Segundo Fred Rocha, especialista em comércio eletrônico e varejo, “as estratégias que praticamos para vender nossos produtos e serviços estão perdendo a eficácia”. Isso porque houve mudanças nos hábitos de consumo, ou seja, há uma nova maneira de consumir. “Os consumidores estão mudando. E a sua empresa está?”, pergunta Fred Rocha, em artigo.
Para ajudar os lojistas começarem a reavaliar seus métodos de vendas, e assim lucrar com os novos costumes de consumo, Fred Rocha listou algumas iniciativas que podem fazer a diferença no seu negócio. Confira:
1 – Saia para vender
Não fique esperando que a venda ocorra, seja mais ativo. Escolha os horários de menos movimento e incentive os seus vendedores a ligar, enviar e-mails ou até mesmo usar o Whatsapp para divulgar ofertas e convidar o cliente para ir até a loja. Mas atenção, o vendedor tem que ser estimulado sempre: crie uma rotina para estes novos hábitos e reforce as novas estratégias em reuniões semanais.
2 – Realize reuniões semanais breves e objetivas
As pessoas precisam de um momento para conversar sobre metas e falar de problemas dos produtos e de clientes. Também é um ótimo momento para os fornecedores treinarem sua equipe sobre seus produtos. Estes encontros não precisam ser longos: 30 minutos são suficientes. Para muitos varejistas, estes pequenos treinamentos são perda de tempo, mas cuidado: ao abrir mão destas reuniões, você terá uma equipe sem preparo para atender bem a seus clientes, ou seja, no futuro, isso comprometerá o desempenho das suas vendas.
3 – Compre bem para vender melhor
Para o comércio ter sucesso, um dos segredos é comprar muito bem dos fornecedores, negociar ao extremo e se possível pagar à vista. No entanto, nos dias de hoje você não pode comprar apenas pelo lucro. Escolha mercadorias que atendam às necessidades das pessoas. Encher sua loja de mercadorias sem esta seleção estratégica pode resultar em futuras remarcações, que só tiram o lucro e atrapalham os resultados da sua empresa.
4 – Esteja presente no mundo digital
Você utiliza o seu smartphone para pesquisar produtos, comprar e se relacionar com marcas e pessoas, não é? Então, por que ainda tem tanta resistência em investir de verdade em uma presença digital para o seu negócio?! O consumidor está online e temos muita tecnologia disponível. Lembre-se: por meio da Internet, você pode vender para qualquer lugar do mundo!
Comece cadastrando seu negócio no Google: ele sempre privilegia empresas locais em buscas. As redes sociais também são ótimas para os negócios: use-as para conversar/se relacionar com seu consumidor, levar novidades e convidar para lançamentos. Quer ir mais longe, e vender pela internet? Procure um consultor especializado em e-commerce e conheça bem as ferramentas de vendas online antes de investir!
5 – Expanda seu negócio
Muitos empresários acreditam que para expandir seu negócio, é preciso aumentar o número de lojas. Mas a expansão também pode ser feita por meio da diversificação dos canais de atendimento, criação de nichos diferentes para pessoa jurídica e física, separação das vendas por volume, participação em licitações e oferta ou atendimento diferenciando para clientes especiais. Lembre-se: crescer uma empresa é aumentar lucros e não os problemas!
6 – Venda mais que produtos
Não adianta apenas vender produtos, os clientes querem ser bem atendidos. Tente agregar serviços a seu negócio, como entregas com hora marcada, treinamento para produtos especiais e demonstração de produtos em domicílio!
7 – Personalize o seu atendimento
Procure conhecer melhor seu cliente: saiba o que ele gosta e o que o interessa. As pessoas não gostam de receber mensagens sobre produtos que não lhes interessam ou que não tenham nada a haver com elas. Crie uma lista com o nome do consumidor, dados básicos para entrar em contato com ele e seu gosto. Não se esqueça de demonstrar interesse por ele. Se você se interessa pelo seu cliente, naturalmente ele se interessará por você.
8 – Vá para a linha de frente e tire proveito das críticas
Vá para o balcão e converse com seus clientes. Quando começamos o nosso negócio estamos sempre em contato com nosso cliente, mas ao crescermos um pouco, temos que ir para atrás de uma mesa administrar, certo? Pois é, tire um tempo e vá para o balcão conversar com as pessoas, e esteja pronto para ouvir críticas. E quando ouvir, não fique justificando, anote todas, e use na sua reunião semanal com a equipe. A crítica ensina mais que um elogio!
9 – Inove no jeito de comunicar
Sim, a propaganda ainda é muito importante, mas não fique só na distribuição de folders. Estude novos caminhos, experimente novos formatos! Use as redes sociais para estreitar laços com os consumidores e divulgue sua empresa na Internet. Estes novos formatos estão dando muito certo no mundo todo. Procure especialistas em publicidade, e se não achar ou puder pagar, o Youtube está cheio de vídeos que podem lhe orientar na divulgação do negócio.
10 – Ponha as boas práticas no papel
A sua equipe não pode adivinhar as boas práticas do seu negócio. Então, crie um “regimento interno” para o seu negócio. Um documento impresso que possa ser consultado e nortear os funcionários a agirem conforme as estratégias definidas, garantido o sucesso da empresa.
Com informações do artigo de Fred Rocha, do Varejo 1.
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Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.