Hoje em dia tudo esta conectado, em nuvem, na internet. Podemos medir quase todo quando se trata de informação e agora podemos utilizar a tecnologia de tablets, smartphones e sistemas de telemetria a favor do segmento rural no Brasil.
A utilização da tecnologia na produção de hortaliças é crescente. Com a ascensão da utilização de tablets e smartphones, a cada dia surgem diversos aplicativos que facilitam a integração das tecnologias já existentes com o produtor, de forma remota.
Em sua 21ª edição, a Hortitec 2014, trouxe diversos expositores para tratar especificamente desta integração entre produção rural e tecnologia da informação.
Na feira várias empresas apresentaram soluções para monitoramento de estufas online, para diagnóstico rápido em doenças foliares, sistemas de telemetria, entre outras.
Esta integração que ajuda a acompanhar todo o processo em tempo real traz a oportunidade de reduzir custos e perdas na lavoura, em estufas e até em processamentos mecanizados de frutas, verduras e legumes.
O produtor também utiliza essas novas tecnologias para se capacitar, buscando informações diversas sobre a cultura que trabalha, muitas vezes oferecidas pelos fornecedores com apenas poucos cliques.
Em um mercado nacional cada vez mais concorrido e internacional cada vez mais exigente a informação em tempo real e a capacitação se fazem muito importante para manter a competitividade no setor.
Obtenha mais informações sobre aplicativos e tecnologias de controle e monitoramento de lavouras no site da Empraba (https://www.embrapa.br/) e fique ligado em feiras e eventos do setor nas tendências e novidades tecnologicas.
Veja outras tendências apresentadas na Hortitec 2014:
Tendências para o setor de frutas, legumes e verduras.
A rastreabilidade agregando valor a procedência das frutas, legumes e verduras.
Frutas, verduras e legumes mini e baby.
A crescente tendência do cultivo de frutas ornamentais.
Economizando com novas tecnologias de controle de água.