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4 Dicas para evitar a falta de produtos em seu estoque

4 Dicas para evitar a falta de produtos em seu estoque

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Independente de seu tamanho ou destaque dentro do seu respectivo nicho de mercado…

Em muitos casos, esse episódio pode causar prejuízos em sua empresa, afinal, é extremamente chato quando um cliente vai para uma loja e não encontra o produto que deseja por ele estar em falta, não é mesmo?

Como grande consequência desse episódio, o cliente acaba por adquirir o produto com a concorrência – e talvez até pare de frequentar a sua loja por perder a credibilidade com ele.

Por conta disso, é preciso estar pronto para sempre conseguir contornar a falta de produtos na sua loja.

Além dessa consequência, a falta de produtos no estoque provoca também ausência de ganhos e não trazem retorno nenhum para o seu comércio – de forma que sua empresa não rende tanto no dia como era a meta estipulada inicialmente.

Há inúmeras dicas para contornar ou evitar a falta de produtos em seu estoque, como por exemplo… Você sabe como conseguir fornecedores de alta qualidade para sua empresa?

Quer saber mais e evitar que este episódio, que pode ser catastrófico, ocorra em sua loja?

Acompanhe as melhores dicas para evitar a falta de produtos em seu estoque e garanta o sucesso da sua loja!

Como evitar a falta de produtos?

Ao colocarmos na mesa a falta de produtos como principal problema a ser solucionado, conseguimos observar inúmeras formas para contornar este episódio – que pode acontecer em qualquer loja, independente dela ser pequena, grande ou do seu nicho de mercado.

Primeiramente, uma boa loja sempre deve ter produtos semelhantes ao que está em falta, de forma que possam ser sugeridos em segundo plano na ausência do principal.

Caso o cliente ainda tenha desejo pelo produto em específico, pegue seu contato e avise o consumidor assim que ele estiver novamente em seu estoque, ou seja, deverá ser realizado um correto controle de estoque através de ferramentas adequadas.

Outro ponto importante a se considerar é a perca de produtos!

Diferente da falta de produtos no estoque, a perda é quando, por exemplo, um produto perde sua validade antes de ser vendido.

Essas perdas podem acontecer desde sua chegada, assim que o produto é recebido na loja física, por falhas em seu manuseio até o seu armazenamento no inventário.

As perdas de produtos causam gastos imprevisíveis para a loja e podem acarretar inúmeras consequências futuras, semelhantes às que a falta de produtos provoca.

Por conta disso, para evitar ambos os acidentes, uma boa opção é investir em um treinamento rígido e controlado da equipe de estoque e de vendas, assim como também manter uma boa gestão interna do seu inventário.

Esse gerenciamento interno deverá conter informações importantes do seu estoque, como a quantidade de produtos presente no estoque, quando será necessário ter a reposição, prazos de validade e, o mais importante, uma boa lista de fornecedores brasileiros para sua empresa.

Priorizar a escolha de bons fornecedores brasileiros traz mais segurança para o seu negócio e evita atrasos na entrega.

Dessa forma, também se mantém uma boa comunicação e negociação com os mesmos. Manter um bom controle de estoque e dos seus fornecedores através de listas e planilhas

Além destas, temos quatro dicas essenciais para evitar a falta de produtos no estoque da sua empresa e suas consequências! Veja!

Classificação de estoque e produtos

Uma forma extremamente efetiva para evitar a falta de produtos no seu estoque é por meio da classificação deles em grupos ou famílias específicas, de forma simples e que não gere confusão dentro da sua equipe.

Um exemplo de separação é fazer essa segregação por meio da finalidade dos produtos ou por sua respectiva matéria-prima.

É essencial que a empresa atualize frequentemente o seu inventário e faça uma revisão constante do seu estoque.

A sua loja deve, diariamente, fazer um levantamento dos itens em estoque e controlar a sua quantidade, assim como quantos pedidos devem ser feitos para reabastecer o inventário.

Antecipe seus pedidos

É fundamental também antecipar todos os pedidos para evitar que se tenha falta de produtos no estoque.

Com essa antecipação, se evita o risco da mercadoria ficar estagnada dentro do inventário.

Junto a isso, a empresa deve também dominar as técnicas de armazenamento e de estoque, para se destacar dentro do atual mercado competitivo.

É normal que, ocasionalmente, ocorra a falta de produtos no estoque, entretanto é importante saber contornar essa situação para que não haja comprometimento do seu negócio.

É uma consequência extremamente negativa perder um cliente por conta da falta de produtos em sua loja, e por conta disso, é necessário agir rápido e com esperteza para lidar com a situação.

Conheça as necessidades do seu cliente

Diante da falta de produtos no inventário, é necessário que sua equipe esteja apta a entender as necessidades do seu cliente para oferecer outras opções que atendam às mesmas.

De forma que se mantenha o consumidor e sua experiência continue sendo o mais positiva possível dentro do cenário…

É justamente nesse momento que ter uma boa equipe de vendas faz um diferencial absurdo.

Justamente nessa hora, sua equipe deverá apresentar todas as alternativas possíveis disponíveis, de forma que seus benefícios sejam citados e atenda bem às necessidades do seu cliente.

O mais indicado, caso o cliente não fique satisfeito com o produto alternativo, é solicitar um contato do seu consumidor para avisar quando o produto ficar disponível novamente dentro do seu estoque.

Ao se utilizar as ferramentas certas no momento e mantendo uma boa comunicação, de forma que haja confiança entre os dois lados, o cliente ainda se tornará fiel à marca e será possível trazer ele de volta ao seu negócio dentro desta situação.

Utilize as Ferramentas adequadas

Para evitar o episódio catastrófico da falta de produtos no estoque, podemos utilizar ferramentas inovadoras e tecnológicas para garantir a gestão correta do seu estoque.

Soluções tecnológicas, como softwares específicos para desempenhar essa função, são utilizados em inúmeros comércios ao redor do mundo.

Uma boa ferramenta são softwares que possibilitem o alinhamento da gestão do estoque com o monitoramento dos prazos de entrega dos produtos, de forma que haja o aperfeiçoamento das rotinas de abastecimento conforme o fluxo de vendas, através de relatórios e análises constantes das demandas que o estoque precisa.

Por meio desse controle, podemos verificar qual a exigência do estoque e o tamanho do impacto que uma falha pode ocasionar na empresa.

A gestão interna do estoque deve ser o mais correta possível, pois as chances de sucesso do seu negócio são medidas através desse fator.

Por último, saber como conseguir fornecedores adequados dentro do mercado é fundamental para evitar a falta de produtos no seu estoque.

Ao seguir certos critérios, manter uma boa relação de confiança, cooperativa e comunicativa, o sucesso do seu empreendimento é garantido.

A falta de produtos é uma falha operacional bastante comum em qualquer negócio ao redor do mundo, entretanto, pode causar consequências inimagináveis e prejuízos maiores se não for contornado ou remediado o melhor possível.

Entretanto, as quatro dicas disponibilizadas aqui são mais que suficientes para evitar que esse episódio aconteça, de maneira a garantir que sua empresa cresça com qualidade e sucesso!

Sofia Cortegana

Sofia Cortegana

Assistente de MarketingNovo na comunidade
Head Marketing E-Inov, developing operational, technical and tactical planning.

Developing strategic methods based on SEO, campaign development, strategic briefings to outsourced services, internal marketing, content productions supervision and metrics analysis.

Aiming at the development of an objective and result-generating work to achieve quantitties and quality growth for all involved. Committed to the effective exercise in the intended function, committed to excellence and continuous development in desired institution.

Throughout my professional career, I was able to develop excellent skills in communication, negotiation, teamwork, marketing , graphic design and fast learner. Using smart strategies with each product.

Through a CRM pipeline, I can combine the entire commercial and operational process into one. Which will allow us better visibility of opportunities. In this way, we were able to retain the customer by increasing his credibility and trust in the company, in addition to better procedural visibility, opportunities and weaknesses.

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