Não é novidade pra ninguém que o treinamento de garçom é fundamental para bares e restaurantes.
Afinal, esse treinamento irá garantir uma equipe engajada, que conhece seus produtos e para o que trabalha. Além de, ensinar técnicas de vendas e garantir um bom atendimento ao cliente.
Logo, se você quer que seu cliente volte, têm de demonstrar motivos para ele voltar, e acredite ele jamais voltará a um lugar em re a relacionamento com o cliente não foi bem feito.
Sendo assim, uma equipe de garçons bem treinada, te garante melhor desempenho e uma boa visão de sua marca e estabelecimento.
Sabe quando as pessoas comentam sobre marketing boca a boca, aquele passado de um cliente para o outro?
Então, ele realmente funciona e é uma das melhores ferramentas de divulgação que existem até hoje. Mas para isso acontecer, tem que haver bom desempenho por parte de seu restaurante.
Vem com a gente neste artigo e vamos te mostrar todos os motivos de porque investir em treinamento para garçom e como isso não é desperdício. Nem de tempo e nem de dinheiro.
Atividades necessárias para o treinamento de garçom
1. Definir seu modelo de atendimento
Todo restaurante possui uma identidade e cultura de atendimento próprias. E seus garçons têm de passar isso ao cliente.
Assim, tenha em mente como deseja que seja a excelência no atendimento ocorra. Pense em como seus garçons devem recepcionar as pessoas, como tratar o cliente após ele realizar o pedido.
Além disso, o principal ponto de todos saber lidar com um cliente insatisfeito ou de mau humor e resolver seus problemas.
Com uma padronização para a equipe de atendimento a satisfação do cliente é garantida.
2. Definir rotas para os garçons
Para o fluxo de atendimento do restaurante acontecer da melhor forma possível, um ponto essencial é definir rotas de atendimento.
Além das rotas padrão, como cozinha, balcão e mesas, é importante os garçons terem áreas de atuação.
Assim, o fluxo corre de uma forma bem melhor, agiliza o atendimento e todas as áreas são cobertas por alguém sem exceções.
Um bom atendimento mexe diretamente com a experiência do cliente sobre seu estabelecimento. E um dos principais pontos do bom atendimento é nenhum cliente ser esquecido.
3. Estratégias para incentivar vendas
Essa estratégia é extremamente benéfica a você, afinal assim, seus garçons podem garantir mais vendas que nem estavam nos planos do cliente.
Os garçons não são somente tiradores de pedidos dos clientes no restaurante, são eles que têm contato direto com o público, por isso podem incentivar vendas.
Isso inclui dar sugestões de produtos que agradam aos gostos, até algumas técnicas certeiras para incentivar mais pedidos que iremos ver agora.
A principal estratégia para conhecerem é o up selling que consiste em dar uma opção de upgrade ao cliente.
Assim, o garçom oferece ao cliente a possibilidade de melhorar o seu pedido por uma pequena quantidade a mais.
Mas, além de conhecer a estratégia deve saber como abordá-los, pois primeiro é preciso falar todo o benefício e dizer a quantidade a mais, assim o cliente consegue ter mais noção de que é uma boa compra.
Cross selling também pode vir a ser uma boa estratégia. Consiste em oferecer algum produto que combine perfeitamente com aquilo que está sendo pedido.
Mas claro, sem ser indelicado nem incomodar os clientes, fazer uma leve sugestão que pode ser muito bem aceita e te render mais uma venda.
Dessa forma, seu garçom saberá tudo sobre seu produto ou serviço prestado e estratégias como essas podem ajudar instigar a vontade do consumidor a seu favor.
Automatizar o atendimento ajuda bastante
A automatização, ao contrário do que muitos pensam, não tira a humanização do atendimento.
Na verdade, é bem ao contrário, com um atendimento automatizado, por exemplo com comanda eletrônica, sobra muito mais tempo para o garçom atender bem o cliente por não ter de escrever o pedido.
Assim, para dar conta de tudo isso é preciso um sistema de gestão completo, como o caso do GrandChef.
Com ele seus garçons contam com um aplicativo próprio para atendentes, possibilitando tirar os pedidos da forma mais prática.
Além disso, pelo aplicativo eles têm controle total das mesas e dos pedidos, conseguindo acompanhar o processo da produção e passar informações sem ter de ir à cozinha.
Ou seja, sobra mais tempo para se dedicar ao atendimento e atender maior número de clientes.
E ainda conta com todas as outras funções de gestão para manter seu restaurante da melhor forma. Tendo controle de tudo na palma de sua mão.
Portanto não perca mais tempo, baixe agora e comprove todos os benefícios que o GrandChef trará ao atendimento de seu restaurante.
Cuidado com a aparência
A primeira impressão do cliente sobretudo é fundamental, isso também diz muito a respeito da aparência de quem terá o contato direto com eles, o garçom.
Por isso, o treinamento de garçom é muito importante, nele além das dicas de atendimento, serão passados regras de vestimenta, perfil de funcionários e muito mais.
Mas afinal, o que se enquadra no quesito aparência??
È sobre uso de uniforme, formas de arrumar o cabelo, cortes de unhas, sapatos (ser fechados ou não) e mais alguns detalhes.
O cliente ao entrar no restaurante pretende ser atendido por alguém que passe uma boa impressão do local, e o desleixo pode deixar a desejar.
Ensine etiqueta aos garçons
Não, as regras de etiquetas não servem apenas para restaurantes mais sofisticados, elas prezam por coisas sérias.
Neste caso, não é necessário decorar todas as regras existentes, mas saber ao menos as de uso comum.
Como o lado certo para servir, quem serve primeiro, se deve ou não repor o copo vazio do cliente e em quais casos, e muito mais.
Essas ações parecem simples, mas quando realizadas da forma correta chamam atenção do cliente para um lado positivo. Fidelizando e cativando eles.
Portanto, investir em um treinamento de garçom é ótimo e acredite, só traz bons resultados para o restaurante.