CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Avanços na produção de hortaliças hidropônicas.

Avanços na produção de hortaliças hidropônicas.

Avanços na produção de hortaliças hidropônicas.

A Hortitec 2014 trouxe novas propostas e tecnologias para os produtores que cultivam ou querem cultivar suas hortaliças utilizando o método hidropônico.

A hidroponia é uma técnica de cultivo em que as plantas são alojadas em estaleiros dentro de uma estufa e recebem toda hidratação e nutrientes pela água que corre pelos tubos, dispensando o uso do solo. A técnica garante uma série de vantagens ao produtor rural, pois tem maior controle sobre todo o processo e a plantação fica mais protegida das intempéries. No sistema, é possível o produtor acelerar o cultivo e controlar as pragas com maior facilidade, aumentando assim a produtividade e consequentemente reduzindo os custos de produção. Outra vantagem é a qualidade estética das hortaliças, que são mais vistosas e mais limpas (facilita o processo de lavagem e reduz a quantidade de água utilizada), além de ter uma vida útil maior no mercado.

Além das vantagens citadas acima, o sistema de hidroponia garante um produto diferenciado, redução de mão de obra, praticável em pequenas áreas e permite menor perda quando minimamente processado.

Avanços na produção de hortaliças hidropônicas.

Com a atual escassez de água, as tecnologias voltadas ao cultivo de hortaliças em hidroponia também foram destaque na 21ª Hortitec. Foram apresentadas novas variedades de sementes específicas para o cultivo em hidroponia, novos equipamentos, novas técnicas, estufas etc.

A empresa Sansuy apresentou mais uma vez um sistema que permite a conciliação do cultivo de hortaliças em hidroponia com a criação de peixes, um sistema inovador batizado de “aquaponia”. Depois de abastecer tanques onde ficam os peixes, a água passa por filtros especiais que recuperam sua qualidade, sendo, em seguida, bombeada para a base hidropônica e retornando novamente para os peixes.

Veja outras tendências apresentadas na Hortitec 2014:

Tendências para o setor de frutas, legumes e verduras.

A rastreabilidade agregando valor a procedência das frutas, legumes e verduras.

Selo de produção integrada.

Controle biológico.

Frutas, verduras e legumes mini e baby.

A crescente tendência do cultivo de frutas ornamentais.

Economizando com novas tecnologias de controle de água.

A conveniência da frutas e legumes minimamente processados.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosDeixa eu ver qual é