Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Aluguel de loja no metrô é até 60% mais barato do que em shopping

Aluguel de loja no metrô é até 60% mais barato do que em shopping
Quiosque_Metro

Foto: UOL/Divulgação

O grande fluxo de pessoas que transitam diariamente pelas estações de metrô e o custo mais baixo do aluguel de espaços nesses lugares, especialmente quando comparado ao valor cobrado pelos shoppings, pode fazer das estações do metrô um local bastante atraente para quem quer empreender, seja abrindo uma franquia, seja iniciando um negócio próprio.

Abrir franquia numa estação do metrô de São Paulo ou Rio de Janeiro pode custar de 30% a 58% menos do que num shopping, com base nos menores valores do metro quadrado encontrado nos dois tipos de locação. O preço das franquias em si não muda, mas o mais barato é o aluguel. Num shopping, começa em R$ 660 o metro quadrado, enquanto numa estação em SP custa a partir de R$ 280.

Além disso, são 4,6 milhões de pessoas por dia nas estações do metrô de São Paulo e de 650 mil nas do metrô do Rio de Janeiro, o que vem despertando o interesse das franquias em instalar suas lojas nesses locais nos dois Estados.

Em geral, os preços são calculados por metro quadrado, de acordo com a localização e o fluxo de pessoas na estação. Os contratos de locação são de três a cinco anos. Há, ainda, a opção de estandes promocionais por R$ 900. Esse preço vale para qualquer estação de metrô de São Paulo. Nos shoppings da cidade, o preço do aluguel do metro quadrado de uma loja vai de R$ 660 (no Shopping D) a quase R$ 10 mil (no Shopping Iguatemi).

De acordo com o diretor executivo da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Ricardo Camargo, a diferença do valor do aluguel entre um shopping e uma estação do metrô é menor, chega a 30%. Ele afirma que o preço da locação dos espaços nos shoppings é calculado com base no faturamento da loja e pode variar de 9% a 14%, o que pode elevar o valor. “A administração do metrô está mais preocupada em oferecer comodidade e entretenimento para o passageiro que aguarda na estação do que em lucrar com o aluguel. Por isso, o valor é mais baixo do que nos centros de compras”, diz Camargo.

O diretor executivo da ABF também explica que, apesar do fluxo de pessoas ser grande nas estações do metrô, o empresário deve ter consciência de que o público não está no local para comprar, mas para se locomover. “O metrô não é um centro comercial. As pessoas utilizam o meio de transporte com o intuito de chegar ao trabalho, voltar para casa, enfim, seguir para algum destino e não para fazer compras, como ocorre nos shoppings. Quem visita um centro de compras quer consumir ou, pelo menos, pesquisar algum produto ou serviço que deseja comprar”, explica.

Licitação em São Paulo

Como o metrô de São Paulo é um serviço público, é preciso participar de licitação para alugar um ponto comercial nas linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 5-lilás.

Já na linha 4-amarela, por ser administrada por uma empresa privada, não há licitação. O interessado deve entrar em contato com a concessionária ViaQuatro pelo e-mail comercial@viaquatro.com.br.

Normalmente, quem participa da licitação é o franqueador. Caso ele vença, pode optar por instalar uma unidade própria ou abrir a oportunidade para um franqueado.

“Nos dois primeiros meses de atividade, não é cobrado aluguel. Só a partir do terceiro mês o empresário paga o valor estipulado no contrato. É um tempo para que o empreendedor possa se acomodar e formar sua clientela”, afirma o gerente de negócios do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo), Aluizio Gibson.

Franqueados que já têm unidades abertas e querem expandir a rede também podem participar das licitações. No entanto, é preciso consultar a matriz para saber se é de interesse da marca se instalar em determinado ponto. Os editais abertos podem ser consultados no site do Metrô.

Rio negocia direto com interessado

O metrô do Rio de Janeiro, da mesma forma que a linha 4-amarela de São Paulo, é administrado por uma concessionária, a MetrôRio. Para abrir uma loja ou quiosque em uma estação não é preciso participar de licitação. A negociação do ponto é feita diretamente com a administradora.

Segundo o gerente comercial da MetrôRio, Rogério Azambuja, o valor do aluguel varia de R$ 400 a R$ 800 por metro quadrado. Os contratos de locação são anuais. “O empresário deve nos procurar, falar qual o tipo de negócio e em qual estação pretende se instalar. Em seguida, marcamos uma reunião e ele deve apresentar um plano de negócios comprovando que terá condições de pagar o aluguel”, declara Azambuja.

Com informações do UOL.

You must login to add a comment.

Posts relacionados