O mercado de brechó está em ascensão e nos últimos 5 anos cresceu cerca de 200%. Para aproveitar esta oportunidade de negócios, preparamos algumas dicas para melhorar a gestão de seu brechó, inovar e aumentar a competitividade.
Por Wilsa Sette
Morais Figueiredo, Coordenadora Nacional de Varejo da Moda | 15/07/2014.
Morais Figueiredo, Coordenadora Nacional de Varejo da Moda | 15/07/2014.
1- Segmentar
O posicionamento pela segmentação (linha de produtos, estilo, público, luxo, etc) permite que você se diferencie, conheça melhor o perfil de seu cliente (atitudes, preferências, hábitos, costumes, relações sociais), incremente seus esforços de marketing e ofereça um atendimento diferenciado.
2- Fazer uma boa curadoria das peças
Brechó RKDELUXE |
Selecionar peças de qualidade, em bom estado de conservação, limpas, com estilo, que possam compor looks interessantes e sem defeitos são alguns cuidados que se deve ter ao comprar o estoque.
Procure, também, fazer compras que atendam ao seu público, para isto, será necessário conhecer os hábitos de consumo do seu cliente em seu brechó.
Quanto mais você conhecer seu público consumidor mais chances terá de acertar ao adquirir seu estoque. Neste caso, o importante é buscar peças exclusivas de qualidade que possam ser oferecidas a preços mais acessíveis.
Procure, também, fazer compras que atendam ao seu público, para isto, será necessário conhecer os hábitos de consumo do seu cliente em seu brechó. Quanto mais você conhecer seu público consumidor mais chances terá de acertar ao adquirir seu estoque.
Por exemplo, se seu público gosta de adquirir peças de qualidade, mas a marca não importa e sim o preço, de nada adianta buscar peças de marcas e oferecer preços mais elevados. Neste caso, o importante é buscar peças exclusivas de qualidade que possam ser oferecidas a preços mais acessíveis.
Seja imparcial na compra, evitando escolher produtos que somente atendam ao seu gosto. Os clientes de brechó estão cada vez mais exigentes e sofisticados, e procuram peças de qualidade, com estilo e sem defeitos.
Somente no caso de brechó popular ou bazar, os clientes costumam aceitar peças com pequenos defeitos.
3- Exponha e organize os produtos
Brilhantina Brechó |
Exponha os produtos por categorias: roupas de verão, roupas de inverno, jeans, sapatos, tênis, acessórios, cores, estilos etc. Separar os tipos de produtos facilita ao cliente encontrar e escolher o que deseja comprar. Quando os produtos ficam misturados são difíceis de ser encontrados e o cliente pode desistir da compra por não achar o que procura. Componha looks para orientar o cliente na escolha das peças.
Um bom exemplo é montar looks inspirados em celebridades ou grifes famosas. Neste caso mantenha a foto do look original próximo ao look montado pela loja.
Destaque os produtos em expositores, manequins e araras usando jogo de luzes. A iluminação realça o produto e chama atenção do cliente. Mantenha as roupas sempre limpas, passadas e cheirosas. Esta prática valoriza seu produto e atrai a atenção dos clientes. Organize um espaço para expor peças em promoção. Uma boa opção é que este espaço seja no fundo da loja e as peças em promoção separadas das demais peças que não estão em oferta.
4- Higienize seus produtos
Trabalhar com peças usadas requer cuidados que podem ir de uma limpeza básica até lavagem e higienização do produto. As roupas usadas geralmente estão guardadas há muito tempo e podem conter fungos. No caso de adquirir roupas neste estado, a peça deverá ser lavada com bastante sabão, produtos com ação bactericida de preferência sem cloro para evitar manchar a roupa, tira mancha para roupas que possuem mancha, álcool, dentre outros.
De preferência, além de limpa, a roupa deve estar perfumada e passada. É importante ter o mesmo cuidado com calçados e acessórios. Uma opção para evitar o trabalho operacional com limpeza e higienização e elevar os custos da mercadoria é dar preferência para roupas limpas, sem manchas e sem defeitos, na hora de comprar seu estoque.
5 – Os produtos devem possuir etiqueta de preço
A etiqueta de preço deve ser legível, em tamanho proporcional que permita fácil leitura e não chame mais atenção do que o produto. Quando o produto estiver exposto na vitrine, coloque a etiqueta de preço à direita da visão do cliente, na parte debaixo do produto, com cuidado para não escondê-la.
Os preços dos produtos expostos à venda devem ficar sempre visíveis aos consumidores enquanto o estabelecimento estiver aberto ao público, conforme Decreto nº 5.903, de 20 de Setembro de 2006. Acesse outras informações importantes sobre precificação no site:
6- Ofereça várias formas de pagamento
Procure oferecer mais de uma forma de pagamento (à vista, cartão de crédito/débito ou cheque) ao cliente e evite perder uma venda. Coloque em local visível um aviso com as formas de pagamento aceitas. Isto evita constrangimentos ao cliente quando for efetuar o pagamento. Descontos para pagamento à vista tendem a ser uma vantagem tanto para o cliente quanto para o brechó. Informe sobre os descontos quando o cliente for efetuar o pagamento.
7- Tenha uma estratégia de marketing
Promover eventos, como desfiles, comemoração de aniversário, café da manhã, happy hour, são algumas sugestões para movimentar seu brechó e atrair mais clientes.
Divulgue em painéis, colocados em lugares estratégicos da sua loja, as celebridades que compram em brechós, matérias falando sobre as tendências de consumo da moda brechó no Brasil e exterior, estilo vintage, etc.
Estar presente nas redes sociais Facebook, Instagram, Blog, Pinterest, dentre outras, é uma boa opção para ganhar visibilidade, interagir com seu público e divulgar seus produtos.
Onde encontro fornecedor bom para meu Brecho?