Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

7 Hábitos para Melhorar sua Inteligência Emocional

7 Hábitos para Melhorar sua Inteligência Emocional

Uma pessoa emocionalmente inteligente é aquela que tem a habilidade de controlar seus próprios sentimentos e os dos outros. Isso é inteligência emocional!

Pessoas emocionalmente inteligentes têm uma série de hábitos e comportamentos que contribuem para sua capacidade de controlar suas próprias emoções e compreender os sentimentos dos outros.

Separamos 7 hábitos para saber se você é uma pessoa com alta inteligência emocional ou para aprender a desenvolvê-los, se precisar de um acompanhamento profissional, você pode procurar por psicóloga em Porto Alegre ou online que poderá ajudar você.

1- Foco no positivo:

Encontrar soluções para um problema, concentrando-se no que você é capaz de fazer e no que está sob seu controle. Sem ignorar as más notícias, as pessoas emocionalmente inteligentes não gastam muito tempo e energia nos problemas.

2- Cerque-se de pessoas positivas:

Pessoas com alta inteligência emocional tendem a evitar pessoas negativas, pois são um desperdício de energia e não estão dispostas a permitir que outras pessoas esgotem sua vitalidade. Eles passam tempo com pessoas positivas que veem o lado bom da vida.

Portanto, tende a sorrir e rir muito e assim você atrairá outras pessoas positivas. Seu calor, franqueza e atitude fazem com que os outros vejam você melhor.

3 – Pessoas emocionalmente inteligentes são capazes de controlar suas emoções

O autocontrole é absolutamente essencial para a inteligência emocional. Compreender suas emoções é ótimo para pessoas emocionalmente inteligentes, mas não é particularmente útil se você não puder fazer uso desse conhecimento. É por isso que as pessoas emocionalmente inteligentes pensam sobre seus sentimentos antes de agir.

Essas pessoas estão em sintonia com o que sentem, mas não permitem que suas emoções governem suas vidas.

4 – Pessoas emocionalmente inteligentes são motivadas

Pessoas emocionalmente inteligentes são motivadas a atingir seus objetivos e são capazes de gerenciar seus comportamentos e sentimentos para alcançar o sucesso a longo prazo.

Eles podem estar nervosos sobre fazer uma mudança em suas vidas, mas sabem que controlar esse medo é importante. Ao dar o salto e fazer a mudança, eles sabem que podem tornar suas vidas melhores e isso os deixa um passo mais perto de alcançar seus objetivos.

5 – Pessoas emocionalmente inteligentes têm grandes habilidades sociais

Pessoas emocionalmente inteligentes também tendem a ter grandes habilidades sociais. Isso provavelmente se deve, pelo menos em parte, a saber estar em sintonia com os próprios sentimentos, assim como os dos outros.

Eles sabem como lidar com as pessoas de forma eficaz, manter relacionamentos sociais saudáveis ​​e ajudar aqueles ao seu redor a ter sucesso.

6 – Pessoas emocionalmente inteligentes são capazes de falar sobre seus sentimentos com outras pessoas

Mas, além de poderem falar sobre seus sentimentos em público, também estão dispostos a fazê-lo. Porque às vezes as pessoas têm empatia e estão em sintonia com suas emoções, mas lutam para não compartilhar esses sentimentos com os outros.

No entanto, as pessoas emocionalmente inteligentes não apenas entendem os sentimentos, mas também sabem como expressá-los da maneira adequada e também o fazem.

7 – Pessoas emocionalmente inteligentes são capazes de identificar corretamente as causas de suas emoções

Pessoas emocionalmente inteligentes são capazes de ver a situação e identificar corretamente a verdadeira fonte de seus sentimentos. A princípio, isso pode parecer uma tarefa fácil, mas na realidade não é, porque a vida emocional costuma ser complicada.

Localizar a origem exata dos sentimentos pode ser particularmente difícil em casos que envolvem emoções fortes, como amor ou raiva.

Bônus: Aprenda continuamente e cresça em direção à sua independência:

Tente ser um aluno ao longo da vida e estar em constante crescimento, evolução, aberto a novas ideias e disposto a aprender com os outros. Para ser um pensador crítico, esteja aberto para mudar de ideia se alguém tiver uma ideia melhor.

Daniel Goleman identifica a autoconsciência como um dos principais componentes da inteligência emocional. A autoconsciência consiste na capacidade de reconhecer estados de espírito, emoções e sentimentos.

Parte da autoconsciência também envolve estar ciente de como as emoções e o humor influenciam outras pessoas. Essa capacidade de controlar os próprios estados emocionais é um requisito básico para a inteligência emocional.

Empatia é outro dos principais elementos que Goleman relaciona à inteligência emocional. Empatia envolve a habilidade de entender as emoções de outras pessoas.

Para interagir com outras pessoas em várias áreas da vida, como no trabalho ou na escola, pessoas emocionalmente inteligentes são capazes de saber o que os outros estão sentindo. Se um colega de trabalho está chateado ou frustrado, saber o que ele está sentindo pode lhe dar uma ideia melhor de como reagir.

Ser capaz de estabelecer limites e ser firme quando necessário:

Controle suas emoções

Embora ter uma natureza amigável possa fazer você parecer uma presa fácil para alguns, você deve ser capaz de definir seus limites e se afirmar quando necessário. Mostre cortesia e consideração, mas seja firme ao mesmo tempo.

Não faça inimigos desnecessários. Pense antes de falar e reserve um tempo para se acalmar, caso suas emoções pareçam estar se tornando insuportáveis. Respeite seus horários e compromissos e você saberá quando dizer não.

Pense no futuro e deixe o passado para trás:

Aprenda com seus erros do passado e aplique-os às suas ações no futuro. Nunca veja o fracasso como permanente ou fique preso a problemas do passado.

Procure maneiras de tornar a vida mais divertida, feliz e interessante:

Seja no seu local de trabalho, em casa ou com amigos; Descubra o que o faz feliz e busque oportunidades para expandir sua diversão. Tenha prazer e satisfação em ver os outros felizes e realizados e faça o seu melhor para iluminar não apenas o seu dia, mas o de outra pessoa. Isso lhe trará maior satisfação pessoal.

Escolha sabiamente como você gasta sua energia:

Tente ser capaz de superar conflitos em que outras pessoas se envolvam. Não guarde a raiva sobre o que os outros consideram um problema; em vez disso, use o incidente para aumentar a consciência de como NÃO permitir que isso aconteça novamente.

Se precisar faça Psicoterapia!

A terapia, diferente de como muitas pessoas pensam, não deve ser feita somente quando tem alguma doença psicológica ou transtornos, uma psicoterapia online ou presencial pode ajudar você a ser uma pessoa melhor e promover a auto estima tornando você uma pessoa muito mais feliz e produtiva.

Portanto, seguindo esses hábitos ajudará você a se tornar uma pessoa mais completa e forte emocionalmente.

CSoares

CSoares

Boas respostas
Cristão, Marido, Pai, Desbravador, Empreendedor, Corredor, Amante da Natureza e Abençoado por Deus.
Quase se formou em Bacharel em Química pela UNICAMP, porém seu negócio é o mundo digital e abriu mão de uma faculdade para fazer o que gosta: viver com possibilidades infinitas!

You must login to add a comment.

Posts relacionados