CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

HORTITEC 2014 – A conveniência da verduras e legumes minimamente processados.

HORTITEC 2014 – A conveniência da verduras e legumes minimamente processados.

HORTITEC 2014 – A conveniência da verduras e legumes minimamente processados.

A Hortitec 2014 apresentou uma tendência que está diretamente ligada a conveniência para o consumidor final. Hoje em dia muitas pessoas preferem adquirir verduras e legumes já cortados e embalados, o que facilita no preparo e tempo dispensado na preparação dos alimentos em casa.

Os produtos minimamente processados (também chamados de produtos frescos cortados) sofrem apenas uma operação simples no processo (corte), mantendo todas as propriedades nutricionais do produto.

Sendo assim, o valor agregado do produto pode chegar a mais de 10 vezes do valor do mesmo produto sem o processamento. Para os empreendedores representa uma grande oportunidade de negócios, bastando a implementação de um local, maquinário, pessoal e demais ajustes para realização dos cortes e empacotamento.

Apesar do preço mais elevado, os produtos minimamente processados apresentam várias vantagens ao consumidor, como a facilidade na hora do preparo, possibilita a compra da quantidade adequada, possui menor volume na hora de transportar e é utilizável na sua totalidade.

HORTITEC 2014 – A conveniência da verduras e legumes minimamente processados.

A demanda por produtos minimamente processados aumenta principalmente por causa do pouco tempo disponível que o consumidor tem para processar os alimentos. Também o consumidor está mais consciente, buscando cada vez mais reduzir o desperdício de alimentos, pois os produtos minimamente processados não geram resíduos – casca, sementes etc. –, somente é necessário o descarte correto das embalagens.

Entre as desvantagens dos produtos minimamente processados estão: a degradação da cor e da textura, alteração no sabor, perda do valor nutricional e alteração da qualidade funcional de forma mais rápida, ficando assim com um prazo de validade menor que o produto original. Para minimizar as perdas pelo vencimento dos produtos, além das boas práticas desde a colheita do produto até a embalagem nas gôndolas, é preciso que o produtor faça um planejamento adequado da produção, do processamento e das entregas.

Durante a 21ª Hortitec estavam presentes algumas empresas fornecedoras de máquinas e equipamentos para processamento de verduras e legumes. Algumas máquinas oferecidas são viáveis para pequenos produtores (preço e volume de produção), principalmente as de corte. Por sua vez, as de embalagem a vácuo e empacotamento automático são viáveis apenas para grandes produtores e distribuidores ou para pequenos produtores na forma de cooperativa ou associação, devido ao custo elevado da máquina e a grande capacidade de produção do equipamento.

Veja outras tendências apresentadas na Hortitec 2014:

Tendências para o setor de frutas, legumes e verduras.

A rastreabilidade agregando valor a procedência das frutas, legumes e verduras.

Selo de produção integrada.

Controle biológico.

Frutas, verduras e legumes mini e baby.

A crescente tendência do cultivo de frutas ornamentais.

Economizando com novas tecnologias de controle de água.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. Este comentário é editado.

    Essas questão de alimentos como verduras e legumes e muito importante nos dias de hoje, há um tempo atrás eu estava sofrendo de inflamação na próstata, eu tive que recorrer a suplementos naturais como é o caso do curaprost juntamente com alimentos naturais, principalmente as verduras, e isso foi muito importante em meu tratamento. Hoje graças a Deus me sinto muito bem.

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae