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3 dicas para evitar o desgaste emocional dos colaboradores durante a pandemia

3 dicas para evitar o desgaste emocional dos colaboradores durante a pandemia

A pandemia e o aumento considerável do regime de home office fez com que muita gente sofresse com a adaptação. Para além do ambiente de trabalho, desempenhar as atividades profissionais em casa fez também com que o psicológico das pessoas ficasse ainda mais abalado pela diferença na produtividade.

No entanto, fora a adaptação, as reclamações mais frequentes dizem respeito ao acúmulo de horas extras. Assim, são comuns as queixas sobre pedidos fora do período de jornada de trabalho, que levam ao desgaste.

Entre os inúmeros problemas – inclusive, judiciais – causados pelo trabalho em excesso, estão também as doenças psicológicas causadas pelo estresse. Nesta nova perspectiva de trabalho, as empresas têm pensado em maneiras de regularizar a jornada dos trabalhadores em meio a um período atípico, que por si só já consome boa parte do emocional dos colaboradores.

Sendo assim, separamos três dicas para evitar o desgaste emocional dos funcionários no período de home office e restabelecer a convivência pacífica. Confira.

Estabelecer canais de comunicação específicos – e com horário certo

Uma das queixas mais citadas pelos trabalhadores no período de home office foi a mistura feita entre os canais de comunicação profissionais e de lazer. O WhatsApp, por exemplo, foi um dos mais citados como danosos, por misturar conversas entre colaboradores e familiares ou amigos.

Além da mistura entre as partes, muitos colaboradores também destacam que a pandemia bagunçou os horários de entrada e saída do trabalho. Sendo assim, por vezes, as empresas entram em contato após a jornada ou mesmo antes do trabalhador começar o ofício, algo que colabora para o desgaste emocional.

A dica aqui é separar os canais profissionais dos de lazer e priorizar somente os aplicativos de trabalho para comunicação com o trabalhador. Para isso, recomenda-se o uso de plataformas mais corporativas, como Microsoft Teams, Discord, Hangouts ou ferramentas do Google. 

Além de estabelecer um canal fixo, é de suma importância reservar as comunicações durante a jornada de trabalho do colaborador.

Reuniões e feedbacks periódicos

Como o regime de home office é novo para muitos dos colaboradores, a comunicação deve ser priorizada entre a empresa e o funcionário. Marcar reuniões para checar o desempenho e ouvir a opinião do trabalhador sempre conta para obter resultados mais eficientes. Por vezes, alguns pequenos ajustes podem contribuir com o aumento da produtividade – fator tão prejudicial para boa parte dos brasileiros na pandemia.

Ter cuidado com a comunicação escrita

Se já na comunicação direta, oratória, há problemas com interpretação, com as mensagens e e-mails isso fica ainda mais frágil. Como as mensagens em aplicativos não tem um “tom” preestabelecido, é preciso tomar cuidado com a maneira de escrever pedidos de trabalho, para que não soem rudes e sejam mal interpretados pelos colaboradores.

As principais faculdades de psicologia já destacam estudos sobre a comunicação escrita entre a empresa e os colaboradores. Os psicólogos e analistas de RH lançam a dica: escrever de forma mais simpática costuma gerar um entendimento mais facilitado. Mas, caso o assunto seja sério e tenha chance de ser mal interpretado, é recomendado ligar por voz ou vídeo, para garantir um tom mais saudável.

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