CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

HORTITEC 2014 – Economizando com novas tecnologias de controle de água

HORTITEC 2014 – Economizando com novas tecnologias de controle de água

A água está se tornando um bem escasso para os agricultores e produtores rurais e ao mesmo tempo um produto caro. Antes um elemento abundante e até desperdiçado durante alguns processos de produção, a água, mais especificamente seu controle e uso, se tornou objeto de estudo para grandes empresas de tecnologia. Levando os problemas de desperdício e a atual escassez em conta, principalmente no Estado de São Paulo, maior produtor de hortaliças do País, as empresas de tecnologia que participaram da Hortitec 2014 aproveitaram para apresentar soluções tecnológicas para melhorar o controle e a economia de água nos processos produtivos.

Ficar atento as novas tecnologias do setor agrícola no controle e uso da água pode gerar uma grande oportunidade para pequenos, médios e grandes produtores, que vão impactar diretamente na redução do custo de produção e qualidade das frutas, verduras e legumes oferecidos ao mercado.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que a produção agrícola é o setor que mais consome água no mundo, principalmente quando envolve o sistema de irrigação. A atividade agrícola consome cerca de 70% da água disponível no planeta e o reaproveitamento é muito baixo.

Foram destaque na Hortitec 2014 as seguintes tecnologias:

Piso de Cultivo – um sistema de inundação e drenagem que proporciona total controle da água e de nutrientes, evitando desperdício e controlando doenças. O piso de cultivo é formado por uma cama porosa especial de pedra, que forma uma base sólida que permite a circulação de máquinas e garante a circulação da água. As plantas recebem a água e os nutrientes necessários e depois a sobra é drenada e armazenada para posterior utilização.

Sistema de Telemetria Hidrosense – sistema que funciona por meio de um modem dedicado ligado aos sensores de campo que medem a umidade do solo, temperatura, umidade do ar, chuva e radiação. Os dados são enviados via celular para um banco de dados e podem ser acessados de qualquer computador com acesso à internet.

Sistema de monitoramento de Estufas R4F – sistema de monitoramento Wi-Fi para estufas, que permite o acompanhamento preciso do ambiente durante o desenvolvimento da cultura, com a abertura de janelas para ventilação, acionamento de ventiladores, telas, nebulizadores e umidificadores de acordo com as necessidades de cada fase da produção.

 

Veja outras tendências apresentadas na Hortitec 2014:

A rastreabilidade agregando valor a procedência das frutas, legumes e verduras.

Selo de produção integrada.

Controle biológico.

Frutas, verduras e legumes mini e baby.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae