho certamente têm mais chances de se desenvolver profissionalmente, além de contribuir para o crescimento da empresa.
Para conseguir ter uma equipe sintonizada desse jeito, os empresários podem se valer de inúmeras ferramentas de gestão. Uma delas é o feedback, um sistema que permite que os líderes ou gestores avaliem o comportamento de seus colaboradores, orientando-os a melhorar e a mudar o que for necessário.
Conheça 10 dicas de como dar um feedback efetivo.

1) Planeje e prepare.
Tenha claros os objetivos que se quer obter.

2) Jamais viole o princípio do respeito.
Tratar as pessoas com respeito não significa ser conivente com os erros ou abster-se de dar limites. Dizer “não” também é um gesto de amor.

3) Equilíbrio.
É importante saber dosar a quantidade de feedbacks corretivos e positivos. Nossos relacionamentos funcionam como uma conta bancária. Sempre que elogiamos alguém, fazemos um depósito. Quando criticamos, fazemos uma retirada. Acontece que a conta não é um por um. 

4) Para cada crítica, precisamos de quatro elogios para voltar a equilibrar a conta.

5) Mantenha contato visual. As pessoas se sentem valorizadas quando as olhamos nos olhos ao falar. 

6) Seja descritivo em vez de avaliativo. Sem julgamentos, faça o relato de um fato.

7) Específico em vez de geral.
 Cite exemplos do comportamento indesejável, sem atacar o caráter do sujeito. 

8) Dirigido para comportamentos que podem ser modificados.

9) Oportuno.
O mais próximo possível do comportamento em questão, dependendo naturalmente do clima emocional. Não fale se estiver nervoso, mas também não deixe passar muito tempo.

10) Assegure se a sua comunicação foi precisa. Se necessário, faça com que o receptor repita o feedback recebido para ver se corresponde ao  que você quis dizer.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae