1) Planeje e prepare.
Tenha claros os objetivos que se quer obter.
2) Jamais viole o princípio do respeito.
Tratar as pessoas com respeito não significa ser conivente com os erros ou abster-se de dar limites. Dizer “não” também é um gesto de amor.
3) Equilíbrio.
É importante saber dosar a quantidade de feedbacks corretivos e positivos. Nossos relacionamentos funcionam como uma conta bancária. Sempre que elogiamos alguém, fazemos um depósito. Quando criticamos, fazemos uma retirada. Acontece que a conta não é um por um.
4) Para cada crítica, precisamos de quatro elogios para voltar a equilibrar a conta.
5) Mantenha contato visual. As pessoas se sentem valorizadas quando as olhamos nos olhos ao falar.
6) Seja descritivo em vez de avaliativo. Sem julgamentos, faça o relato de um fato.
7) Específico em vez de geral.
Cite exemplos do comportamento indesejável, sem atacar o caráter do sujeito.
8) Dirigido para comportamentos que podem ser modificados.
9) Oportuno.
O mais próximo possível do comportamento em questão, dependendo naturalmente do clima emocional. Não fale se estiver nervoso, mas também não deixe passar muito tempo.
10) Assegure se a sua comunicação foi precisa. Se necessário, faça com que o receptor repita o feedback recebido para ver se corresponde ao que você quis dizer.