Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Avanços na produção de hortaliças hidropônicas.

Avanços na produção de hortaliças hidropônicas.

Avanços na produção de hortaliças hidropônicas.

A Hortitec 2014 trouxe novas propostas e tecnologias para os produtores que cultivam ou querem cultivar suas hortaliças utilizando o método hidropônico.

A hidroponia é uma técnica de cultivo em que as plantas são alojadas em estaleiros dentro de uma estufa e recebem toda hidratação e nutrientes pela água que corre pelos tubos, dispensando o uso do solo. A técnica garante uma série de vantagens ao produtor rural, pois tem maior controle sobre todo o processo e a plantação fica mais protegida das intempéries. No sistema, é possível o produtor acelerar o cultivo e controlar as pragas com maior facilidade, aumentando assim a produtividade e consequentemente reduzindo os custos de produção. Outra vantagem é a qualidade estética das hortaliças, que são mais vistosas e mais limpas (facilita o processo de lavagem e reduz a quantidade de água utilizada), além de ter uma vida útil maior no mercado.

Além das vantagens citadas acima, o sistema de hidroponia garante um produto diferenciado, redução de mão de obra, praticável em pequenas áreas e permite menor perda quando minimamente processado.

Avanços na produção de hortaliças hidropônicas.

Com a atual escassez de água, as tecnologias voltadas ao cultivo de hortaliças em hidroponia também foram destaque na 21ª Hortitec. Foram apresentadas novas variedades de sementes específicas para o cultivo em hidroponia, novos equipamentos, novas técnicas, estufas etc.

A empresa Sansuy apresentou mais uma vez um sistema que permite a conciliação do cultivo de hortaliças em hidroponia com a criação de peixes, um sistema inovador batizado de “aquaponia”. Depois de abastecer tanques onde ficam os peixes, a água passa por filtros especiais que recuperam sua qualidade, sendo, em seguida, bombeada para a base hidropônica e retornando novamente para os peixes.

Veja outras tendências apresentadas na Hortitec 2014:

Tendências para o setor de frutas, legumes e verduras.

A rastreabilidade agregando valor a procedência das frutas, legumes e verduras.

Selo de produção integrada.

Controle biológico.

Frutas, verduras e legumes mini e baby.

A crescente tendência do cultivo de frutas ornamentais.

Economizando com novas tecnologias de controle de água.

A conveniência da frutas e legumes minimamente processados.

1 comentário

You must login to add a comment.

Posts relacionados