Em artigo publicado no Webinsider, Guilherme Baufaker, que trabalha com prospecção, gerenciamento de projetos e operações de campanhas de Facebook Ads/Links Patrocinados, faz um breve relato da evolução dos conceitos e aplicações do marketing ao longo do tempo.
De acordo com ele, o conceito de marketing chegou a um patamar mais avançado. “Isso não significa necessariamente que a teoria evoluiu academicamente ou que finalmente achamos a estratégia de marketing que faz efeito. Isso significa que nós, consumidores, clientes, pessoas, mudamos, estamos pensando diferente e querendo coisas diferentes e, digamos assim, mais profundas. De acordo com Philip Kotler, precisamos de marketing 3.0”.
Mas qual é a diferença entre os marketings 1.0, 2.0 e 3.0? Baufaker explica que, no princípio, as empresas não se importavam com os consumidores. “Estamos falando do Marketing 1.0, uma geração do marketing em que a única preocupação das organizações era focada no produto e a obrigação de satisfazer o consumidor era do próprio consumidor, ou seja, a pessoa deveria se adaptar ao produto e não o contrário”.
Já no marketing 2.0 essa relação foi alterada. “Mas, enfim, chegou o momento em que o consumidor cansou de se adaptar e os ‘produtos da nova geração’ não eram mais o suficiente para conquistar o mundo. Era hora de adaptar os produtos ao consumidor, era hora de satisfazer o cliente, de focar a comunicação. Daí, passamos da fase ‘produtos melhores!’ para a fase ‘fazemos de tudo para você se sentir bem!'”.
No entanto, começa a ganhar força uma nova maneira de ver e fazer o marketing: a versão 3.0. De acordo com o autor, essa nova etapa está fundamentada na ampliação do foco dos consumidores, que não mais se contentarão apenas com produtos bons e empresas que se preocupem com eles, mas com ideais de um mundo melhor. “Queremos empresas que não se preocupam somente em vender. Queremos marcas com um propósito e queremos que esses propósitos nos inspirem”. Para Baufaker, essa forma de fazer marketing vai explodir mesmo quando o “fazemos tudo por você” não for mais o suficiente.
Sua empresa está preparada para começar a praticar o marketing 3.0? Para saber mais, leia a íntegra do artigo.